📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tribuna VIP: Euro Sub-21 – Portugal quer mandar num lago de «pequenos grandes tubarões»

- Advertisement -

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

Inicia-se esta quarta-feira mais um Europeu de sub-21, disputado este ano num molde peculiar e adaptado às circunstâncias da pandemia. Dividido entre dois países (Hungria e Eslovénia), o torneio vai ter um hiato de pouco mais de dois meses entre a fase de grupos, disputada neste final de mês, e a fase a eliminar (que vai ser jogada entre o final de maio e os primeiros dias do mês de junho, de forma a não coincidir com o Europeu dos «grandes»).

Portugal vai voltar a estar presente na prova mais importante de seleções jovens da UEFA, depois de uma qualificação bem conseguida, na qual venceu nove partidas e perdeu uma (fora de casa, perante os Países Baixos). A seleção de Rui Jorge terminou com os mesmos pontos dos holandeses, mas o confronto direto ditou que a equipa das Quinas tivesse concluído o apuramento na segunda posição. Nada de aflitivo em termos concretos, porque já se sabia que o sorteio da fase de grupos do Europeu seria muito provavelmente bastante exigente. E tal dado, de resto, acabou por se confirmar, com Portugal a ficar emparelhado com Inglaterra, Croácia e Suíça no Grupo D da competição.

O EUROPEU DE SUB-21 COMEÇA AGORA! EM QUEM APOSTAS PARA VENCER? DIZ-NOS A TUA OPINIÃO E SEGUE JÁ PARA A BET.PT!

E o que podemos esperar da prestação dos rapazes de Rui Jorge durante a semana que aí vem? O percurso recente dos sub-21 portugueses abre margem para uma confiança forte, embora com traços de moderação, olhando à dificuldade dos adversários logo nesta primeira fase. Portugal possui uma geração de grande talento, apesar de vários dos convocados não estarem a ser aposta regular nas equipas que representam. E isso pode pesar de forma ainda mais vincada, numa prova que ao contrário do que é usual, vai começar a ser disputada em plena época de clubes.

O grupo não sofre mudanças demasiado significativas por comparação com a equipa que terminou a fase de apuramento, apesar de algumas ausências relevantes (desde logo, Jota e Rafael Leão por lesão e Nuno Mendes e Pedro Neto, que passaram a fazer parte do figurino da seleção principal). No sector mais recuado, prevê-se que «os Diogos» (Costa, Dalot, Queirós e Leite) continuem a ter um papel relevante, com Tiago Djaló, Tomás Tavares e Thierry Correia (titular na grande maioria dos últimos jogos do Valência) a ocuparem o outro lugar na linha defensiva.

Do meio-campo para a frente, a base do apuramento mantém-se também, com a entrada de «substitutos» que aproveitaram lesões e ausências para apanhar a «ponte aérea» para a Eslovénia. Florentino, Fábio Vieira e Vitinha devem manter o protagonismo que lhes foi dado durante a fase de qualificação, com Pedro Gonçalves a poder saltar para primeiro plano, dada a temporada tremenda ao serviço do Sporting. Filipe Soares, Gedson Fernandes e Daniel Bragança acrescentam soluções de crédito firmado à zona intermediária, com o ataque a contar com nomes de qualidade indiscutível mas que nem sempre jogaram no caminho para a fase final, como Trincão, Gonçalo Ramos (o substituto de Rafael Leão) ou João Mário, além do mais regular Dany Mota e das revelações Tiago Tomás e Francisco Conceição (convocados como consequência de uma temporada de alto nível nos respetivos clubes).

O jovem portista tem sido peça fundamental na seleção sub-21
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

O grupo de convocados dá garantias de competitividade a Rui Jorge, apesar de algumas das prestações mais recentes da equipa de sub-21 portuguesa não terem sido totalmente convincentes. E pela frente, vão estar na fase de grupos três adversários de elevada monta. A Croácia vai ser a primeira oponente de Portugal, na quinta-feira dia 25, seguindo-se no dia 28 a partida frente a Inglaterra e o derradeiro encontro da primeira fase do Euro a ter lugar no dia 31, perante a Suíça.

A formação balcânica, orientada pelo antigo internacional Igor Biscan, fez uma fase de apuramento personalizada num grupo competitivo (com República Checa, Grécia ou Escócia) e apresenta um grupo de jogadores de bastante potencial, que inclui os talentosos Nikola Moro, Luka Ivanusec e Lovro Majer (com formação no Dinamo Zagreb) e elementos com experiência em alguns dos principais campeonatos, como Domagoj Bradaric (Lille) ou Petar Musa (Union Berlin, embora cedido pelo Slavia Praga). Os croatas jogaram durante a fase de qualificação em 4-3-3, com pontuais passagens pelo 4-4-2.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Bomba a caminho? Já apontam um sucessor a Lewis Hamilton na Ferrari

Lewis Hamilton tem mais um ano de contrato com a Ferrari, mas tem sido criticado pelas prestações abaixo do esperado.

Real Madrid dá más notícias: promessa está lesionada e não tem data de regresso

Franco Mastantuono vai falhar os próximos encontros do Real Madrid. O jovem argentino está a contas com uma pubalgia.

Treinador sensação da Premier League pode rumar ao Athletic

Andoni Iraola tem sido um dos destaques da Premier League. O treinador pode suceder a Ernesto Valverde no Athletic.

Brayan Medina em destaque no Tondela: quem é o alvo de Sporting e Braga?

Brayan Medina está ser um dos destaques do Tondela. O jogador foi associado ao Sporting e ao Braga nos últimos dias.

PUB

Mais Artigos Populares

Erling Haaland rendido a reforço do Manchester City: «Deu-me duas assistências incríveis, espero que venham muitas mais»

Erling Haaland elogiou Rayan Cherki após a vitória sobre o Bournemouth. O reforço dos citizens assistiu os dois golos do avançado norueguês.

Stefano Pioli recusa demissão da Fiorentina

Stefano Pioli está muito perto de deixar a Fiorentina, mas recusou apresentar a demissão. O clube negocia agora uma rescisão com indemnização.

Pep Guardiola em tom de brincadeira: «Espero que um dia o Arsenal sofra algum golo, certo?»

Pep Guardiola ironizou a questão da luta pelo título com o Arsenal, após a vitória sobre o Bournemouth. O técnico elogiou a defesa dos gunners.