FC Porto 1-1 Sporting CP (1-3 GP): Valeu a eficácia, na hora da lotaria

 

O Sporting CP venceu o FC Porto nas grandes penalidades e voltou a sagrar-se Campeão de Inverno. Os azuis e brancos chegaram primeiro à vantagem, por Fernando, mas viram os leões conquistarem a igualdade, já para lá dos 90, através da conversão de uma grande penalidade. No desempate da marca dos onze metros foi mais forte a formação de Keizer, que conquistou assim o primeiro troféu da época.

Numa final inédita da Taça da Liga, FC Porto e Sporting CP mediram forças pela conquista de um título que, para os azuis e brancos, seria o primeiro mas, para os leões, seria uma repetição do conseguido na época passada. Das meias-finais até este último duelo as duas formações protagonizaram dois embates polémicos, tendo ultrapassado SL Benfica e SC Braga, respetivamente.

Sérgio Conceição optou por manter a receita vencedora a que recorreu frente aos encarnados, não fazendo qualquer alteração no onze inicial. Danilo voltou assim a ficar de fora e André Pereira voltou a assumir a titularidade.

Já Keizer mexeu na equipa, tanto no centro da defesa como no ataque. André Pinto rendeu Mathieu ao lado de Coates, depois de o francês ter saído lesionado na quarta-feira, e Bas Dost voltou à frente do ataque, para o lugar de Phellype.

Numa primeira parte com muitas faltas e sem golos, as melhores oportunidades chegaram perto do intervalo. Logo aos dois minutos o FC Porto conquistou canto, mas sem conseguir criar perigo para a baliza de Renan e, do lado dos leões, a primeira ameaça chegou por Nani, que após passe de Bas Dost atirou por cima, sem incomodar Vaná.

O guarda-redes dos dragões acabou por estar em destaque à passagem do quarto de hora, embora que pela negativa, depois de falhar na reposição e atirar contra Raphinha, que não conseguiu, ainda assim, concretizar o chapéu.

Num primeiro momento de maior perigo, ao minuto 38, foi André Pereira a atirar por cima, depois de Corona ultrapassar Acuña e conseguir tirar o cruzamento na direita do ataque. Já do lado do Sporting CP o primeiro aviso sério ocorreu depois dos 45, na sequência de um livre batido por Bruno Fernandes. O lance nasceu de um erro de Pepe, que colocou a bola à disposição do adversário e Felipe, para evitar males maiores, fez falta, viu o amarelo e cedeu pontapé livre. O internacional português dos leões, na cobrança, atirou ligeiramente ao lado.

O Sporting acabou por conseguir ser mais forte nas grandes penalidades
Fonte: Bola na Rede

O segundo tempo iniciou-se com a mesma tónica com o que o primeiro tinha terminado, mas trouxe cedo uma contrariedade para Keizer. Ao minuto 53 o treinador foi obrigado a realizar a segunda substituição, depois de ter trocado Acuña por Jefferson no intervalo. André Pinto saiu lesionado e Petrovic, suplente utilizado nos últimos encontros, foi chamado a jogo.

Instalado no meio campo adversário, foi o FC Porto a criar a primeira situação de perigo após o intervalo, ao minuto 60. Na sequência do pontapé de canto batido por Telles na esquerda, Felipe apareceu nas alturas para o cabeceamento, mas Renan defendeu e evitou o primeiro da noite.

Numa segunda parte de sentido único, os azuis e brancos iam dominando e controlando o jogo, mas sem conseguir chegar com perigo à área de Renan. Até ao minuto 79. Herrera rematou, de fora de área e Fernando aproveitou a sobra do guarda-redes leonino, que não agarrou a bola. O reforço de inverno apareceu no meio da confusão para, dentro da pequena área, abrir o marcador em Braga e colocar o FC Porto na frente da final.

O Sporting CP reagiu ao golo apenas ao minuto 88, com Vaná a ser obrigado a aplicar-se para assegurar a vantagem da sua equipa. Jefferson apareceu perto da linha final e, num cruzamento/remate, esteve perto de repor a igualdade. Já para lá dos 90 João Pinheiro recorreu ao VAR para analisar o lance entre Óliver e Diaby e deu grande penalidade para a formação de Alvalade. Na conversão, Bas Dost não desperdiçou, igualou o marcador e fez antever uma decisão por penaltis.

Com o um igual a prevalecer, foi da marca dos onze metros que se apurou o novo Campeão de Inverno. Foi o Sporting o primeiro a falhar, por Coates, mas Militão, logo a seguir, atirou ao lado e não permitiu que os dragões se adiantassem. Hernâni permitiu depois a defesa de Renan e Felipe, no último penálti cobrado, atirou à barra. Festejou o Sporting, que voltou a ser mais forte do desempate por grandes penalidades.

ONZES E SUBSTITUIÇÕES

 FC Porto: Vaná, Militão, Felipe, Pepe, Alex Telles, Corona (Danilo 82’), Herrera, Óliver (Hernâni, 90+3’), Brahimi, André Pereira (Fernando, 64’) e Marega

Sporting CP: Renan Ribeiro, Ristovski, André Pinto (Petrovic, 53’), Coates, Acuña (Jefferson, 45’), Raphinha, Gudelj (Diaby, 82’), Wendel, Bruno Fernandes, Nani e Bas Dost

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting confirma contratação de João Virgínia

João Virgínia foi confirmado durante esta sexta-feira como o mais recente reforço do Sporting, assinando até 2028.

Equipa técnica da seleção da Coreia do Sul com uma maior presença portuguesa

A seleção da Coreia do Sul vai confirmar em breve a adição de mais dois portugueses, juntando-se a João Aroso e Tiago Maia.

Girona autorizado a negociar com o Manchester City e há 3 jogadores associados

O Girona e o Manchester City estão autorizados novamente a negociarem jogadores entre si. As equipas pertencem ao mesmo grupo.

Thomas Lemar custou 72 milhões de euros ao Atlético Madrid e vai ser cedido a clube da La Liga

Thomas Lemar deverá ser confirmado nos próximos dias como reforço do Girona, por empréstimo do Atlético Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting multa Viktor Gyokeres em 333 mil euros

O Sporting quer que Viktor Gyokeres pague uma multa de 333 mil euros, depois de ter faltado durante alguns dias aos trabalhos.

Viktor Gyokeres a caminho de Londres com Hasan Çetinkaya

Viktor Gyokeres está a caminho de Londres para assinar com o Arsenal. O jogador terá que passar os exames médicos.

Manchester City interessado em lateral direito inglês

O Manchester City está interessado em garantir a contratação de Tino Livramento. O lateral representa o Newcastle United.