📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Mudam-se os tempos, mantêm-se as vontades

- Advertisement -

O FC Porto versão 2019/2020 chega à segunda paragem para seleções a realizar uma época titubeante. Vai alternando vitórias e momentos de algum brilhantismo com derrotas graves e gravosas e exibições inexplicáveis. Importa, então, perceber a performance relativa do FC Porto tendo como base de comparação a última temporada.

Numa perspetiva resultadista, ao cabo de 6 jornadas de campeonato, o FC Porto tem exatamente os mesmos pontos. No ano passado perdera em casa contra o Vitória SC num jogo a contar para a terceira jornada e este ano perdeu em Barcelos no jogo inaugural. Curiosamente, o sétimo jogo trás, este ano, tal como no ano passado, o desfio de jogar contra um dos primeiros classificados. Em 2018/2019 os portistas foram jogar e perder ao Estádio da Luz (lembro que este ano os comandados de Sérgio Conceição já venceram neste estádio) e, na presente temporada, ditou o sorteio que defrontassem o líder Famalicão no Estádio do Dragão.

Na Taça da Liga, apesar de na perspetiva dos três grandes e do SC Braga ser uma prova em fase embrionária, o FC Porto acaba por se encontrar em melhor posição, uma vez que bateu há semanas o Santa Clara na primeira jornada do grupo e há um ano empatara com o CD Chaves. Ambos os jogos realizados em casa.

Restam as competições europeias. O FC Porto levava 4 pontos conquistados em dois jogos disputados na fase de grupos da Liga dos Campeões (acabaria essa fase com pontuação recorde) e tem, agora, 3 pontos na Liga Europa com o mesmo número de jogos disputados.

Ao cabo de 6 jornadas, o FC Porto conquistou os mesmos 15 pontos que havia conseguido na época passada
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

A primeira grande diferença é precisamente essa. O FC Porto falhou um dos objetivos principais da temporada (numa perspetiva financeira talvez o principal) e não foi capaz de garantir um lugar na Liga dos Campeões 2019/2020. Uma derrota caseira com caráter de humilhação frente ao Krasnodar atirou os dragões para a Liga Europa.

No que concerne ao plantel pode dizer-se que o FC Porto iniciou a presente época com níveis de instabilidade superiores. Se na temporada passada conseguiu manter a grande maioria dos jogadores, este ano vários jogadores deixaram o clube, obrigando à restruturação do plantel e do onze. Deram-se mudanças em todos os setores. Na baliza (Marche entrou para o lugar de Casillas), no centro da defesa (Militão e Felipe dão lugar a Pepe e Marcano), no meio-campo (Herrera entregou a batuta a Uribe), nas alas ofensivas (Luís Diaz e Nakajima vêm disputando o lugar de Brahimi) e, até, no eixo do ataque (Zé Luís vai merecendo a confiança do treinador). Não deixa, também, de ser curioso e alarmante perceber que os problemas na lateral direita da defesa que vinham do ano passado se mantêm e que Alex Telles e Marega continuam a ter que disputar todos os minutos de todos os jogos.

No que concerne ao jogo jogado, a ideia mantém-se a mesma. Apesar de jogadores como Nakajima ou Uribe garantirem maior qualidade na circulação a vertigem e o vício da profundidade continuam a ser pedra basilar do jogo da equipa. Está visto que é a forma como Sérgio Conceição vê o futebol e não vai mudar, portanto, não adianta continuar a trazer este assunto à baila. O treinador portista, ganhe ou perca, fá-lo-à agarrado às suas ideias e convicções. Aos portistas, gostem mais ou menos do estilo, admirem mais ou menos a forma de jogar da equipa, resta confiar no seu timoneiro e, verdade seja dita, não há razão para que assim não seja. Com todos os seus defeitos e qualidades, o que é certo é que o FC Porto tem sido competitivo em todas as frentes desde a sua chegada ao clube, pese embora o reflexo em termos de títulos seja escasso.

Assim, não obstante o facto de poder dizer-se que é demasiado cedo para balanços ou balancetes, há já alguma matéria que permite comparar o FC Porto 2019/2020 com a sua versão do período homólogo e perceber que, apesar da mudança dos tempos, vão-se mantendo algumas vontades.

Foto de capa: FC Porto

Revisto por: Jorge Neves

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ittihad de Sérgio Conceição derrotado em casa pelo Al Al Ahli

Sérgio Conceição continua à procura da primeira vitória da Liga Saudita, após o Al Ittihad ser derrotado em casa pelo Al Ahli por 1-0.

Vitória SC bate Tondela já nos descontos e sobe ao sétimo lugar

O Vitória SC venceu o Tondela por uma bola a zero durante este sábado, num encontro válido pela 11.ª jornada da Primeira Liga.

Antoine Griezmann sai do banco para bisar na vitória do Atlético de Madrid frente ao Levante

Este sábado, o Atlético de Madrid recebeu o Levante na 12.ª jornada da La Liga, saindo com uma vitória por 3-1, com bis de Antoine Griezmann.

Arsenal tropeça frente ao Sunderland para a Premier League

O Arsenal foi ao norte de Inglaterra empatar contra o Sunderland 2-2, em jogo da 11.ª jornada da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Santa Clara x Sporting: eis os onzes iniciais para a partida da Primeira Liga

O Santa Clara e o Sporting entram em campo a partir das 20h30, num encontro válido pela 11.ª jornada da Primeira Liga.

Besiktas vence por 3-1 na visita ao Antalyaspor com golos de Jota Silva e Tiago Djaló

Este sábado, na 12.ª jornada da Liga Turca, o Besiktas bateu o Antalyaspor por 3-1, com golos de Rafa Silva e Tiago Djaló.

Nicolás Otamendi não seguiu o caminho dos colegas e votou no Estádio da Luz

Nicolás Otamendi já votou para as eleições do Benfica. 2.ª volta das eleições presidenciais coloca Rui Costa e João Noronha Lopes frente a frente.