Suíça 29-33 Portugal: A uma vitória da história

- Advertisement -

A CRÓNICA: AGORA É VENCER A FRANÇA

Portugal e a Suíça encontraram-se na segunda jornada do Main Round com objetivos diferentes. Portugal procurava a primeira vitória neste grupo, sendo que este era um jogo decisivo para a equipa manter viva a esperança de se qualificar para os Quartos de Final. Já a Suíça procurava a segunda vitória nesta fase e continuar a boa prestação neste Mundial. De relembrar que a Suíça não estava qualificada para a competição, tendo sido convidada para o lugar deixado pelos EUA, que teve de abandonar a competição mesmo antes desta começar devido aos casos de covid-19 na equipa.

Os “Heróis do Mar” entraram a vencer por 0-2 nesta partida decisiva, mas pouco depois dos cinco minutos a Suíça conseguiu empatar a partida a três golos, numa altura em que Portugal estava com dificuldades ofensivas (quatro minutos sem marcar golo). Andy Schmid, a principal arma da Suíça, causou imensas dificuldades à organização defensiva portuguesa, conquistando e marcando vários livres de sete metros. Muitos dos golos da Suíça surgiam dessa forma e também da ligação com o pivot, que Portugal teve, mais uma vez, grandes dificuldades em defender.

Por outro lado, a organização ofensiva portuguesa também “viveu” muito da ligação entre o central Miguel Martins e do pivot Victor Iturriza. Nenhuma das equipas conseguia impedir os ataques adversários e aos quinze minutos o resultado era 9-9. No entanto, a dez minutos do final do primeiro tempo os comandados de Paulo Pereira conseguiram recuperar a vantagem de dois golos, a qual ainda conseguiram aumentar para três, mas nos últimos minutos a Suíça apostou no 7×6 e conseguiu reduzir a diferença para dois golos. O resultado ao intervalo era 15-17.

O pivot suíço, Andy Schmid, causou imensas dificuldades a Portugal
Fonte: IHF Handball

A segunda parte começou com o mesmo ritmo da primeira e Portugal conseguiu logo no recomeço da partida aumentar a vantagem para quatro golos. Durante toda a segunda parte a Suíça jogou com o 7×6, tendo, por algumas vezes, reduzido a vantagem para apenas um golo, mas Portugal manteve-se sempre concentrado na partida e nunca perdeu o controlo da mesma, conseguindo ainda descansar alguns jogadores importantes como o André Gomes, Miguel Martins e Alfredo Quintana. O jogo terminou com uma importante vitória de Portugal, com o resultado a ser 29-33.

Este resultado coloca Portugal a uma vitória dos Quartos de Final. A próxima e última jornada é com a poderosa França no domingo, dia 24, às 19:30. De relembrar que Portugal venceu as últimas duas partidas contra a França. Esperemos, então, que não haja duas sem três.

 

A FIGURA

Miguel Martins – Jogou pouco mais de quinze minutos, mas o seu impacto durante esse período foi brutal. Marcou três golos (100% eficácia) e assistiu outros seis, numa altura em que Portugal não conseguia controlar a dinâmica ofensiva adversária, sendo que todos os ataques foram decisivos.

O FORA DE JOGO

 

Nikola Portner – O que é, para muitos, a segunda figura da Suíça, defendeu apenas sete remates (21% de eficácia) e esteve longe do nível que a sua equipa precisava.

 

ANÁLISE TÁTICA – SUÍÇA

Uma equipa comandada em termos ofensivos por Andy Schimd, que esteve em grande forma. A Suíça procurou encurtar a distância através de 7×6 e conseguiu sempre encontrar soluções para finalizar as suas jogadas. Em termos defensivos, não conseguiu parar a organização ofensiva portuguesa e isso impediu a equipa de passar para a frente do marcador.

SETE INICIAL E PONTUAÇÕES

Nikola Portner (5)

Andy Schmid (9)

Cedrie Tynowski (5)

Alen Milosevic (9)

Michal Svajlen (4)

Samuel Rothlisberger (8)

Lenny Rubin (7)

SUBS UTILIZADOS E PONTUAÇÕES

Marvin Lier (8)

Roman Sidorowicz (6)

Nicolas Raemy (8)

Jonas Schelker (4)

Nik Tominek (-)

Maximilian Gerbl (-)

Samuel Zehnder (6)

Aurel Bringolf (-)

Philiip Novak (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – PORTUGAL

Mais um jogo em que Portugal teve imensa dificuldades em controlar o pivot adversário, o que culminou em vários livres de sete metros e algumas exclusões. A organização defensiva não conseguiu, também, controlar o 7×6 suíço e isso tornou o jogo um pouco menos tranquilo. Em termos ofensivos, este foi uma das melhores partidas a este nível, com 33 golos, e sem necessidade de recorrer ao 7×6, conseguindo sempre encontrar soluções para finalizar.

SETE INICIAL E PONTUAÇÕES

Alfredo Quintana (4)

Diogo Branquinho (9)

André Gomes (7)

Miguel Martins (10)

Fábio Magalhães (8)

António Areia (8)

Daymaro Salina (9)

SUBS UTILIZADOS E PONTUAÇÕES

Humberto Gomes (6)

Alexandre Cavalcanti (-)

Rui Silva (9)

João Ferraz (8)

Belone Moreira (6)

Pedro Portela (5)

Alexis Borges (6)

Victor Iturriza (7)

Gilberto Duarte (6)

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.