📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Zé Luís e o preconceito ao jogador “português”

- Advertisement -

Tosco é, por estes dias, o adjetivo que mais vezes se tem visto associado ao nome de Zé Luís por essa ‘bluegosfera’ fora, assim que o caboverdiano foi fortemente associado ao FC Porto como sendo uma aposta de Sérgio Conceição para a frente de ataque em 2019/2020.

Ridículos. Absolutamente ridículos e dispensáveis os comentários depreciativos de que Zé Luís tem sido alvo. E tudo porque não vem da Argentina ou do Brasil e não marca três golos em cada remate que faz à baliza. O ponta de lança tem um passado de meia dúzia de épocas associado ao futebol português e talvez resida aí a desconfiança com que os adeptos encaram esta possível aquisição.

O argumento de que não marca golos e é avançado de equipa pequena rapidamente é contradito pela força dos números. Zé Luís é profissional há cerca de dez anos e, na sua carreira, já representou quatro clubes: Gil Vicente FC, SC Braga, Videoton e Spartak Moscovo. Neste momento, encontra-se contratualmente ligado à equipa russa, onde ao cabo de quatro épocas apontou 36 golos em 109 jogos. No SC Braga, em duas épocas e meia, balançou as redes em 20 ocasiões, num total de 62 jogos. A experiência na Hungria, ao serviço do Videoton, resultou em 15 golos ao longo de 38 jogos. Já no Gil Vicente FC, a porta de entrada em Portugal, apontou 21 golos em 48 jogos, distribuídos por duas épocas e meia. Se apresenta este currículo em ‘equipas pequenas’ seria interessante perceber o que pode oferecer num clube de topo europeu.

Sérgio Conceição precisa de soluções para a frente de ataque
Fonte: FC Porto

Convém ter em atenção que a estreia como profissional, em Barcelos, aconteceu com 19 anos e os números que apresentou, com tão tenra idade, despertaram de imediato a cobiça, levando a que SC Braga, primeiro, e Spartak Moscovo, depois, investissem um e 6,5 milhões, respetivamente.

As características que há uma década já apresentava nos relvados portugueses viriam a confirmar-se e, hoje, Zé Luís parece-me, caso se concretize, uma excelente aquisição para o FC Porto. Um jogador com uma estampa física impressionante, rápido, com excelentes movimentações entre os defesas (muito forte na antecipação) e com uma capacidade acima da média para o futebol aéreo.

Desembolsar 10 milhões de euros por um jogador que completa 29 anos em janeiro também me parece algo exagerado,  é verdade, mas não estamos em tempos de facilitismos e as campanhas de Zé Luís falam por si. O FC Porto precisa de um ‘matador para ontem.

Foto de Capa: SC Braga

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Viktor Gyokeres bate Alexander Isak e é eleito o melhor avançado sueco do ano pela terceira vez consecutiva

Viktor Gyokeres conquistou o galardão de melhor avançado sueco do ano. Avançado trocou o Sporting pelo Arsenal no verão.

Victor Froholdt supera Morten Hjulmand e conquista o prémio de Futebolista Dinamarquês do Ano

Victor Froholdt foi eleito pelos colegas de profissão como o melhor futebolista dinamarquês de 2025. O jogador do FC Porto sucede a Morten Hjulmand e faz história no país natal.

Por um triz | Santa Clara 2-3 Sporting

No Sporting, a principal nota de novidade esteve na disposição ofensiva, com Maxi Araújo a surgir no lado direito do ataque

Benfica segura Prestianni: eis o ponto de situação após interesse do River Plate

O Benfica segura Gianluca Prestianni. River Plate mostrou interesse no avançado argentino, mas águias fecharam a porta.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa: «Queremos continuar a lutar por todos os troféus em todas as competições. Repito: em todas as competições»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Líder das águias está motivado para 2026.

Rui Costa e a situação financeira: «O Benfica District vai ser estratégico nessa caminhada»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Entre os temas, foi abordado objetivo de chegar aos 500 mil sócios.

Rui Costa quer atingir os 500 mil sócios: «Reforçar a afirmação do Benfica como maior clube do mundo»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Entre os temas, foi abordado objetivo de chegar aos 500 mil sócios.