O futuro do Moto GP – Entrevista a Miguel Oliveira

- Advertisement -

entrevistas bola na rede

Tem apenas 19 anos e foi o primeiro português a participar no Moto GP. Miguel Oliveira vai para o terceiro ano em MOTO3 e ambiciona ser campeão do Mundo nessa categoria, para um dia alcançar voos mais altos. Em entrevista ao Bola na Rede, o piloto faz um balanço da sua ainda jovem carreira e comenta o estado do desporto em Portugal.

Bola na Rede: Como nasceu a paixão pelo motociclismo?

Miguel Oliveira: Do meu pai. Desde cedo que tive contacto com as motas: o meu pai meteu-me em cima de uma e a partir daí fui começando a tomar o gosto.

BnR: Como é que chegou a este ponto na sua carreira?

M.O: O percurso foi sempre ascendente; fui passando de categoria em categoria para motas cada vez mais rápidas e em 2011 consegui fazer o campeonato do mundo a tempo inteiro, sendo o primeiro português a conseguir esse feito, e agora estou no meu terceiro ano de campeonato do mundo a tempo inteiro.

BnR: Que objectivos tem traçados para este terceiro ano?

M.O: Lutar pelos três primeiros lugares e, se possível, tentar ser campeão do Mundo.

BnR: Vai participar no campeonato do mundo com uma nova mota. Qual é a diferença entre a nova mota e a antiga? É uma mota capaz de competir com a KTM?

M.O: A nova mota é mais potente e isso vai ajudar nas corridas. Este ano, nos testes de pré-temporada e na primeira corrida, fomos bastante competitivos, e acho que estamos em condições de lutar de igual para igual com a KTM.

Fonte: Migueloliveira44.com
Fonte: Site Oficial de Miguel Oliveira

BnR: Para quando o salto para a MOTO2?

M.O: Vai depender muito do que eu conseguir fazer este ano. A MOTO2 é uma categoria em que os motores são todos iguais, o que faz a diferença é a equipa técnica e o piloto. Se encontrar uma boa oportunidade e se os resultados deste ano justificarem essa transição, é uma realidade possível.

BnR: É fácil para os pilotos portugueses chegarem ao mundo do motociclismo, principalmente ao MOTOGP?

M.O: Não. Em toda a história do motociclismo, fui o primeiro português a chegar ao campeonato do Mundo de MOTOGP. A iniciação do Desporto em Portugal está um pouco em declínio e penso que se poderia ter feito algo. Na altura em que a federação teve campeonatos de iniciação muitos pilotos aderiram, eu fui um dos que conseguiram vingar. Acho que deveriam repetir iniciativas iguais a essa.

BnR: Acha que factores como o facto de não existirem verbas ou de não existir uma forte aposta nos pilotos portugueses também são determinantes?

M.O: O problema é que as empresas não veem o MOTOGP como uma plataforma de comunicação. É um evento que chega a muitas pessoas, mas as empresas não o veem como um mercado onde podem expor o seu produto e ganhar bastante publicidade. Há muitas empresas internacionais que fazem isso e não têm prejuízo.

Fonte: Migueloliveira44.com
Fonte: Site Oficial de Miguel Oliveira

BnR: Quais são os seus maiores ídolos e referências?

M.O: Nunca tive grandes ídolos ou referências. Quando era mais jovem via cassetes de pilotos a andarem de mota e tentava imitá-los, mas nunca tive nenhuma referência. Só o Valentino Rossi, por ser nove vezes campeão e por ter o carisma que tem.

BnR: Qual é o seu sonho enquanto piloto?

M.O: O meu maior sonho é poder pilotar uma mota a mais de 300 km/h e ser um dia campeão do Mundo.

André Conde
André Condehttp://www.bolanarede.pt
O André apoia o Benfica, mas, acima de tudo, gosta de comentar o futebol em geral. Adora assistir às primeiras pré-eliminatórias das provas europeias e é fã do Stoke City.                                                                                                                                                 O André não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alanyaspor de João Pereira goleia e Galatasaray mantém liderança do grupo: eis os resultados do dia na Taça da Turquia

No terceiro jogo da fase de grupos da Taça da Turquia, o Alanyaspor bateu o Boluspor por 4-0 e o Galatasaray venceu por 3-1 na receção ao Istanbolspor.

Sporting: o ponto de situação do meio-campo para 2026/27 (revolução à vista)

O Sporting não deverá continuar com Morten Hjulmand e Hidemasa Morita na próxima temporada. O nipónico está mesmo em final de contrato.

Taça da Liga Feminina: eis o sorteio das meias-finais

Realizou-se durante esta quarta-feira na Cidade do Futebol o sorteio das meias-finais da Taça da Liga Feminina.

Iúri Leitão é campeão da Europa de Omnium

Iúri Leitão é oficialmente campeão da Europa de Omnium. O corredor português conquistou o seu sexto título europeu em pista.

PUB

Mais Artigos Populares

Darwin Núnez também não está satisfeito: avançado falha jogo do Al Hilal e é oferecido ao Fenerbahçe

Darwin Núnez não gostou da decisão do Al Hilal de contratar Karim Benzema e pediu para não ser convocado para o próximo jogo do clube saudita.

Gelson Martins marca e Clayton Silva estreia-se na vitória do Olympiacos frente ao Asteras Tripolis

O Olympiacos bateu o Asteras Tripolis por 3-0, na jornada 17 da Liga Grega. Gelson Martins marcou e Clayton Silva estreou-se pelo conjunto grego.

Pesadelo para o Rio Ave: Brandon Aguilera falha o que falta da época e Cezary Miszta em situação complicada

O Rio Ave confirmou que Brandon Aguilera vai falhar tudo o que falta de 2025/26 e Cezary Miszta está a contas com problema complicado.