📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Utilização de 3 médios: uma possibilidade?

- Advertisement -

Com a nova tática implementada por Rúben Amorim, surgiram alguns aspetos positivos. Porém, realçaram-se, também, algumas lacunas, nomeadamente na construção de jogo. Como referi num outro artigo que escrevi para o Bola na Rede sobre Wendel, os dois médios que atuam na equipa do Sporting CP têm um papel mais preponderante sem bola do que com ela no pé. Os adversários pressionam muito os dois homens do meio campo, obrigando-os a jogar, quase sempre, ao primeiro toque. Desta forma, a formação de Alvalade é obrigada a recorrer às alas, utilizando-as como o principal motor ofensivo da equipa.

No meu ponto de vista, o meio campo é a alma de uma equipa de futebol. É lá que se encontra o equilíbrio (ou falta dele), algo que é decisivo no sucesso (ou insucesso) tático.

Penso que seria benéfico acrescentar um terceiro homem ao meio campo da equipa de Rúben Amorim. Não digo que fosse logo de início, até porque já se viu que o jovem técnico não abdica do 3-4-3, mas sim num cenário em que o Sporting precise de uma mudança de estratégia e alteração nas movimentações. Uma das características negativas que aponto a Rúben Amorim é a falta de adaptabilidade ao jogo. Muitas vezes, o Sporting CP encontra-se neste cenário e o treinador limita-se a trocar os jogadores, mantendo a formação.

Somando um homem ao meio campo, o Sporting CP teria outro estilo de jogo. Em vez dos três jogadores da frente, teria um mais atrás (estilo número 10) e dois avançados móveis. Jovane poderia dar profundidade no centro do terreno (ou Plata), fugindo para as alas quando necessário; Sporar continuava como avançado trabalhador, servindo o apoio frontal à equipa; enquanto que Vietto ou até mesmo Pedro Gonçalves (nova contratação) desciam no momento da construção e atacavam a área no último terço do campo. A utilização do 3-4-1-2 oferecia outra dinâmica à equipa, algo que poderia baralhar e desequilibrar a formação adversária.

Exemplos de sucesso com táticas semelhantes são o BVB Dortmund e o FC Internazionale Milano. O clube alemão varia entre 3-4-3 e 3-4-1-2, enquanto que o Inter utiliza o 3-5-2. É certo que os dois têm mais do que matéria prima para executar as diferentes formações. Não descartando o facto de o Sporting CP ter um plantel desequilibrado, penso que Rúben Amorim deveria também pensar em mais um plano de jogo para atacar a temporada 2020/2021.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

AC Milan ‘blinda’ Alexis Saelemaekers com contrato de longa duração até 2031

O AC Milan segura Alexis Saelemaekers por mais seis anos, elogiando o seu espírito de sacrifício e papel fundamental na conquista da última Serie A.

Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli ao FC Porto x Famalicão para a Taça de Portugal

Francesco Farioli vai falar aos jornalistas nesta quarta-feira pelas 12h45 em antevisão ao FC Porto x Famalicão. Jogo relativo à Taça de Portugal.

Já é conhecido a vencedora do melhor golo no Futebol Feminino: «Um brilhante pontapé de escorpião reverso»

Lizbeth Ovalle é a vencedora do Prémio Marta do FIFA The Best 2025, que corresponde ao melhor golo do ano no futebol feminino.

Prémio Fair-Play do FIFA The Best 2025 já tem dono: eis a história

Andreas Harlass-Neuking venceu o prémio Fair-Play do FIFA The Best 2025. Médico alemão do Regensburg salvou a vida de um adepto.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes: «Há um jogador na Seleção que é muito mais chato do que eu, mas é politicamente correto»

Bruno Fernandes deu uma entrevista ao Canal 11. Médio do Manchester United falou sobre a postura de Bernardo Silva em campo.

Bruno Fernandes aborda relação com Ruben Amorim e conta brincadeira: «Igualzinho ao JJ»

Bruno Fernandes deu uma entrevista ao Canal 11. Um dos temas foi a relação com Ruben Amorim, técnico do Manchester United.

Bruno Fernandes sobre Rúben Neves e João Félix na Arábia Saudita: «Foram lá fazer grandes contratos e ainda podem voltar à Europa para jogar...

Bruno Fernandes falou sobre as situações de Rúben Neves e de João Félix. Médio do Manchester United reconhece-lhes grande qualidade.