📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Estarão Brahimi e Marega ao nível dos “gigantes africanos”?

- Advertisement -

Recentemente, a CAF, Confederação Africana de Futebol, divulgou através de um comunicado oficial os nomeados para o prémio de melhor jogador africano do ano e, necessariamente, ao olharmos para os nomeados, o destaque irá para a influência portuguesa nesta nomeação, através de três nomes: Gelson Dala (Rio Ave/Sporting), juntamente com Yacine Brahimi e Moussa Marega, ambos do FC Porto. Contudo, a concorrência acaba por ser pior que feroz, dificultando assim (e muito) a vida aos “nossos jogadores”.

De facto, nomes como o de Sadio Mané, Aubameyang, Mahrez, Salah, entre outros, fazem com que este prémio se torne, praticamente, uma miragem, quer para Marega, quer para Brahimi (independentemente do excelente ano que ambos fizeram); se olharmos para os números, a disputa acaba por ser, de certa forma, desproporcional. Na Premier League, assistimos ao domínio da dupla Salah/Mané, somando entre eles, naquela competição, 34 golos, em 2018; já para não referir a brilhante campanha do Liverpool na Champions, liderada por estes dois candidatos.

Ainda em território inglês, temos Aubameyang (20 golos na Premier League, em 2018) e ainda Mahrez (11 golos). Por outro lado, temos os “portugueses”: Marega possui um registo considerável, com 13 golos na Liga NOS, no presente ano, apesar de, nesta época, o destaque do maliano acaba por ser os golos na Champions (já leva 4); já o argelino, ao longo do ano, leva “apenas” 7 golos na Liga NOS.

Marega tem sido o destaque do FC Porto na presente edição da Champions League
Fonte: FC Porto

Em termos de troféus, como sabemos, Marega e Brahimi conquistaram, em 2018, o título de campeão nacional e a Supertaça; já os candidatos mais mediáticos, pouco acrescentam a nível de títulos: Liverpool (apesar da época brilhante), Arsenal e Leicester acabaram por não vencer nenhuma das competições que disputaram (apenas Mahrez, já pelo Manchester City, venceu a Supertaça inglesa).

Portanto, depois desta análise, conclui-se que a possibilidade dos portistas vencerem este prémio acaba por ser insustentável, não só devido aos números astronómicos de outros candidatos, como também pela “descriminação” que ambos sofrem por jogarem num campeonato não tão atrativo, como é o caso do português.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto atualiza estado de 2 jogadores e não há boas notícias

Jan Bendarek e Borja Sainz estão lesionados e não vão marcar presença nas respetivas seleções nacionais, ficando no Olival a recuperar.

Trio da Argentina dispensado por falta de vacinação

Julián Álvarez, Nahuel Molina e Giuliano Simeone falham jogo em Angola por falta de vacinação contra a febre amarela.

Renato Paiva volta a criticar John Textor: «Tenho minhas ideias. Se tiver de morrer, morrerei com as minhas ideias»

Renato Paiva recordou a curta e complicada passagem pelo Botafogo, revelando detalhes sobre a sua relação com John Textor, dono do clube.

Diogo Leite está em grande forma no Union Berlim: eis os números do defesa

Diogo Leite recuperou a titularidade no Union Berlim e tornou-se numa das peças mais sólidas da defesa alemã. Com ele em campo, a equipa sofreu menos golos.

PUB

Mais Artigos Populares

Selecionador da Noruega não exclui Schjelderup do grupo: «Receberá a sua punição na Dinamarca. E é merecida. Por que deveria puni-lo ainda mais?»

Stale Solbakken, selecionador da Noruega, confirma que não excluirá Andreas Schjelderup do grupo. Extremo do Benfica em polémica.

Roberto Mancini aceita proposta e já tem destino praticamente confirmado

Roberto Mancini deverá ser o próximo treinador do Al Sadd. Fabrizio Romano já deu o Here We Go relativo à mudança.

Podcast À Prova de Bola #17 –  A irregularidade do Benfica e o empate frente ao Casa Pia

O À Prova de Bola neste episódio fala do Benfica e dos problemas desportivos no clube encarnado. Em análise, o mau momento da equipa e o recente empate frente ao Casa Pia.