📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto | A tática dos três centrais veio para ficar?

- Advertisement -

Neste sábado, o FC Porto venceu o Gil Vicente FC por uma bola a zero, naquela que foi uma vitória bem sofrida para os dragões. Evanilson fez a sua estreia a marcar de azul e branco, mas houve mais um dado que não passou em claro: a utilização de três centrais.

Estava tudo pronto para Hélder Malheiro apitar para o início do encontro até que os olhares fixaram-se para o posicionamento da equipa de Sérgio Conceição no relvado. Nada mais do que três centrais, três médios, dois médios alas e dois avançados. Maior estupefação de qualquer adepto era impossível.

Mais curioso ainda era o FC Porto não ter nenhum terceiro central de raiz. Sarr não jogou de início e Zaidu ocupou a vaga de terceiro central a jogar pela esquerda. Corona e Manafá encarregavam-se dos corredores. Uribe, Nakajima e Fábio Vieira dominavam o corredor central e davam o apoio a Evanilson e Toni Martínez.

Em suma, não só foi estranho este sistema tático como os intérpretes que integraram o onze portista. Nakajima não era titular no FC Porto desde março (a pandemia estava a entrar em Portugal!). Fábio Vieira começou a ter espaço nesta equipa. Evanilson e Toni Martínez caíram do céu. No entanto, creio que a única aposta falhada foi Toni Martínez que saiu ao intervalo não só pela ineficácia do sistema tático como por aquilo que não estava a conseguir oferecer à equipa.

Após os 90 e poucos minutos de ontem, creio que é possível afirmar que o sistema tático adotado por Sérgio Conceição não foi o mais indicado. Não digo isto por ser contra um sistema de 3 centrais, mas porque notou-se uma falta de entrosamento gritante entre a equipa. Claro que a presença de intérpretes novos não facilita nada esse entrosamento, mas juntar a isso um novo sistema tático acaba por deitar achas para a fogueira.

Foi claramente notório, sobretudo na primeira parte, a quantidade de passes falhados pelos jogadores do FC Porto. As jogadas e as combinações ofensivas morriam cedo e a equipa do Gil Vicente FC conseguia aproveitar os erros para chegar mais à frente e assustar Marchesín. Sérgio Conceição olhava para o banco, berrava para dentro de campo e notou-se uma equipa a começar a melhorar.

A melhor frase para descrever isto foi que o FC Porto quis surpreender o Gil Vicente FC, mas acabou por também se surpreender a si próprio. Claro que se Sérgio Conceição lançou esta equipa neste sistema tático é porque já tinha sido trabalhado durante a semana, mas as dificuldades foram muitas e se o resultado tivesse sido outro havia muito por explicar.

As minhas notas de rodapé vão também para o facto de Toni Martínez, na minha opinião, não ter qualidade para ser titular nesta equipa. A eterna ânsia para ver Taremi no onze inicial e o futuro de Felipe Anderson nesta equipa é algo para também ficarmos a saber.

É verdade que foi a primeira vez que o FC Porto se apresentou num sistema tático peculiar para o campeonato, mas já na quarta-feira anterior, em Manchester, Sérgio Conceição tinha surpreendido tudo e todos ao apostar num sistema com 3 centrais. As duas grandes diferenças foram o facto de não haver nenhuma adaptação e Sarr entrar para terceiro central pela esquerda, e os médios alas serem mais laterais que jogadores ofensivos. Logo, podemos afirmar que era uma linha de cinco.

Apesar da derrota, o FC Porto não “envergonhou” frente ao Manchester City FC, e o sistema tático não se desdobrou num 4-4-2 nem num 4-3-3 como no jogo frente ao Gil Vicente FC. Pep Guardiola ficou surpreendido com o sistema adotado pelos portistas, dando a entender que os dragões só tinham mudado neste encontro. Parece que Sérgio Conceição quis mostrar ao técnico espanhol que a linha de três centrais pode ter vindo para ficar…

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Wilfried Nancy assume comando do Celtic com contrato até 2027

Wilfried Nancy chega ao Celtic após conquistar MLS Cup, Leagues Cup e o prémio de Treinador do Ano nos Estados Unidos, sucedendo ao trabalho interino de Martin O’Neill e Shaun Maloney.

Um empate que se ajusta e que só faz o Norte sorrir | Benfica 1-1 Sporting

O Benfica e o Sporting empataram a uma bola na noite de sexta-feira, num encontro relativo à 13.ª jornada da Primeira Liga.

Lille segura Ayyoub Bouaddi até 2029

O Lille oficializou a continuidade de um dos maiores talentos da sua formação. Ayyoub Bouaddi prolongou o vínculo com o clube até 2029.

Manchester United de Ruben Amorim reforça baliza com jovem guarda-redes

O Manchester United confirmou a contratação de Charlie Hardy, guarda-redes de 16 anos e internacional jovem por Inglaterra, proveniente da formação do Derby County.

PUB

Mais Artigos Populares

Paulo Fonseca vai regressar aos bancos após 9 meses e recorda momento: «Foi o momento mais bonito da minha vida profissional»

Paulo Fonseca vai, finalmente, voltar aos bancos após longa suspensão. Regresso vai ser celebrado este domingo na deslocação ao terreno do Lorient.

FC Porto toma decisão sobre o mercado após lesão de Luuk de Jong e define 2 posições a reforçar em janeiro

O FC Porto continua com as mesmas prioridades no mercado de janeiro. Dragões não vão mudar estratégia após a lesão de Luuk de Jong.

Pep Guardiola aborda lesão de médio do Manchester City: «Depois dos acontecimentos anteriores com contratempos, temos de ter mais cuidado»

Pep Guardiola abordou a lesão de Rodri Hernández. O médio espanhol falhou os últimos cinco jogos dos cityzens.