O Passado Também Chuta: Giacinto Facchetti

o passado tambem chuta

Helénio Herrera, como treinador, não sabia só criar uma equipa praticamente do nada; era capaz de ver um jogador e transformá-lo. O caso que mais relevância alcançou chama-se Giacinto Facchetti. HH deitou-lhe o olho, ainda que fosse um atacante. Pegou nele e colocou-o como lateral-esquerdo. Os primeiros jogos foram dubitativos. No entanto, Facchetti teve a sorte de ter um treinador que sabia o que estava a fazer e que disse: “Facchetti será importantíssimo no meu Inter”… O tempo não se fez esperar. Ganhou consistência defensiva e não se esqueceu de como correr toda a linha lateral com velocidade e qualidade de toque de bola. Facchetti transformara-se no primeiro lateral italiano que percorria a linha e num dos melhores laterais do Mundo.

Tornou-se um jogador que cruzou a época gloriosa do Inter de Milão. Não quis outro clube e retirou-se como capitão da equipa. Quando o grande Eusébio ganhou a Bola de Ouro, a Bola de Prata foi parar às mãos de Giacinto Facchetti. Entre escolhas e nomeações ficou situado entre os vinte melhores jogadores do século XX superando, inclusivamente, outro ícone do futebol italiano e mundial, também lateral-esquerdo, Paolo Maldini. Sendo defesa, foi um jogador cheio de recursos e rematador. Rondou os cem golos durante a sua carreira e alcançou, no futebol italiano do fervor do catenaccio, a nada desprezível quantidade de dez golos numa época-campeonato.

Foi vice-campeão mundial com a sua seleção. Atingiu o avultado – e mais para a época – número de noventa e quatro internacionalizações. Ganhou com a seleção italiana o Campeonato Europeu de 1968. Rubricou todos os títulos como peça importante da década de 60 do Inter de Milão; arrecadou quatro Campeonatos de Itália; uma Taça de Itália; duas Taças Intercontinentais e duas Taças dos Campeões Europeus. Jogou dezoito anos no seu Inter, desde 1960 até 1978. A sua corpulência, a sua técnica e o seu savoir faire permitiram-lhe retirar-se como líbero, tal como o seu herdeiro no futebol italiano e mundial Paolo Maldini. Posteriormente, Facchetti continuou no caminho da surpresa e da inovação.

Com Sandro Mazzola   Fonte: imageshack.us
Com Sandro Mazzola
Fonte: imageshack.us

Enveredou pelo dirigismo. Sem sair do clube da sua vida, foi ocupando e desempenhando com êxito posições importantes na instituição. Finalmente, em 2004, ocuparia a presidência do Inter de Milão. Foi, como é evidente, o primeiro jogador a ocupar este cargo no clube. Tristemente, passados dois anos faleceu atacado por um tremendo cancro do pâncreas. Foi-se uma lenda da época mais gloriosa do Inter. Desapareceu do mundo dos vivos alguém que durante a sua vida foi batendo marcas com elegância. Durante a sua dilatada carreira de futebolista apenas uma vez sentiu a sensação de ser expulso dos relvados. Sendo defesa, este dado diz quase tudo da sua qualidade e capacidade. Não esfolava pernas; jogava e era um mestre na arte do corte. O futebol é um jogo onde também os defesas alcançavam reconhecimento e prémios de prestígio internacional; a sua Bola de Prata, competindo apertadamente com o mito Eusébio, é o exemplo vivo. O futebol não é composto, exclusivamente, por Ronaldos, Messis ou Ribérys…

José Luís Montero
José Luís Montero
Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest perto de fechar alvo do FC Porto neste mercado

O Nottingham Forest está muito perto de fechar a contratação de Oleksandr Zinchenko. O jogador já foi apontado ao FC Porto e pertence aos quadros do Arsenal.

As palavras emocionantes de Florentino no momento da despedida do Benfica: «Foram anos de crescimento»

Florentino Luís já despediu do Benfica. O médio português foi emprestado ao Burnley, com cláusula de compra obrigatória.

Famalicão anuncia contratação de Gonzalo Pastor

O Famalicão anunciou a contratação de Gonzalo Pastor. O jogador chega proveniente do Catellón, equipa da La Liga 2.

Vitória SC perde mais um jogador influente depois de Tomás Handel

O Vitória SC prepara-se para perder dois dos jogadores mais importantes da equipa: além de Tomás Handel, também Tiago Silva está de saída.

PUB

Mais Artigos Populares

As primeiras palavras de Jakub Kiwior como reforço do FC Porto

Jakub Kiwior foi confirmado como reforço do FC Porto. O defesa internacional polaco falou pela primeira vez em Portugal.

La Vuelta a España #1: Tudo como esperado

Ao final da primeira semana de Vuelta, Jonas Vingegaard, Jasper Philipsen e Juan Ayuso já somaram vitórias de etapas e a camisola vermelha está entregue

Foi apontado ao Sporting mas recusou todas as propostas para ficar no AC Milan

Santiago Giménez decidiu ficar no AC Milan. O avançado mexicano optou por rejeitar todas as ofertas que recebeu neste mercado.