FC Porto 32-29 Aalborg: Vitória preciosa, mas agridoce

    A CRÓNICA: CONSISTÊNCIA DEFENSIVA FOI A CHAVE DA VITÓRIA

    Uma época depois de ter tido a sua participação nos oitavos-de-final da EHF Champions League impedida devido à pandemia de COVID-19, o FC Porto voltou hoje a ter a oportunidade de continuar a sua boa prestação na principal competição europeia. O adversário foi o Aalborg, campeão dinamarquês, que se classificou em quarto lugar do Grupo B.

    Este jogo da primeira mão realizou-se no Dragão Arena. Foi a equipa da casa a abrir o marcador através do alemão Djibril Mbengue. O FC Porto entrou muito bem defensivamente, obrigando a equipa dinamarquesa a trabalhar muito o ataque antes de conseguir ter condições para finalizar. No outro lado do campo, a equipa portuguesa foi conseguindo encontrar espaço para finalizar de forma simples. Esta melhor entrada em jogo da equipa azul e branca permitiu construir uma vantagem de três golos logo aos dez minutos de jogo. Com o decorrer do jogo a equipa de Magnus Andersson começou a ter mais dificuldades ofensivas, mas a boa prestação defensiva foi suficiente para construir uma vantagem de cinco golos. Nos últimos dez minutos ambas as equipas apostaram no 7×6 e o FC Porto terminou o primeiro tempo a vencer 18-14.

    A fragilidades ofensivas sentidas pelo FC Porto, momentaneamente, durante a primeira parte acentuaram-se no recomeço da partida, tendo a equipa portuguesa marcado apenas três golos nos primeiros dez minutos, o que permitiu ao Aalborg diminuir a desvantagem, chegando a empatar a partida. A situação apenas não foi mais complicada devido às intervenções de Mitrevski, que foram adiando as aproximações da equipa dinamarquesa. No entanto, os comandados de Magnus Andersson continuaram bem defensivamente, o que permitiu aproveitar os contra-ataques para voltar a aumentar a vantagem. As dificuldades em organização ofensiva mantiveram-se, o que deixou o Aalborg sempre dentro da partida. Estas dificuldades relacionaram-se, também, com a boa prestação do guarda-redes do Aalborg, Simon Gade, que a oito minutos do final da partida tinha uma eficácia de defesas de 50% (!) na segunda parte. Nos últimos cinco minutos a equipa dinamarquesa apostou mais uma vez no 7×6 para tentar diminuir a desvantagem que, entretanto, voltou a ser de quatro golos. Para os últimos ataques o FC Porto também aproveitou a arma da superioridade numérica para facilitar as situações de finalização. Finalizada a partida, o FC Porto conseguiu vencer o encontro e leva uma vantagem de três golos para a segunda mão (32-29).

    Esta foi uma vitória importante para a equipa portuguesa, mas que poderia ter sido mais bem conseguida caso não fossem as imensas dificuldades em organização ofensiva que o FC Porto teve durante a segunda parte. A segunda mão, na Dinamarca, irá realizar-se dia 7 de abril e a equipa terá de estar ao seu melhor nível para ultrapassar este adversário, missão essa que não parece ser impossível.

    A FIGURA

    Henrik Mollgaard – O experiente dinamarquês, que já passou pelo colosso PSG, foi a principal arma ofensiva da primeira linha da equipa dinamarquesa (sete golos e duas assistências, 88% de eficácia) e uma das âncoras da equipa em termos defensivos (dois blocks). Aos 36 anos voltou a mostrar ao andebol europeu a sua qualidade e classe, causando imensas dificuldades ao FC Porto.

    O FORA DE JOGO

    Prestação ofensiva do FC Porto na segunda parte – O FC Porto terminou a primeira parte a vencer por quatro golos e tudo fazia antever que a equipa iria conseguir ter uma segunda parte tranquila e com relativa facilidade controlar o jogo e o resultado. No entanto, as dificuldades ofensivas da equipa na segunda parte foram imensas (diminuiu a eficácia de 82% para 48%), conseguindo finalizar muito poucas jogadas através da sua organização ofensiva, tendo aproveitado muitos contra-ataques, ataques rápidos e ressaltos para marcar os seus preciosos golos.

    ANÁLISE TÁTICA FC PORTO

    A organização defensiva da equipa portuguesa foi a base para a vitória no jogo de hoje. Foi uma exibição muito consistente a este nível durante toda a partida, o que levou a que o Aalborg tivesse de trabalhar muito para encontrar situações de finalização. Em termos ofensivos, a história é outra. Durante a primeira parte, a equipa ir encontrando situações de finalização (eficácia de 82%), mas no segundo tempo as dificuldades foram imensas em organização ofensiva (eficácia de 48%), tendo conseguido marcar principalmente através de ataques rápidos e de contra-ataques. Na fase final da partida a utilização do 7×6 foi decisiva para superar tais dificuldades.

    SETE INICIAL E PONTUAÇÕES

    Nikola Mitrevski (6)

    Diogo Branquinho (8)

    André Gomes (5)

    Rui Silva (8)

    Djibril Mbengue (9)

    António Areia (8)

    Victo Iturriza (6)

    SUPLENTES UTILIZADOS E PONTUAÇÕES

    Marton Szekely (6)

    Manuel Spath (-)

    Miguel Martins (5)

    Daymaro Salina (8)

    Ivan Sliskovic (4)

    Diogo Silva (6)

    Fábio Magalhães (9)

    ANÁLISE TÁTICA AALBORG

    Na primeira parte, a equipa dinamarquesa teve algumas dificuldades ofensivas, cometendo imensas faltas técnicas e dependendo demasiado das individualidades. Na segunda parte, conseguiu melhor um pouco a performance ofensiva, mas o que permitiu realmente a aproximação ao FC Porto foi a prestação defensiva no segundo tempo, que causou imensas dificuldades à primeira linha da equipa portuguesa. A organização defensiva variou entre o 6×0 e uma organização mais avançada, como o 3x2x1. Em termos ofensivos, a equipa também apostou diversas vezes no 7×6 e com relativo sucesso.

    SETE INICIAL E PONTUAÇÕES

    Mikael Aggefors (4)

    Henrik Mollgaard (9)

    Sebastian Barthold (7)

    Eskild Henneberg (5)

    Lukas Sandell (8)

    Mark Marcher (8)

    Jonas Samuelsson (4) 

    SUPLENTES UTILIZADOS E PONTUAÇÕES

    Simon Gade (5)

    Felix Claar (8)

    Nikolaj Christensen (6)

    Magnus Jensen (8)

    Mads Christiansen (6)

    Foto de Capa: EHF Champions League

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Pedro Palma
    Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
    Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Mais castigos no FC Porto após festa: Otávio com treinos bidiários, Samu e Namaso sob processo

    A festa de aniversário de Otávio continua a ter repercussões no FC Porto. Samu e Danny Namaso também foram visados.

    Álvaro Djaló (ex-Braga) pretendido por outro clube em Espanha

    O Alavés está interessado numa possível contratação de Álvaro Djaló. Ex-Braga representa atualmente o Athletic Club.

    Thomas Muller rejeita clube da Serie A

    A Fiorentina está interessada numa possível contratação de Thomas Muller. Médio alemão vai deixar o Bayern Munique no verão.

    Defesa da Premier League aceita rumar ao Atlético Madrid

    O Atlético Madrid está a trabalhar na contratação de Cristian Romero ao Tottenham. Defesa argentino já terá dado luz verde.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Benfica x Tirsense: Eis os onzes prováveis para a Taça de Portugal

    O Benfica vai receber esta noite o Tirsense na segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Fica com os onzes prováveis.

    João Mário não entra nos planos do Besiktas para a próxima temporada

    João Mário deixou o Benfica e rumou ao Besiktas no início da temporada. Médio português pode estar de saída do clube turco.

    Luís Figo revela quem acredita que é o favorito a ganhar a Champions League

    Luís Figo deu uma entrevista à Gazzetta dello Sport. Antigo internacional português acredita que o PSG é o favorito na Champions League.

    Luís Figo sai em defesa de Sérgio Conceição: «Problemas no AC Milan? E que treinador não os tem?»

    Luís Figo deu uma entrevista à Gazzetta dello Sport. Antigo internacional português falou sobre a Champions League e defendeu Sérgio Conceição.

    Karim Benzema desvaloriza luta de golos com Cristiano Ronaldo: «Mais importante são os troféus»

    O Al Ittihad venceu esta segunda-feira o Al Ettifaq por 3-2 na jornada 29 da Liga da Arábia Saudita. Karim Benzema falou no final do jogo.

    Jovem avançado francês em negociações com o Manchester United de Ruben Amorim

    O Manchester United está a negociar a contratação de Enzo Kana-Biyik. O jovem avançado de 18 anos pertence aos quadros do Le Havre.

    AS Roma faz nova proposta para manter Svilar

    A AS Roma está a trabalhar para renovar o contrato de Mile Svilar. Guarda-redes sérvio tem vínculo até ao verão de 2027.

    Luís Castro ganha força para assumir equipa no Brasileirão

    O nome de Luís Castro está a ganhar força no Brasil para assumir o Corinthians. O técnico português disputa o lugar com Dorival Júnior.

    Ex-Arsenal aprova Viktor Gyokeres nos Gunners: «Tem números incríveis. Percebo o interesse»

    Viktor Gyokeres tem sido associado a uma mudança para o Arsenal. Júlio Baptista, que jogou nos Gunners, deu a sua opinião.

    Semih Kilicsoy pode ser o próximo turco a reforçar o Benfica

    O Benfica está interessado na contratação de Semih Kilicsoy, avança a imprensa turca. O jovem avançado está ao serviço do Besiktas.