Houston Rockets: Os prós e contras da mais recente dupla de MVP’s

- Advertisement -

Enfim juntos! Sete anos depois de James Harden ter deixado Oklahoma em direção a Houston, Russell Westbrook faz o mesmo e será novamente colega de equipa de Harden. Um prémio de MVP para ambos e zero chegadas às finais depois, será que juntos conseguirão novamente chegar a essa fase da temporada, tal como fizeram com Kevin Durant em OKC, no ano de 2012?

Começamos pelos contras desta parceria, talvez para acabarmos de uma maneira esperançosa para os adeptos de Houston. Westbrook não é Chris Paul. Não defende nem lê o jogo como o base pelo qual foi trocado. Imprime mais velocidade ao jogo e não forçará Harden a fazer tantos jogos “sozinho” por estar sempre lesionado, mas não oferece o comando defensivo nem pensa três movimentos à frente como CP3. Para Westbrook só há uma velocidade e é a velocidade máxima e não é bem isso que estes Rockets fazem.

Para além disso, todos sabemos que o jogo dos Rockets se baseia muito no drible de Harden e na capacidade dos outros quatro jogadores em campo acertarem os seus triplos (esqueçamos que os Rockets não foram às finais de 2018 por falharem vinte e sete triplos seguidos no jogo sete, em casa, com os Warriors). Ora, Westbrook é mau a lançar de três. Não há cá paninhos quentes, é mau e vai lançar ainda mais em Houston. Porque todos os jogadores que ali chegaram, lançaram mais vezes da linha de 3. Todos!
MVP’s em anos consecutivos (2017 e 2018), Harden e Westbrook voltam a encontrar-se depois de terem representado os Thunder
Fonte: NBA

Por outro lado, é uma boa notícia para os Rockets terem dois jogadores que necessitam tanto da bola. “Ah, mas só há uma bola e eles são dois”. Sim e não. Eles não estarão sempre em campo ao mesmo tempo e está provado que jogadores com vários toques na bola durante o jogo mantêm os seus números mesmo quando se juntam a alguém que gosta de ter bola. O que acontece é que os seus colegas terão menos bola, mas quando a diferença no nível de talento de Harden e Westbrook para os seus colegas é tão grande, não será isto uma boa notícia?

Westbrook oferece ainda novas nuances ao esquema de Mike D’Antoni. Sem Harden em campo, o ritmo vai aumentar certamente e as equipas que se concentrarem demasiado em Harden vão deixar um jogador explosivo pronto a receber a bola. Com espaço… Para além disso, há a possibilidade de começar a usar Westbrook como bloqueador quando Harden tem a bola.

Estão a ver o que faz Draymond Green nos Warriors após bloqueios, com todo o espaço que tem? Pronto. Imaginem isso com o jogador que mais assiste na NBA. Um constante 4×3 de Westbrook para com as defesas contrárias que vão, mais vezes do que o contrário, fazer 2×1 em James Harden. É uma arma interessante.

Pode dar asneira? Claro que sim. Mas se há coisa que Daryl Morey tem feito é arriscar desde que se tornou GM dos Rockets. Chris Paul não resultou, mas esteve quase, não fossem as lesões. Sinceramente, para uma equipa que não põe os pés nas finais há 25 anos e que viu o maior rival no Oeste perder um ativo valioso (e ter outro lesionado o ano todo), qual é o risco desta troca? Pode não resultar, mas pode muito bem ser o início de uma bela história para D’Antoni e os Rockets.

Foto de Capa: NBA

artigo revisto por: Ana Ferreira

António Pedro Dias
António Pedro Diashttp://www.bolanarede.pt
Tem 22 anos, é natural de Paços de Ferreira e adepto do SL Benfica. Desde muito pequeno que é adepto de futebol, desporto que praticou até aos 13 anos, altura em que percebeu que não tinha jeito para a coisa. Decidiu então experimentar o basquetebol e acabou por ser amor à primeira vista. Jogou até ao verão passado na Juventude Pacense e tem o Curso de Grau I de treinador de basquetebol desde os 19. O gosto pela NBA surgiu logo quando começou a jogar basquetebol e tem vindo a crescer desde então, com foco especial nos Miami Heat.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois do apuramento do PSG para a final da Champions League

O PSG está na final da Champions League. Depois desta meia-final, França e Alemanha somaram pontos no Ranking UEFA.

Benfica define preço exigido por Sidny Cabral depois do interesse do Trabzonspor

O Benfica quer receber 10 milhões de euros com a transferência de Sidny Cabral. Ainda assim, águias pretendem esperar pelo Mundial 2026.

Hidemasa Morita a um passo do Leeds United: eis a duração do contrato do médio do Sporting no clube da Premier League

Hidemasa Morita está muito perto de rumar ao Leeds United. Médio do Sporting vai mesmo cumprir o sonho de jogar Premier League.

João Neves reage ao apuramento do PSG para a final da Champions League: «Os meus parabéns ao Bayern Munique, a seguir a nós, a...

João Neves reagiu ao empate entre PSG e Bayern Munique e à qualificação da equipa francesa para a final da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa nacional afasta Dion Beljo do FC Porto

Dion Beljo chegou a ser associado ao FC Porto, mas não entra nos planos dos azuis e brancos conforme avança a imprensa nacional.

Está definida a final da Champions League: quando e onde vai ser jogado o PSG x Arsenal?

Já é conhecida a constituição da final da Champions League. O PSG e o Arsenal vão defrontar-se em Budapeste para averiguar o vencedor.

AS Mónaco quer manter Ansu Fati e já se sabe quanto vai pagar ao Barcelona

O AS Mónaco quer contratar a título definitivo Ansu Fati, estando disposto a pagar a cláusula de opção de compra pelo jogador.