A ‘última dança’ de Pinto da Costa? | Casa Pia x FC Porto

FC Porto Cabeçalho
Primeira Liga, 30.ª jornada: domingo, 21 de abril de 2024, 18h00.

A ANTEVISÃO: DUAS EQUIPAS EM BUSCA DA VITÓRIA, NA HORA DE UMA POSSÍVEL DESPEDIDA

Casa Pia e FC Porto enfrentam-se a partir das 18 horas deste domingo, no Estádio Municipal de Rio Maior, em duelo relativo à trigésima jornada da Primeira Liga. Tratam-se de dois emblemas que vivem duas fases bastante distintas, em disputas praticamente opostas. Porém, há algo que é obrigatório para os dois conjuntos: vencer. Comecemos pelos dragões.

O FC Porto não conhece o sabor da vitória há três partidas no campeonato, sendo que somente a vitória por 3-1 na segunda mão das meias finais da Taça de Portugal deu uma verdadeira alegria aos adeptos, que podem ainda terminar com um troféu no Museu em 2023/24. Na tabela classificativa, as contas são fáceis de se fazer. Ganhar tem que ser o objetivo primordial. O empate ou a derrota fazem com que o FC Porto termine no quarto posto da tabela classificativa, podendo ter que o dividir com o Vitória SC, dependendo do resultado dos vimaranenses frente ao Sporting, em conjuntura com o seu. Os dragões não estão habituados à luta pelo último lugar do pódio, mas é na mesma que estão envolvidos, dada a diferença para Sporting e Benfica.

O momento do FC Porto, ao nível do extra-campo, também está longe de ser o mais positivo. É época de eleições, uma das mais animadas do século, mesmo pensando na quantidade de eleitorais que o Sporting teve desde Dias da Cunha. André Villas-Boas, Pinto da Costa e Nuno Lobo estão a causar alguma divisão na massa associativa e nunca é confortável para uma instituição sentir-se fragmentada em dois (mais um) blocos, que se encontram em “pé de guerra”. Recordar que este pode ser o último desafio de Pinto da Costa como presidente do FC Porto, algo que ficará seguramente gravado na memória coletiva do futebol português.

Por fim, antes de abordarmos o momento do Casa Pia, não nos podemos esquecer das ausências que o emblema do Dragão terá para a partida frente aos gansos. Por castigo, Evanilson ficará na bancada, depois de uma cabeçada aplicada a Mihaj, central do Famalicão. No boletim clínico, dá para fazer uma equipa de futsal e deixar um de fora: Diogo Costa, Iván Marcano, Zaidu (estes certamente não farão parte da ficha de jogo), Pepe, Francisco Conceição e Gonçalo Borges (ainda em dúvida, tal como o próprio Sérgio Conceição afirmou). A tudo isto, juntamos os quatro elementos que o técnico do FC Porto colocou a treinar à parte: Jorge Sánchez, Iván Jaime, André Franco e Toni Martínez. Montar um 11 competitivo não será uma tarefa assim tão fácil.

O Casa Pia entra neste encontro no nono posto da tabela classificativa, com 32 pontos, sendo o vice-líder do “comboio” de equipas que lutam pelo oitavo lugar (onde está o Famalicão, com 35 pontos). Com a zona de despromoção a cinco pontos, a turma de Gonçalo Santos pode respirar calmamente, mas uma vitória frente ao FC Porto seria perfeita para afastar em definitivo a possibilidade de ter que se recorrer à calculadora nas últimas rondas. Os cinco desafios (contando com este) que faltam à turma lisboeta não são propriamente simpáticos: FC Porto, Chaves, Braga, Moreirense e Famalicão. Os gansos não conhecem o sabor da derrota desde a jornada 26, frente ao Benfica, realizada no dia 17 de março e seguramente querem aumentar esta senda.

O Casa Pia x FC Porto tem tudo para ser uma partida bem disputada, onde é possível que a maioria das câmaras estejam apontadas para a tribuna presidencial do estádio. Afinal, podemos estar a falar da “última dança” de um dos dirigentes mais históricos (e polémicos), do futebol mundial. Espera-se que a música dentro das quatro linhas, proporcionada pelos elementos das três “bandas” seja de qualidade.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O FC Porto não vence para a Primeira Liga desde o dia 16 de março, frente ao Vizela.
  2. O Casa Pia não sabe o que é perder desde o dia 17 de março, contra o Benfica.
  3. Na primeira volta, em partida realizada no Estádio do Dragão, o FC Porto venceu por três bolas a uma.
  4. O melhor marcador do FC Porto em 2023/24 é Evanilson e tem 22 golos.
  5. O melhor marcador em 2023/24 do Casa Pia é Clayton Silva (atualmente no Vasco da Gama), com 12 golos.
  6. Em oito desafios oficiais, o Casa Pia nunca venceu o FC Porto (sete vitórias para os dragões e um empate).
  7. Sérgio Conceição é treinador do FC Porto desde 2017.
  8. Já Gonçalo Santos é o terceiro treinador da época no Casa Pia, sendo promovido em fevereiro de 2024.
  9. O Estádio Municipal de Rio Maior tem capacidade para sete mil pessoas.
  10. Manuel Oliveira, da AF Porto, é o escolhido para chefiar a equipa de arbitragem.

JOGADORES A TER EM CONTA

Felippe Cardoso Marko Grujic
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Felippe CardosoO sucessor de Clayton Silva no Casa Pia. O ponta de lança brasileiro leva 30 desafios em 2023/24, com sete golos marcados. Com uma defesa do FC Porto, possivelmente com algum remendo e sem o seu guarda-redes titular, é fundamental que o atleta esteja inspirado e consiga fazer a diferença.

Cláudio Ramos
Fonte: Rafael Ferreira / Bola na Rede

Cláudio Ramos – Está longe de ser o melhor jogador da equipa (Francisco Conceição, corre o risco de ficar de fora), mas o comportamento do internacional português será fundamental para o FC Porto conseguir ter um bom resultado. Esta é a sua segunda prova de foco consecutiva, onde terá que provar que Diogo Costa pode ser substituído, sem que exista um declínio de qualidade.

XI´s PROVÁVEIS

Casa Pia: Ricardo Batista, João Nunes, Duplexe Tchamba, Nermin Zolotic, Gaizka Larrazabal, Neto, Telasco Segovia, Leonardo Lelo, Nuno Moreira, Yuki Soma e Felippe Cardoso.

Treinador: Gonçalo Santos

«As probabilidades são de 50/50 porque a bola é redonda, são onze contra onze e acreditamos muito no nosso trabalho diário e no compromisso que diariamente temos para sermos melhores a cada fim de semana. Em relação à equipa do FC Porto, eles vêm destes dois jogos, mas são uma equipa grande».

FC Porto: Cláudio Ramos; João Mário, Pepe, Otávio, Wendell; Romário Baró, Alan Varela, Nico, Galeno; Pepê e Mehdi Taremi.

Treinador: Sérgio Conceição

«Temos duas equipas muito próximas, uma inclusive com os mesmos pontos. Podemos entrar no jogo no 4.º lugar e isso não é, de todo, algo a que estamos habituados. É por isso que vamos lutar pelos três pontos, não vamos olhar para a tabela, os sócios, adeptos e simpatizantes preocupam-se é com os jogos que faltam, a começar por este, que vai ser um jogo difícil».

PREVISÃO DE RESULTADO: Casa Pia 1-2 FC Porto

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória do Al Hilal frente ao Manchester City faz história para o continente asiático

O Al Hilal bateu o Manchester City e tornou-se no primeiro clube asiático a bater uma equipa da Europa num torneio organizado pela FIFA.

Já estão definidos três dos quatro jogos dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025

Após os triunfos de Fluminense e Al Hilal, ficou definido o terceiro encontro dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

Al Hilal faz história e elimina Manchester City do Mundial de Clubes 2025

O Al Hilal garantiu o acesso aos quartos de final do Mundial de Clubes. A equipa da Arábia Saudita derrotou o Manchester City.

Sporting perto de fechar venda por 55 milhões de euros

O Sporting está em vias de transferir Ousmane Diomande. O defesa-central costa-marfinense deve reforçar o Crystal Palace, da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente do Inter Milão arrasa jogador após derrota: «Se houver condições para a sua saída, fá-lo-emos com zero problemas»

O presidente do Inter Milão, Giuseppe Marotta, arrasou Hakan Çalhanoglu, após a derrota da equipa italiana frente ao Fluminense no Mundial de Clubes 2025.

Sporting começa a trabalhar esta terça-feira: estão prometidas várias novidades

O Sporting vai começar a pré-temporada durante esta terça-feira, com vários jogadores a não marcarem presença nos trabalhos.

André Villas-Boas define objetivo para Francesco Farioli

Francesco Farioli deverá ser apresentado em breve como o novo treinador do FC Porto, sucedendo a Martín Anselmi.