📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Gigantesca Final

- Advertisement -

Para hoje, antevia-se um jogo muito bem disputado com as duas equipas a procurarem arduamente a vitória. O Real Madrid venceu por 2-1 num jogo muito equilibrado e a vitória é, na minha perspetiva, justa.

O Real Madrid vinha para este encontro com 2 resultados opostos: perdeu 2-0 com o Borussia Dortmund numa partida em que jogou de forma horrível e venceu o Almeria por 4-0, num jogo muitíssimo importante que lhe permitiu recuperar o 2º lugar. Com esta vitória, a equipa de Madrid está a 3 pontos do 1º lugar Atlético de Madrid e detém 1 ponto de vantagem sobre o seu rival Barcelona.

O Barcelona vinha de 2 derrotas surpreendentes e este jogo era muito importante para recuperar a moral e para conquistar mais um troféu. A derrota em Madrid diante do Atlético ditou o afastamento da Liga dos Campeões e a derrota com o Granada por 1-0 complicou as contas da equipa relativamente ao título espanhol (o Barcelona está a 1 ponto do Real Madrid e a 4 pontos do Atlético de Madrid faltando apenas 5 jornadas para o fim do  ampeonato).

Recordo que este ano a equipa de Lionel Messi já venceu a Supertaça Espanhola, e vencer hoje o Real Madrid proporcionar-lhe-ia mais um título.

Desde 2010, o Real Madrid conta apenas com 5 vitórias sobre o Barcelona em todas as competições. O Barcelona venceu por 9 vezes e houve 6 empates. Como podemos observar, a equipa do Barcelona leva vantagem sobre o seu rival e, este ano, o Barcelona venceu os 2 jogos disputados para a Liga Espanhola. Mas estes resultados não passam de meros números – cada jogo é um jogo.

Para mim, num encontro destas características não há favoritos e qualquer equipa pode levar vantagem sobre a outra.

Resultados entre as duas equipas, em todas as competições, desde 2010 Fonte. Zerozero.pt
Resultados entre as duas equipas, em todas as competições, desde 2010
Fonte. ZeroZero

A 1ª parte do encontro foi bem disputada. Contudo, considero o jogo do Real Madrid bastante superior ao do adversário. Em termos de posse de bola obviamente que a equipa catalã leva vantagem, mas se olharmos para oportunidades de golo a equipa de Madrid é superior.

Aos 11 minutos, fruto de uma boa jogada de contra-ataque, Di Maria inaugura o marcador num remate algo fraco em que o guarda-redes Pinto não fica muito bem na fotografia.

O Barcelona não possuiu qualquer oportunidade de golo, e na 2ª parte teria de melhorar significativamente. Queria destacar alguns jogadores que na 1ª metade realizaram, na minha opinião, um bom jogo. Da parte do Barcelona: Iniesta é sem dúvida alguma o cérebro da equipa e a sua qualidade técnica é inqualificável; Jordi Alba sobressaiu inúmeras vezes e a equipa usou bastantes vezes o seu flanco para tentar empatar a partida; Lionel Messi continua como nos tem habituado nos últimos encontros (muitíssimo apagado).

Relativamente ao Real Madrid, Gareth Bale desequilibra por completo a defesa adversária quando acelera, Di Maria está a jogar muito bem, principalmente a defender, Modric, através do seu poder de passe, tem-se revelado importante para a construção do jogo ofensivo da equipa e os centrais madrilistas dão segurança à sua defesa.

Bale foi, claramente, o jogador que mais desequilibrou a defesa do Barcelona Fonte: Telegraph.co.uk
Bale foi, claramente, o jogador que mais desequilibrou a defesa do Barcelona
Fonte: Telegraph.co.uk

A 2ª metade começou com mais do mesmo: O Real superior, a jogar no erro do adversário e a aproveitar todas as oportunidades para causar perigo. O Barça entrou como tinha terminado a 1ª parte: mais posse de bola, pouquíssimas oportunidades de golo e um jogo desinspirado.

Ao minuto 68 da partida o Barcelona empata o jogo, relançando-o por intermédio do central Marc Bartra. O golo surge dum canto em que o central formado no clube aparece sozinho devido a uma falha de marcação de Pepe e num cabeceamento de alto nível bate Casillas.

Com o empate, a equipa embalou e cresceu no jogo.

Decorria o minuto 85 e era previsível o jogo ir para o descanso. Todavia, Fábio Coentrão recupera a bola e passa-a ao extremo gaulês que numa fenomenal arrancada faz um bom golo, deixando o autor do golo adversário para trás e sem qualquer hipótese de o acompanhar. Depois do golo, os pupilos de Carlo Ancelotti tiveram de segurar o resultado e Neymar, mesmo no fim do encontro, quase estragava a festa dos adeptos do Real Madrid ao rematar ao poste.

Para aqueles que consideram que caso este remate de Neymar tivesse entrado o jogo ficava empatado desenganem-se, porque estão-se a esquecer do tiro de Luka Modrid ao poste (caso fosse golo ficaria 2-1 para o Real sem contar com o tento de Bale).

Considero que o árbitro esteve muitíssimo bem, salvo 1 ou 2 lances, porque deixou que se jogasse futebol. Manteve um critério largo para ambos os lados e não alterou as suas decisões face aos exorbitantes e exagerados protestos dos jogadores.

Para mim, Bale é indubitavelmente o homem do jogo devido à grande exibição que fez e, claro, ao golo apontado. Messi é, mais uma vez, a desilusão do jogo devido à sua “ausência” na partida.

Lionel Messi esteve, outra vez, aquém das expetativas Fonte: : Bandsports.band.uol.com.br
Lionel Messi esteve, outra vez, aquém das expetativas
Fonte: : Bandsports.band.uol.com.br

Concluindo, considero esta uma vitória justa em que o Real Madrid se mostrou superior, deteve mais oportunidades de golo, manteve as suas linhas organizadas e coesas, não teve medo da expressiva posse de bola do adversário e fez um grande jogo. Com esta 1ª vitória frente ao Barcelona, a equipa de Cristiano Ronaldo conquista a sua 19ª Taça do Rei, sendo este o 1º título da temporada.

Com esta derrota, a equipa catalã sofre a 3ª derrota consecutiva estando já afastada da Liga dos Campeões e da Taça do Rei. No campeonato encontra-se na 3ª posição e para ser campeã terá de vencer todos os jogos e esperar que tanto o Atlético de Madrid como o Real Madrid percam pontos. Poderá afirmar-se que esta equipa está a passar por uma surpreendente crise de resultados? Creio que sim!

Duarte Sousa Vinagre
Duarte Sousa Vinagre
O Duarte tem 19 anos e estuda Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa. É um apaixonado pelo Sporting e, principalmente, no que toca ao Futsal, Andebol e Futebol.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A história de um Sporting que sofreu com a Atalanta e o Bolonha e que dominou o Club Brugge

Todos os jogadores do Sporting, de Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio a Luis Suárez, lá na frente, tinham sempre um jogador pela frente. Alvalade, campo de batalhas e de microduelos, foi, de facto, o Reino do Leão.

Mikel Arteta elogia equipa após vencer o Bayern Munique: «Jogadores fizeram um jogo incrível contra a melhor equipa da Europa»

Mikel Arteta elogiou os seus jogadores pelo desempenho na vitória do Arsenal frente àquela que considera ser «a melhor equipa da Europa».

Liverpool recebe mais uma má notícia na goleada sofrida frente ao PSV

O Liverpool teve a confirmação de que Hugo Ekitiké sofreu uma lesão no encontro frente ao PSV. O avançado francês saiu com um problema nas costas.

Manu Silva deixa mensagem emocionada nas redes sociais após o regresso: «Estou de volta e à vossa espera Alexander Bah, Nuno Félix e Bruma»

Manu Silva voltou aos relvados pelo Benfica nesta terça-feira. O médio português deixou uma mensagem nas redes sociais.

PUB

Mais Artigos Populares

Club Brugge atualiza estado clínico de Nordin Jackers após o jogo com Sporting e revela tempo de paragem do guarda-redes

O Club Brugge fez uma atualização do estado de saúde de Nordin Jackers. O guarda-redes belga de 28 anos vai ficar fora dos relvados durante cerca de seis semanas.

Boston Celtics terminam série de 13 vitórias consecutivas dos Detroit Pistons sem o lesionado Neemias Queta

Os Boston Celtics derrotaram os Detroit Pistons por 117-114, numa partida referente à NBA Cup. Neemias Queta não foi opção devido a lesão.

Tiago Gouveia atento à situação dos extremos no Benfica: «Entristece-me um pouco que isso esteja a acontecer»

Tiago Gouveia abordou a situação de extremos no Benfica, em antevisão ao regresso a Portugal para enfrentar o FC Porto na Europa League.