GP da Bélgica: Finalmente, Charles!

- Advertisement -

Naquele que foi um dos fins de semana mais negros dos últimos anos da Fórmula 1, após o falecimento de Anthoine Hubert na corrida de Fórmula 2 de sábado, Charles Leclerc (Ferrari) conseguiu a sua primeira vitória na Fórmula 1, um momento agridoce para o monegasco tendo em conta a sua amizade com o piloto francês. O piloto da Ferrari aguentou uma investida tardia de Lewis Hamilton (Mercedes) que terminou no segundo lugar do pódio seguido de Valteri Bottas (Mercedes).

A primeira volta cumpriu a tradição de Spa-Francorchamps, com um pouco de caos, sendo os mais afetados pela confusão Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) e Max Verstappen (Red Bull) que chocaram na primeira volta, com o holandês a retirar-se com danos na suspensão. Um incidente onde a culpa não pode ser colocada totalmente em nenhum dos lados, Kimi não conseguia ver Max e o piloto da Red Bull apenas atacou um espaço aberto, que do nada foi fechado.

Após o período do Safety Car, Leclerc e Vettel tentaram criar uma vantagem segura, mas em ritmo de corrida os Mercedes apenas perdiam nas retas, tendo uma clara vantagem no segundo setor que possui mais curvas. Vettel foi o primeiro a agir para mudar de pneus quando os macios começaram a ceder, e com os médios mostrou-se bastante mais rápido do que o colega de equipa. Tão rápido que quando Charles parou para mudar de pneus, Vettel passou para a frente da corrida, o que não durou muito tempo, graças aos pneus mais frescos de Leclerc, e ao facto de a Ferrari tomar a decisão estratégica acertada, dizendo a Vettel para ceder a posição a Charles.

Sebastian Vettel a ceder passagem a Charles Leclerc…
Fonte: Formula 1

Já por várias vezes nesta temporada a Mercedes provou que o seu carro é muito superior a cuidar dos pneus, e notou-se uma clara diferença quando estes passaram ao ataque, sendo muito mais rápidos do que Sebastian Vettel, que acabou por fazer o papel de segundo piloto e atrasar os ‘flechas de prata’. Com os pneus a voltar a ceder, Sebastian voltou às boxes para uma segunda paragem, que lhe permitiu conseguir a volta mais rápida e um ponto extra.

A quinta posição teria ido para Lando Norris (Mclaren), que fez uma corrida muito solitária e segura, porém uma falha do motor na última volta fez com que essa posição fosse cedida a Alexander Albon (Red Bull), que começou no fundo da tabela, mas subiu para quinto após várias ultrapassagens fascinantes.

Alexander Albon a deixar uma impressão muito boa na primeira corrida pela Red Bull.
Fonte: Formula 1

O sexto lugar ficou para Sergio Perez (Racing Point), o melhor resultado da temporada para o mexicano, num fim de semana onde o carro se apresentou muito mais rápido, e finalmente ao nível do topo do pelotão. Daniil Kvyat (Toro Rosso) fez uma corrida silenciosa, mas muito eficaz, começando em 19º, e terminando em sétimo. Mais uma prova da fantástica consistência e velocidade do russo. Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) teve nas mãos o seu melhor resultado da carreira em oitavo, mas despistou-se na última volta da corrida, sobrando a posição para Nico Hulkenberg (Renault).

A nona posição ficou para Pierre Gasly (Toro Rosso) , que fez uma excelente corrida, com bonitas batalhas, e mostrou que o problema foi a adaptação à Red Bull, pode ser que consiga reconstruir-se de novo na Toro Rosso. A fechar os pontos tempos Lance Stroll (Racing Point), que foi mais um dos que receberam penalizações na qualificação, mas se apresentaram em grande durante a corrida.

Para quem dizia que a Fórmula 1 estava em declínio na qualidade das corridas, tem outra prova de que não é verdade. Já vamos em cinco corridas em que a qualidade é no mínimo boa. Este Grande Prémio da Bélgica foi mais um exemplo, uma corrida muito tensa na frente, com os primeiros lugares em disputa até à última curva, muita intriga tática e com grandes batalhas pelo resto da tabela. Que continue assim.

Homenagem a Anthoine Hubert (nº19 na F2) na volta 19 da corrida.
Fonte: Formula 1

É pena que sobre este fim de semana paire a sombra da morte de um piloto que, muito possivelmente, iria subir à Fórmula 1 no futuro. Não se pode descontrair, por muitas medidas de segurança que se implementem, é sempre um desporto com veículos a mais de 300 quilómetros por hora. Todos estes pilotos que agarram um volante, são como disse Lewis Hamilton, heróis. Anthoine Hubert era um jovem com imenso potencial, e estará no pensamento de todos os fãs de desporto motorizado, que desejam certamente muita força para a família e aqueles que lhe eram próximos. Descansa em paz, Anthoine.

Foto de Capa: Formula 1

Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tribuna VIP: Quando o treinador percebe que já não controla o contexto

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.

Neemias Queta com números inéditos na NBA desde 1989 na derrota dos Boston Celtics contra os Denver Nuggets

Neemias Queta chegou aos 20 ressaltos na derrota dos Boston Celtics diante dos Denver Nuggets na NBA. Exibição de gala do poste português.

Benfica x Braga: Uma defesa de papel e um Rodrigo Zalazar de gala acabaram com a invencibilidade interna das águias

O Benfica de José Mourinho chegou a Leiria com um registo de 22 jogos sem perder nas competições nacionais. Contudo, a meia-final da Taça da Liga revelou-se um teste de realidade penoso para as águias.

Kenneth Taylor chega a princípio de acordo e prepara-se para deixar o Ajax e encontrar novo clube

Kenneth Taylor está a caminho da Lazio como substituto de Mattéo Guendouzi. Médio neerlandês vai deixar o Ajax.

PUB

Mais Artigos Populares

Gian Piero Gasperini exige reforços e pede à AS Roma contratação de avançado português

Gian Piero Gasperini quer ver reforços chegar à AS Roma e tem preferência. Fábio Silva é o nome de maior agrado para o ataque do treinador.

Darren Fletcher elogia avançado do Manchester United: «Mostrámos um vídeo com os seus movimentos e golos, para mostrar que ele precisa de continuar a...

Darren Fletcher analisou o empate entre o Manchester United e o Burnley. O treinador dos red devils falou de Benjamin Sesko.

Darren Fletcher sucedeu a Ruben Amorim no Manchester United e empatou na estreia: «Criámos mais do que o suficiente para vencer»

Darren Fletcher analisou o empate entre o Manchester United e o Burnley. O treinador dos red devils mostrou-se frustrado com o resultado final.