📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O início de uma era

- Advertisement -

No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra era informe e vazia.” (Livro do Génesis, capítulo I). Vamos falar por parábolas. Ou metáforas. James Naismith (1861-1939), professor de Educação Física, natural do Canadá mas residente nos Estados Unidos, decide criar um jogo. Vai ser o simples humano que irá, apenas e só neste pequeno ensaio, representar o papel divino.

“Fiat Lux!*” E a luz fez-se: Naismith deu a conhecer a aurora. Depois de ser educado na Universidade de McGill, no vizinho do norte dos Estados Unidos da América, onde se formou em Medicina e Teologia, foi a vez de um raio luminoso atingir a ideia cintilante que pairava na cabeça do professor. James já integrava o corpo docente da Internacional YMCA Training School, em Springfield (não a dos Simpsons, que, para quem não sabe, fica no Oregon), Massachusetts, e teve-a no saudoso ano de 1891, durante a última década do velhinho século XIX; choques imperialistas se afloravam. E Naismith decidiu que, em vez da guerra, se deveria criar um desporto mais social, onde o contato físico fosse abolido e penalizado.

James A. Naismith, o criador do Basquetebol      www.kshs.org
James A. Naismith, o criador do Basquetebol
www.kshs.org

“Haja um firmamento entre as águas para as manter separadas umas das outras.” E Deus (ou Naismith?) fez a separação de águas e decidiu que o basquetebol desenrolar-se-ia num ginásio, para ser praticado independentemente das mudanças climáticas que viessem a ocorrer. Cesto e bola são os componentes básicos. Assim estava criado um dos desportos mais famosos e emocionantes do mundo.

“No princípio” constava de nove jogadores; depois passou a sete; por fim, ficaram cinco. A estreia foi em Amsterdão, nas Olimpíadas de 1928, mas a título de apresentação – tal como nos jogos seguintes, quatro anos depois, em Los Angeles. Contudo, faz parte das modalidades olímpicas desde os Jogos de Berlim, em 1936; aí foi Jesse Owens quem brilhou. Hitler não o quis cumprimentar, a imprensa internacional denunciou. O karma tratou do assunto.

Os dois objetos mais importantes da modalidade       desporto.sapo.pt
Os dois objetos mais importantes da modalidade
desporto.sapo.pt

“Deus criou o Homem à sua imagem e semelhança (…) Ele os criou homem e mulher.” Mas no basquetebol elas foram criadas mais tarde. Só em 1976, nos Jogos Olímpicos de Montreal, tiveram o direito de ver também esta modalidade inserida na competição mais importante do mundo.

De quando em vez voltaremos ao assunto dos primórdios do basquetebol, nomeadamente na evolução dos sistemas táticos, regras e modelos de jogo, para termos uma maior noção deste espetacular desporto. “E Deus viu que isto era bom.”

“*Faça-se a luz!”

Subscreve!

Artigos Populares

NBA: Neemias Queta faz um dos melhores jogos da carreira e Boston Celtics vence

Os Boston Celtics venceram esta madrugada os Washington Wizards por 136-107. Neemias Queta fez um dos melhores jogos da carreira.

Portugal volta a perder lugar extra na Champions League: Há atualização no ranking

Portugal volta a perder 2.º lugar na corrida por um lugar extra na Champions League. Neste momento, não teria direito.

Benfica vive série de 6 derrotas consecutivas na Champions League: eis o registo

O Benfica perdeu em casa com o Bayer Leverkusen para a quarta jornada da Champions League. Foi a sexta derrota consecutiva na prova.

José Mourinho e uma passagem do Benfica na Champions League: «Ninguém me vai convencer de que estamos fora»

O Benfica perdeu em casa com o Bayer Leverkusen por 1-0 na quarta jornada da Champions League. José Mourinho falou sobre as chances encarnadas.

PUB

Mais Artigos Populares

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.

Fredrik Aursnes lamenta derrota do Benfica com o Bayer Leverkusen: «Faltou algo mais ali»

Fredrik Aursnes lamentou o desaire do Benfica em casa frente ao Bayer Leverkusen por 1-0, no quarto jogo da fase de liga da Champions League.

Recordar é Viver | Dirk Kuyt, produto do Utrecht

No Liverpool, Dirk Kuyt não era o virtuoso das fintas curtas, mas o motor que nunca parava. Rafa Benítez viu nele o soldado perfeito