Falar do Campeonato do Mundo de Endurance para mim é falar de horas e horas perdidas a ver carros a serem testados ao máximo. São carros que me fazem sonhar. Quando vejo um Porsche 911 RSR ou um Ferrari 488 GTE Evo é algo que me fica na imaginação e nos meus sonhos.
Mas, esses são os GT3, os mais parecidos aos carros do dia a dia, mas que de parecidos não têm nada. Cresci com os LMP1 a dar voltas ao circuito de Le Sarthe e a serem os mais rápidos, mas, apesar de ter crescido com a categoria LMP1, com os Peugeot, Audi, Porsche e Toyota, acho que desde a saída do projeto da Porsche dos LMP1 que o FIA WEC ficou muito pobre, com apenas a Toyota com um carro de motorização hibrida. A Rebellion Racing, que corre com o Rebellion R13 – Gibson e o Team LNT, que corre com dois Ginetta G60-LT-P1-ERA, ambos de motorização não-hibrída, só este ano é que podem levar luta aos Toyota, devido ao EoT (Equivalence of Technology) e ao BoP (Balance of Performance).
Mas, na minha opinião, parece existir luz ao fundo do túnel. A chegada da classe dos Hipercarros, que substituirão os LMP1 em 2020/2021 é algo, que pelo menos, pelos conceitos lançados por algumas marcas, parece muito interessante.
Apesar da confusão inicial, pensando-se que os hipercarros teriam de ter o seu suporte num carro de estrada já existente, afinal, não é assim. Exemplo da Peugeot – é o carro que está na foto de capa deste artigo – que garanto-lhe, caro leitor, não tem um daqueles nos concessionários mais próximos de si.
Apesar disso, o Conselho Mundial da FIA requer que exista uma ligação a um construtor. Mas, é algo que, mais uma vez, ainda não está bem claro. Por exemplo, já anunciadas estão a Peugeot, a Toyota e a Aston Martin. Todos conhecemos, todos sabemos que não têm problema com esta regra. Mas, quem conhece a Glickenhaus? É uma empresa americana, registada no seu país. Ou seja, deverá ligar-se a um fornecedor de motores, provavelmente.
Também existe os alemães da ByKolles, sendo que estes devem mesmo associar-se a um construtor. Mas ainda não se sabe muito sobre o seu programa.
Ou seja, a cerca de um ano, o que sabemos? Sabemos da Toyota, que já confirmou a participação com dois GR Super Sport, sendo baseado em versão de estrada.
A Aston Martin também já apresentou o seu projeto. Em conjunto com Adrien Newey, da Red Bull Racing, fizera o Valkyrie, que foi construído pela Multimatic, que mais recentemente esteve presente no projeto de GTs da Ford.
A Glickenhaus também quer chegar ao FIA WEC com dois carros, dois SCG 007. Em princípio, rumores circulam de que será um motor Alfa Romeo.
Como disse em linhas acima, pouco se sabe sobre o projeto da ByKolles Racing, que, em princípio, é uma das equipas que trabalha numa motorização híbrida
Já a Ginetta, que entrou este ano no WEC, tem os atuais G60-LT-P1 disponíveis para a temporada de 2020/21, mas nada mais se sabe.
A Rebellion Racing associou-se à Peugeot, mas não se sabe se os R13 podem continuar até que arranque o programa hipercarro da Peugeot. A Peugeot entra na época de 2022/23, e talvez participe já em Le Mans 2022. Recorde-se que Le Mans 2023 vai ser o centenário da competição.
A Brabham aponta para a nova classe dos Hipercarros com uma versão revista do BT62, mas não há ainda certezas quanto a programa em full-time.
Até agora falamos de carros e de marcas. Deixando essa parte para trás, vamos a algumas regras. Quero destacar que, em termos de regulamentos, existiu um limite da tecnologia e desenvolvimento, incluindo limites de distribuição de peso, tipo Fórmula 1. Assim, os carros LMP1 hibrídos atuais continuam a ser mais rápidos, mas, os custos são completamente diferentes. Algo muito positivo.
Por falar em perda de desempenho, os sistemas de suspensão interligados são proibidos, travões apenas por fio e apenas no eixo dianteiro. O peso aumenta para 1040 kg.
Estas são algumas regras para a nova classe dos Hipercarros que entra em vigor em 2020/2021. Por enquanto, o que vejo aqui é algo muito interessante, com cada vez mais marcas a tentarem chegar ao FIA WEC e animar as corridas de endurance.
Foto de Capa: Peugeot Sport
Artigo revisto por Joana Mendes