📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«Achámos que havia uns buracos para preencher no Vitória, mas não foram. A partir daí o Tiago decidiu» – Entrevista BnR com Fernando Aguiar

- Advertisement -

Fernando João Lobo Aguiar. Ou Robocop, uma alcunha dos tempos no Beira-Mar. Puxamos a cassete para trás e recordamos um lutador, que jogava por amor à camisola mas que, no início da carreira, se perdia nas saídas à noite. A vinda para o Norte e o início do namoro sossegaram Fernando Aguiar e relançaram a sua carreira, a qual Toni sentenciou o fim mas meses depois acabou a contratá-lo. No Benfica, recorda uma “casa a arder” quando chegou, a transformação do clube e a explicação que Luís Filipe Vieira nunca deu. Fazemos fast forward na história e aterramos esta época em Guimarães, onde Fernando Aguiar foi treinador adjunto de Tiago. A saída foi prematura, ao fim de apenas três jogos, e Fernando explica a situação por quem a viveu por dentro.

– Lutador, jogar por amor à camisola e as saídas na Madeira –

«Quem realmente me viu a jogar recorda o lutador. Dizem-me “Fazias falta neste meio-campo” e “Jogavas com amor à camisola”»

 

Bola na Rede: Estava a ver o teu Instagram, puseste há bocadinho uma fotografia com o João Pinto, num derby…

Fernando Aguiar: Ehehe, já lá vão alguns anos.

Bola na Rede: Lembras-te desse jogo?

Fernando Aguiar: Acho que esse foi em Alvalade.

Bola na Rede: Foi o do golo do Geovanni?

Fernando Aguiar: Foi. O Sporting dominou a primeira parte. Depois eu e o Geovanni entrámos perto dos 50 minutos e começámos a controlar o jogo. Eu tive uma oportunidade num canto, em que o Pedro Barbosa tira em cima da linha. O Geovanni também teve um remate perigoso antes de fazer o golo e depois fez aquele golo. Foi importante porque conseguimos ganhar.

Bola na Rede: Foi importante também porque se decidia o 2º lugar, que na altura dava acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Fernando Aguiar: Sim, o Benfica passou para o 2º lugar com essa vitória e conseguiu o acesso à pré-eliminatória da Champions.

Bola na Rede: O que é que as pessoas mais te recordam quando te encontram na rua?

Fernando Aguiar: Quem realmente me viu a jogar recorda o lutador. Ainda hoje em dia, quando as coisas não estão bem no Benfica, dizem-me “Fazias falta neste meio-campo” e “Jogavas com amor à camisola”. Esse tipo de coisas que sabe sempre bem.

Bola na Rede: Recebes muito carinho da parte dos adeptos do Benfica?

Fernando Aguiar: Sim, não me posso queixar. Claro que nem toda a gente gosta de nós, faz parte da vida, mas acho que uma coisa que mudou muito foi o pensamento dos benfiquistas em relação àquilo que era o Benfica antes de 2003. O Benfica estava a passar uma fase muito má e acho que a partir de 2003/2004 conseguiu criar uma estrutura e saber o que queria para o futuro. Passaram no clube jogadores como eu, como o Petit, no meio-campo, que faziam a diferença.

Bola na Rede: É uma das críticas que mais se faz hoje em dia ao clube, a falta de referências e de jogadores que coloquem a exigência lá em cima. Havia o Rúben Dias, mas acabou por sair.

Fernando Aguiar: Sim, eu acho que isso foi uma das coisas que em 2003/04 começou a transformar a equipa. Claro que há anos que não correm tão bem mas uma pessoa é lembrada pelos adeptos do Benfica, sobretudo quem pega e, como eles dizem, pelo amor à camisola.

Bola na Rede: Robocop foi uma alcunha que gostavas que não tivesse pegado?

Fernando Aguiar: Não, tranquilo. Nunca levei a mal. Acho que uma alcunha é sempre bom sinal para um jogador. Foi na altura do Beira Mar, um jornalista do Record começou a chamar-me isso e ficou.

Bola na Rede: Foste 13 vezes Internacional A pelo Canadá. Nunca houve hipótese de representares a seleção portuguesa?

Fernando Aguiar: Eu escolhi a seleção do Canadá na altura porque eu não fazia ideia que ia chegar ao topo do futebol português. A seleção canadiana apareceu quando eu ainda estava no Marítimo, estava a começar a carreira. Se calhar se voltasse atrás faria a mesma coisa, porque nasci em Portugal mas fui criado no Canadá e tenho uma paixão muito grande pelo país e pela cidade de Toronto. Se calhar conseguiria melhores coisas com a seleção portuguesa mas também ninguém tem a certeza se eu seria chamado.

Bola na Rede: Há um momento que define a tua vida no futebol?

Fernando Aguiar: Acho que a partir do momento em que vim para o Norte. Estava na Madeira e claro, há histórias. As coisas não correram tão bem na Madeira porque era uma ilha, uma pessoa não era convocada e saía muito à noite.

Bola na Rede: Para o Vespas?

Fernando Aguiar: Sim, sim. A partir do momento em que vim para o Norte, comecei a namorar e sosseguei. A partir daí consegui lançar a minha carreira e acho que o momento chave foi quando fui para o Beira-Mar. Eles desceram de divisão mas ganharam a Taça e logo a seguir subimos de divisão. Aí foi a viragem da minha carreira enquanto futebolista.

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vítor Paneira admite: «Gostaria também de ter tido um debate com Simão Sabrosa»

Vítor Paneira admitiu que gostaria de ter tido um debate contra Simão Sabrosa, atual membro da estrutura do Benfica.

João Noronha Lopes vai trazer mais dois nomes de peso para a estrutura do Benfica

João Noronha Lopes vai contar na sua estrutura no Benfica com Ricardinho e Jean-Jacques, glórias do emblema encarnado.

Rui Costa promete trazer novidade para o Benfica em caso de triunfo nas eleições

Rui Costa revelou que vai trazer um novo chief scout para o Benfica, caso vença as eleições, mas não revelou o nome.

Nuno Borges bate Eliot Spizzirri e vai defrontar Novak Djokovic na terceira ronda do ATP Atenas

Nuno Borges está na terceira fase do ATP Atenas. O tenista português bateu Eliot Spizzirri em três sets e vai agora defrontar Novak Djokovic.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique segue imparável… mas não é a única equipa invicta na Europa: sabes qual é a outra?

O Bayern Munique ainda não sabe o que é perder esta temporada, somando 16 vitórias em 16 encontros, após o triunfo sobre o PSG.

Luciano Spalletti deixa aviso para os jogadores da Juventus após empate com Sporting: «Se jogarmos assim, não será fácil»

Luciano Spalletti reagiu ao encontro entre o Sporting e a Juventus, a contar para a quarta jornada da fase de liga da Champions League.

Alisson Santos: «Talvez se tivéssemos sido mais agressivos no último terço, teríamos conseguido os três pontos»

Alisson Santos reagiu ao encontro entre o Sporting e a Juventus, válido pela quarta jornada da fase de liga da Champions League.