📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um novo rumo na Liga Portuguesa – Entrevista a Pedro Proença

- Advertisement -

entrevistas bola na rede

Um ano e meio após a primeira entrevista, e coincidindo com a celebração do 6.º Aniversário do Bola na Rede, voltámos a conversar com Pedro Proença, agora Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional

Bola na Rede (BnR): Acha que tem existido uma evolução na competitividade da Liga Portuguesa?

Pedro Proença (PP): Sim. Apesar de a luta pelo título ainda se fazer a três, há equipas, como o Sporting de Braga, que, de alguma forma, se têm intrometido nesse objetivo maior da Liga NOS. O mesmo se passa relativamente aos lugares de acesso à Liga Europa, em que destaco, nas últimas cinco temporadas, as estreias de Arouca, Estoril-Praia e Paços de Ferreira, assim como os regressos de Belenenses e Nacional da Madeira a essa competição. Cresce o interesse, naturalmente, quando há objetivos. E até o de permanência empresta à competição, sobretudo na última fase da prova, motivação-extra. A evolução competitiva está relacionada com a qualidade do jogo e dos seus intérpretes – jogadores, treinadores e árbitros -, pelo que, sim, há evolução, na medida em que a liga portuguesa é, hoje em dia, uma das mais cotadas na Europa.

O agora presidente da LPFP faz um balanço positivo do primeiro ano no cargo Fonte: LPFP
O agora presidente da LPFP faz um balanço positivo do primeiro ano no cargo
Fonte: LPFP

BnR: A alteração dos horários para os jogos dos diferentes campeonatos em Portugal tem sido uma luta constante. Julga ser possível extinguir os jogos em horário noturno no fim-de-semana, à imagem do que se passa nos melhores campeonatos, como por exemplo a Premier League?

PP: Há uma relação direta entre a competição e os seus formatos de promoção fora dos relvados. Algo que exige um grande equilíbrio entre o interesse dos clubes, o estado físico dos jogadores, a disponibilidade dos espetadores que vão as estádios e os operadores de televisão. Este último fator, numa equação da qual resultam os horários definidos, é importantíssimo para a economia do futebol. É o equilíbrio que procurámos, enquanto entidade organizadora das competições profissionais. E nem sempre fazer igual a outros que consideramos melhores é a solução ideal para casos como o campeonato português. Às vezes basta o facto de, socioculturalmente, as pessoas em Inglaterra começarem o dia mais cedo, deixarem o seu trabalho diário mais cedo e estarem disponíveis mais cedo para se deslocarem aos estádios ou verem um jogo em casa. Os fatores que nos levam à marcação dos jogos são vários. Mas o caminho é o da otimização e o da adequação a todos: clubes, atletas, público e media.

BnR: Acha que seria benéfico, para as três equipas em campo, que o jogo fosse cronometrado, como no futsal?

PP: Concordo, em termos teóricos, com a contagem cronometrada nos jogos de futebol de 11. Penso que seria uma medida muito interessante.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Santa Clara emite comunicado contra a Liga Portugal: eis o motivo

O Santa Clara vai disputar a partida frente ao Arouca no dia 21 de dezembro, a partir das 20h30. Os açorianos tentaram mudar a data do jogo.

Mehdi Taremi pode falhar o Mundial 2026: eis o motivo insólito

Mehdi Taremi tem estado em destaque ao serviço do Olympiacos, mas pode não fazer parte dos convocados do Irão no Mundial 2026.

«Quando ouvimos falar em investidores ficamos de pé atrás devido aos casos que temos tido no nosso futebol, mas na Naval 1893 tem corrido...

Gonçalo Maria concedeu uma entrevista ao Bola na Rede onde abordou a transferência para a Naval e a atual temporada do histórico clube no CP.

Bomba: Neom disposto a oferecer 100 milhões de euros por ex-Manchester United

O Neom está disposto a avançar com 100 milhões de euros para garantir a contratação de Mason Greenwood, jogador do Marselha.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting começou a preparação da partida contra o AVS SAD na Alemanha

O Sporting arrancou esta quarta-feira a preparação do encontro frente ao AVS, relativo à próxima jornada da Primeira Liga.

José Mourinho soma 3 três vitórias em 9 jogos frente ao Nápoles

O Benfica enfrenta o Nápoles na sexta jornada da Champions League. José Mourinho já jogou nove vezes contra os italianos.

Francesco Farioli comenta alterações no calendário: «Estamos a preparar um pequeno estágio»

O FC Porto vai receber esta noite o Malmo na sexta jornada da Europa League. Francesco Farioli já fez a antevisão.