📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Com a baliza inviolável, a caminhada rumo ao título está mais fácil

- Advertisement -

Faltam cinco jogos para o campeonato terminar e o FC Porto só precisa de três vitórias para voltar a ser campeão nacional, numa temporada atípica. Após o regresso do campeonato, a equipa de Sérgio Conceição soma três vitórias, uma derrota e um empate. No entanto, para além destes números, há uma estatística que deve ser evidenciada: os quatros jogos consecutivos sem sofrer golos. Um registo inédito esta temporada que mostra um FC Porto mais consistente no setor defensivo.

Esta época, a equipa do FC Porto ainda não tinha conseguido estar quatro jogos consecutivos sem sofrer golos, um marco que atingiu na Mata Real depois de ter vencido o FC Paços de Ferreira por 1-0, na última jornada. O melhor que a equipa de Sérgio Conceição tinha conseguido até então tinham sido três jogos consecutivos sem sofrer golos a contar para todas as competições. Conseguiu esse feito três vezes, mas só agora conseguiu os quatros jogos de baliza inviolável.

Com a baliza inviolável, a caminhada rumo ao título está mais fácil. Conseguiu esse feito três vezes, mas os quatros jogos de baliza inviolável.
Na Mata Real, diante do FC Paços de Ferreira, o central marcou o golo decisivo e ajudou a equipa a prolongar o registo de quatro jogos consecutivos sem sofrer golos
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Depois da derrota em FC Famalicão (2-1), Marchesín não consentiu mais golos na baliza portista. Muito mérito para o guarda-redes, mas também para a linha defensiva, que aliás sofreu várias alterações no decorrer das jornadas. No regresso do campeonato, o treinador já não pôde contar com Marcano, que sofreu uma rotura de ligamentos e é baixa para muitos meses. Só aí já trouxe mudanças, com a inclusão de Mbemba ao lado de Pepe. A dupla de centrais foi aliás a única que se manteve intacta na defesa, isto porque o lado esquerdo já contou com Alex Telles, Manafá e Diogo Leite. Assim como o lado direito que já teve Corona, Manafá e a estreia de Tomás Esteves. Apesar deste registo de muita instabilidade – devido a lesões e castigos -, que obrigou a várias trocas constantes, a equipa portista revelou maturidade e capacidade de superação que a tornou a equipa menos batida do campeonato, com apenas 18 golos sofridos.

Em dois jogos – contra o CS Marítimo e FC Paços de Ferreira – a equipa apenas venceu pela margem mínima (1-0), o que significa que o setor defensivo tem cada vez mais impacto, especialmente se analisarmos que no último jogo, na Mata Real, foi o central Mbemba o autor do golo decisivo. Na equipa de Sérgio Conceição, quem marca mais são os defesas e são também eles os responsáveis por haver tão poucos golos sofridos. É caso para dizer que quem tem a defesa portista tem (quase) tudo.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.