A ‘última dança’ de Pinto da Costa? | Casa Pia x FC Porto

    FC Porto Cabeçalho
    Primeira Liga, 30.ª jornada: domingo, 21 de abril de 2024, 18h00.

    A ANTEVISÃO: DUAS EQUIPAS EM BUSCA DA VITÓRIA, NA HORA DE UMA POSSÍVEL DESPEDIDA

    Casa Pia e FC Porto enfrentam-se a partir das 18 horas deste domingo, no Estádio Municipal de Rio Maior, em duelo relativo à trigésima jornada da Primeira Liga. Tratam-se de dois emblemas que vivem duas fases bastante distintas, em disputas praticamente opostas. Porém, há algo que é obrigatório para os dois conjuntos: vencer. Comecemos pelos dragões.

    O FC Porto não conhece o sabor da vitória há três partidas no campeonato, sendo que somente a vitória por 3-1 na segunda mão das meias finais da Taça de Portugal deu uma verdadeira alegria aos adeptos, que podem ainda terminar com um troféu no Museu em 2023/24. Na tabela classificativa, as contas são fáceis de se fazer. Ganhar tem que ser o objetivo primordial. O empate ou a derrota fazem com que o FC Porto termine no quarto posto da tabela classificativa, podendo ter que o dividir com o Vitória SC, dependendo do resultado dos vimaranenses frente ao Sporting, em conjuntura com o seu. Os dragões não estão habituados à luta pelo último lugar do pódio, mas é na mesma que estão envolvidos, dada a diferença para Sporting e Benfica.

    O momento do FC Porto, ao nível do extra-campo, também está longe de ser o mais positivo. É época de eleições, uma das mais animadas do século, mesmo pensando na quantidade de eleitorais que o Sporting teve desde Dias da Cunha. André Villas-Boas, Pinto da Costa e Nuno Lobo estão a causar alguma divisão na massa associativa e nunca é confortável para uma instituição sentir-se fragmentada em dois (mais um) blocos, que se encontram em “pé de guerra”. Recordar que este pode ser o último desafio de Pinto da Costa como presidente do FC Porto, algo que ficará seguramente gravado na memória coletiva do futebol português.

    Por fim, antes de abordarmos o momento do Casa Pia, não nos podemos esquecer das ausências que o emblema do Dragão terá para a partida frente aos gansos. Por castigo, Evanilson ficará na bancada, depois de uma cabeçada aplicada a Mihaj, central do Famalicão. No boletim clínico, dá para fazer uma equipa de futsal e deixar um de fora: Diogo Costa, Iván Marcano, Zaidu (estes certamente não farão parte da ficha de jogo), Pepe, Francisco Conceição e Gonçalo Borges (ainda em dúvida, tal como o próprio Sérgio Conceição afirmou). A tudo isto, juntamos os quatro elementos que o técnico do FC Porto colocou a treinar à parte: Jorge Sánchez, Iván Jaime, André Franco e Toni Martínez. Montar um 11 competitivo não será uma tarefa assim tão fácil.

    O Casa Pia entra neste encontro no nono posto da tabela classificativa, com 32 pontos, sendo o vice-líder do “comboio” de equipas que lutam pelo oitavo lugar (onde está o Famalicão, com 35 pontos). Com a zona de despromoção a cinco pontos, a turma de Gonçalo Santos pode respirar calmamente, mas uma vitória frente ao FC Porto seria perfeita para afastar em definitivo a possibilidade de ter que se recorrer à calculadora nas últimas rondas. Os cinco desafios (contando com este) que faltam à turma lisboeta não são propriamente simpáticos: FC Porto, Chaves, Braga, Moreirense e Famalicão. Os gansos não conhecem o sabor da derrota desde a jornada 26, frente ao Benfica, realizada no dia 17 de março e seguramente querem aumentar esta senda.

    O Casa Pia x FC Porto tem tudo para ser uma partida bem disputada, onde é possível que a maioria das câmaras estejam apontadas para a tribuna presidencial do estádio. Afinal, podemos estar a falar da “última dança” de um dos dirigentes mais históricos (e polémicos), do futebol mundial. Espera-se que a música dentro das quatro linhas, proporcionada pelos elementos das três “bandas” seja de qualidade.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O FC Porto não vence para a Primeira Liga desde o dia 16 de março, frente ao Vizela.
    2. O Casa Pia não sabe o que é perder desde o dia 17 de março, contra o Benfica.
    3. Na primeira volta, em partida realizada no Estádio do Dragão, o FC Porto venceu por três bolas a uma.
    4. O melhor marcador do FC Porto em 2023/24 é Evanilson e tem 22 golos.
    5. O melhor marcador em 2023/24 do Casa Pia é Clayton Silva (atualmente no Vasco da Gama), com 12 golos.
    6. Em oito desafios oficiais, o Casa Pia nunca venceu o FC Porto (sete vitórias para os dragões e um empate).
    7. Sérgio Conceição é treinador do FC Porto desde 2017.
    8. Já Gonçalo Santos é o terceiro treinador da época no Casa Pia, sendo promovido em fevereiro de 2024.
    9. O Estádio Municipal de Rio Maior tem capacidade para sete mil pessoas.
    10. Manuel Oliveira, da AF Porto, é o escolhido para chefiar a equipa de arbitragem.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Felippe Cardoso Marko Grujic
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Felippe CardosoO sucessor de Clayton Silva no Casa Pia. O ponta de lança brasileiro leva 30 desafios em 2023/24, com sete golos marcados. Com uma defesa do FC Porto, possivelmente com algum remendo e sem o seu guarda-redes titular, é fundamental que o atleta esteja inspirado e consiga fazer a diferença.

    Cláudio Ramos
    Fonte: Rafael Ferreira / Bola na Rede

    Cláudio Ramos – Está longe de ser o melhor jogador da equipa (Francisco Conceição, corre o risco de ficar de fora), mas o comportamento do internacional português será fundamental para o FC Porto conseguir ter um bom resultado. Esta é a sua segunda prova de foco consecutiva, onde terá que provar que Diogo Costa pode ser substituído, sem que exista um declínio de qualidade.

    XI´s PROVÁVEIS

    Casa Pia: Ricardo Batista, João Nunes, Duplexe Tchamba, Nermin Zolotic, Gaizka Larrazabal, Neto, Telasco Segovia, Leonardo Lelo, Nuno Moreira, Yuki Soma e Felippe Cardoso.

    Treinador: Gonçalo Santos

    «As probabilidades são de 50/50 porque a bola é redonda, são onze contra onze e acreditamos muito no nosso trabalho diário e no compromisso que diariamente temos para sermos melhores a cada fim de semana. Em relação à equipa do FC Porto, eles vêm destes dois jogos, mas são uma equipa grande».

    FC Porto: Cláudio Ramos; João Mário, Pepe, Otávio, Wendell; Romário Baró, Alan Varela, Nico, Galeno; Pepê e Mehdi Taremi.

    Treinador: Sérgio Conceição

    «Temos duas equipas muito próximas, uma inclusive com os mesmos pontos. Podemos entrar no jogo no 4.º lugar e isso não é, de todo, algo a que estamos habituados. É por isso que vamos lutar pelos três pontos, não vamos olhar para a tabela, os sócios, adeptos e simpatizantes preocupam-se é com os jogos que faltam, a começar por este, que vai ser um jogo difícil».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Casa Pia 1-2 FC Porto

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares