📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A nova vida de João Sousa

- Advertisement -

cab ténis

O dia 29 de Setembro de 2013 marcou o primeiro dia do resto da vida de João Sousa. O tenista português que se tornou o primeiro a vencer um título do ATP World Tour, etapa do circuito mundial, passará nos próximos tempos pela fase mais crucial da sua carreira, onde todos os tenistas portugueses falharam.

Esta não é a minha tentativa de ser o “advogado do diabo”, mas sim a de procurar clarificar que o próximo ano será extremamente exigente para João Sousa. Frederico Gil e Rui Machado, depois de atingirem o pico das suas carreiras, não conseguiram superar-se a si mesmos, caíndo no ranking e no nível exibicional. Acreditemos então que desta vez será diferente para o jovem João Sousa.

João Sousa em 2008  http://www.newsportevents.pt/
João Sousa em 2008
Fonte: newsportevents.pt

Em 2008, quando apareceu pela primeira vez em grande destaque após ultrapassar a qualificação do Estoril Open, João Sousa acabou derrotado nesse mesmo torneio, apenas frente a Frederico Gil, registando posteriormente resultados irregulares até ao fim da temporada. Ou seja, após o grande sucesso, João Sousa acabou por descer o nível das competições, procurando melhores resultados que, contudo, não foram alcançados.

É compreensível. O tenista vimaranense encontrava-se numa fase de crescimento em que a regularidade ainda não era a desejada; mas isto tudo para dizer que, após um grande sucesso, pode seguir-se um período de resultados “menos bons”.

Lembre-se que Frederico Gil, após atingir a final do Estoril Open, apenas alcançou os quartos-de-final do Masters de Monte Carlo, desaparecendo a partir daí, quer a nível exibicional, quer no ranking mundial, onde actualmente está fora do top500. Rui Machado, fustigado por lesões, depois de atingir o 59ºlugar do ranking e de ter vencido quatro torneios Challenger (uma espécie de 2ªdivisão do ténis) em 2012 ficou aquém das expectativas, aproveitando agora 2013 para tentar nova recuperação física e no ranking mundial.

João Sousa em 2013 www.record.xl.pt
João Sousa em 2013
Fonte: Record

Tudo isto para esclarecer que o ano de 2014 será um ano crucial para João Sousa. Não porque a sua carreira dependa da próxima temporada, nem porque o seu desempenho seja como o de Frederico Gil e Rui Machado a seguir aos anos de grande sucesso, mas sim porque 2014 será o ano em que terá mais pontos a defender. No ténis, o ranking mundial renova anualmente e, caso um tenista não consiga alcançar os resultados do ano passado, perde pontos; ou seja, João Sousa colocou a fasquia alta ao vencer um torneio do ATP World Tour, dois Challengers, uma final de um Challenger e uma meia-final de outro torneio do ATP Tour.

Para o ano que vem, João Sousa terá a sua prova de fogo ao mais alto nível. Será que vai conseguir afirmar-se como um tenista top50, ou, tal como Frederico Gil e Rui Machado, será “apenas” top100? Com uma boa ou má temporada, João Sousa merece, no entanto, a nossa compreensão na próxima temporada, mas sobretudo a crença de que conseguirá dar o salto qualitativo que o ténis português ainda não conseguiu a nível mundial.

Entretanto, muito obrigado por tudo, João!

Subscreve!

Artigos Populares

Depressão Cláudia atinge Estádio do Estoril Praia: eis como ficou

O Estádio António Coimbra da Mota, do Estoril Praia, foi afetado pela Depressão Cláudia. Situação já está normalizada.

Benfica empata com União de Leiria na Liga Revelação

O Benfica empatou com a União de Leiria a uma bola, no jogo relativo à 13ª. jornada da série B da Liga Revelação.

Kiwior comenta lesão de Jan Bednarek: «Soube imediatamente que ele teria de sair»

Jakub Kiwior falou sobre a lesão de Jan Bednarek. Defesa-central do FC Porto lesionou-se no jogo contra o Famalicão.

Strahinja Pavlovic rendido a jogador do AC Milan: «Devolveu-nos a confiança»

Strahinja Pavlovic teceu rasgados elogios a Luka Modric e à chegada do internacional croata ao conjunto rossoneri.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas deixa uma mensagem a Hulk pelos 500 golos na carreira: «Agradeço do coração tudo o que fizeste pela minha carreira»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, felicitou Hulk pelos 500 golos alcançados na carreira. Avançado brasileiro já passou pelo Dragão.

Arsenal prepara novo contrato para Mikel Arteta

Diretor desportivo do Arsenal já comunicou aos proprietários do clube os planos para segurar Mikel Arteta, durante mais alguns anos.

Adrien Silva regressa à Academia Cristiano Ronaldo: «Grande parte do meu caráter enquanto homem formou-se aqui»

Adrien Silva, antigo capitão do Sporting, recordou os anos de formação no clube e agradeceu a Aurélio Pereira pela influência decisiva na carreira.