📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting CP 22-21 HC Dobrogea: Leões atingem fase de grupos da EHF

- Advertisement -

A CRÓNICA: AFINAL A CHAVE ESTAVA NA BALIZA

O Sporting Clube de Portugal chega à fase de grupos da recém-criada EHF European League depois de duas batalhas frente aos romenos do HC Dobrogea Sud Constanta na segunda ronda de qualificação. Apesar do apuramento para a fase seguinte, os leões demonstraram várias lacunas nesta eliminatória que têm de ser analisadas pelo técnico Rui Silva.

O encontro começou com a equipa da casa por cima. Com uma defesa 6×0 aguerrida e que pressionava bastante a primeira-linha romena, os leões depressa chegaram a uma vantagem de dois golos (3-1), mas permitiram a recuperação visitante poucos minutos depois.

Devido a alguma lentidão na circulação de bola e ao uso excessivo do drible em situações de jogo organizado, o Sporting tinha muitas dificuldades em ultrapassar o forte bloco central do Dobrogea, que já na primeira mão colocara problemas. Para piorar a situação, quando conseguia criar situações de finalização, permitia a intervenção do guardião visitante, Ionut Iancu.

Aos 17 minutos de jogo, o Dobrogea chegou mesmo à vantagem pela primeira vez no encontro, e os verdes-e-brancos viam a sua tarefa ainda mais complicada, mas muito por culpa própria. Com o marcador a assinalar 10-12 ao intervalo, a turma de Alvalade contabilizava quatro bolas de golos que foram falhadas aos seis metros.

No segundo tempo, Rui Silva decidiu fazer algumas mudanças, colocando Salvador Salvador e Nuno Roque em campo para os lugares de Jens Schöngarth e Carlos Ruesga, mas quem entrou melhor foi mesmo a equipa de Djordje Cirkovic.

Esta tendência manteve-se durante alguns minutos, mas “bastou” um aumento da intensidade defensiva leonina para o conjunto da casa regressar à liderança do marcador – aconteceu à passagem dos 50 minutos, já depois de Frankis Carol receber ordem de expulsão por acumulação de exclusões de dois minutos.

Até ao final do encontro, Francisco Tavares foi a principal arma do Sporting, com o ponta a ser letal tanto na marcação de livres de sete metros, como em ataques rápidos.

Vendo-se a perder, o Dobrogea abriu mais a sua defesa de forma a condicionar o ataque sportinguista, mas ao fazê-lo abriu espaços que iam sendo aproveitados. O conjunto de Rui Silva ainda viu Nuno Roque receber cartão vermelho direto, mas soube gerir o resultado. Até ao final, Matevz Skok ainda defendeu um livre de sete metros que se tornou fulcral e, com isso, os leões conseguiram garantir a vitória por 22-21 e um lugar na fase de grupos da primeira edição da EHF European League.

 

A FIGURA

Fonte: Sporting CP

Francisco Tavares: O ponta-direita português foi letal da linha de sete metros e uma das chaves para esta vitória. Tapado por Djukic, Tavares aproveitou cada oportunidade, teve gelo nas veias nos momentos de maior intensidade, e garantiu este apuramento. Caso pudesse haver dois “homens-do-jogo”, o prémio seria dividido com Matevz Skok que fechou a baliza e segurou a vitória.

 

O FORA DE JOGO

Fonte: Sporting CP

Frankis Carol: O experiente lateral-esquerdo foi expulso por acumulação de dois minutos numa altura crucial do encontro e quando a sua equipa mais necessitava da sua experiência e talento. Apesar dos seis golos marcados, Frankis colocou em risco a continuidade do Sporting na competição quando foi expulso.

 

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

Dadas as dificuldades que enfrentou na primeira mão, o Sporting manteve o seu 6×0 defensivo tradicional, mas tornou-o mais móvel e agressivo no momento de pressionar a primeira linha romena.

Esta estratégia funcionou até certo ponto, mas o desgaste acabou por se fazer sentir e foi nessas alturas que os leões viram o Dobrogea crescer. Mais ainda, o aumento da intensidade e agressividade defensiva levou a um aumento no número de exclusões de dois minutos, o que podia ter sido determinante para o resultado do jogo e da eliminatória.

SETE INICIAL E PONTUAÇÕES

Matevz Skok (9)

Darko Djukic (6)

Jens Schöngarth (6)

Carlos Ruesga (6)

Frankis Carol (6)

Arnaud Bingo (6)

Tiago Rocha (5)

SUBS UTILIZADOS E PONTUAÇÕES

Théo Clarac (7)

Pedro Valdés (7)

Salvador Salvador (6)

Nuno Roque (7)

Francisco Tavares (8)

Manuel Gaspar (6)

 

ANÁLISE TÁTICA – HC DOBROGEA SUD CONSTANTA

A equipa romena foi fiel aos seus princípios e podia muito bem ter-se apurado para a fase de grupos. A defesa 6×0 condicionou e de que forma o ataque leonino, e no ataque iam conseguindo arranjar soluções, em grande parte graças à força de Vitaly Komogorov, lateral-esquerdo russo. Caso o Dobrogea tivesse aproveitado melhor os períodos de superioridade numérica, provavelmente estaríamos a falar da eliminação do Sporting.

SETE INICIAL E PONTUAÇÕES

Ionut Iancu (7)

George Buricea (6)

Vitaly Komogorov (7)

Zoran Nikolic (7)

Irakli Chikovani (5)

Nebojsa Simovic (5)

Ionut Ionita (6) 

SUBS UTILIZADOS E PONTUAÇÕES

Ciprian Sandru (6)

Igor Radojevic (5)

George Buricea (6)

Gabriel Ilie (6)

Fábio Chiuffa (6)

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.