Itália 1-0 País de Gales: Transalpinos fazem o pleno, galeses seguem na prova

A CRÓNICA: ITÁLIA CONTROLOU E GERIU O JOGO

A Itália recebeu o País de Gales, numa situação confortável. Com duas vitórias em dois jogos, os transalpinos já tinham garantida a presença nos oitavos de final, bastando um empate para conquistar a liderança. No entanto, a seleção da casa não deixou de ter a iniciativa do jogo.

Nos primeiros minutos, os jogadores galeses não conseguiram praticamente transpor a linha de meio campo. Com estes dados, é normal que as primeiras oportunidades tenham sido da Itália.

Aos 17´, numa boa jogada coletiva dos transalpinos, a bola chegou a Pessina, que dentro da grande área, rematou cruzado, com um defesa galês a desviar a bola ainda antes de sair pela linha de fundo. Depois, foi Belotti, em boa posição, a não conseguir acertar na baliza defendida por Ward.

Já os forasteiros apenas criaram perigo numa ocasião, em toda a primeira parte. Na sequência de um canto para Gales, Gunter cabeceou a centímetros por cima da baliza italiana.

O que se adivinhava só perto do intervalo aconteceu, depois de várias oportunidades falhadas nos minutos anteriores. Aos 38´, sequência de um livre, Verrati colocou a bola curta dentro da área para Pessina, desviar com o pé direito, sem oposição, para desfeitear as redes galeses.

Na segunda parte, os galeses vieram dispostos a avançar no terreno de jogo e a tentar carimbar, pelo menos, o segundo lugar. Só que os transalpinos continuavam a criar as melhores oportunidades e a estar mais perto do 2-0 do que os adversários do empate. Bernadeschi atirou colocado ao poste.

Já Gales, quando conseguia chegar perto da baliza adversária, faltava gente para construir jogadas de perigo e para finalizar. Que o diga Ramsey, que aproveitou um erro de Acerbi, mas depois não conseguiu aproveitar para rematar, nem tinha colegas para servir.

À passagem dos 55´, a seleção galesa ficou desfalcada, com a expulsão de Ampadu, depois de uma pisadela sobre Bernardeschi. Só facilitou ainda mais o trabalho de Itália no controlo de jogo, que dispôs ainda de outra oportunidade para marcar, através de um remate de Chiesa bem defendido por Ward.

Na última meia hora, o duelo acabou por entrar numa toada mais morna, com várias substituições para cada um dos lados. Destaque apenas para dois lances. O primeiro foi para Gales, num falhanço de Bale que tinha tempo e espaço no coração da grande área para fazer melhor, na sequência de um livre. Já nos descontos, foi Cristante a ter oportunidade para fazer o segundo golo da partida, mas, novamente, Danny Ward a levar a melhor.

Menos mal para Gales que, mesmo com a derrota, acaba por garantir o segundo lugar, enquanto a Itália fez o pleno na fase de grupos, com três vitórias em três jogos.

 

A FIGURA

Matteo Pessina – O jogador italiano esteve especialmente ativo na primeira parte. Esteve envolvido na operação de controlo do jogo transalpino e ainda conseguiu estar em vários dos lances de perigo da seleção transalpina. Fez o golo da vitória.

O FORA DE JOGO

Ethan Ampadu – Entrada fora de tempo sobre Bernardeschi acabou por deixar a equipa desfalcada aos 55´. O jogador italiano estava ainda bastante longe da baliza galesa e a pisadela deixou o jogo ainda mais desequilibrado, acabando praticamente com as esperanças galeses de conseguir chegar ao golo.

 

ANÁLISE TÁTICA – ITÁLIA

Com o apuramento garantido, Roberto Mancini aproveitou para fazer oito alterações (!) no onze transalpino. O trio Jorginho, Verrati e Pessina controlaram as operações e deram poucas oportunidades de Gales de sair da sua zona defensiva. Muitas vezes, Pessina juntava-se ao trio da frente (Bernadeschi, Chiesa e Belotti). A organização transalpina consegue a 30ª. vitória consecutiva e manteve a baliza inviolável, mais uma vez.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Donnarumma (7)

Toloi (7)

Bastoni (7)

Bonucci (7)

Emerson (7)

Jorginho (7)

Verrati (8)

Pessina (9)

Bernardeschi (8)

Chiesa (7)

Belotti (7)

SUBS UTILIZADOS

Acerbi (6)

Raspadoni (-)

Cristante (-)

Castrovilli (-)

Sirigu (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – PAÍS DE GALES

A formação orientada por Robert Page alinhou num dispositivo tático base em 5-3-2, com uma postura bastante defensiva e passiva perante os italianos. Sem posse de bola e muito recuados no terreno de jogo, os desequilibradores na frente de ataque, Aaron Ramsey, Daniel James e Gareth Bale ficaram completamente isolados, em especial na primeira parte. Mesmo depois da expulsão de Ampadu na segunda parte, o selecionador galês colocou Moore, para dar mais presença na grande área transalpina, mas acabou por não resultar.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Ward (7)

Roberts (6)

Gunter (6)

Rodon (6)

Ampadu (4)

Williams (6)

Allen (5)

Morrell (6)

Ramsey (5)

James (6)

Bale (5)

SUBS UTILIZADOS

Moore (6)

Wilson (-)

Williams (-)

Davies (-)

Levitt (-)

Artigo revisto por Joana Mendes

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Arthur Cabral vai mesmo trocar Benfica pelo Botafogo por 15 milhões de euros

O Botafogo fechou a contratação de Arthur Cabral ao Benfica por 15 milhões de euros. Avançado brasileiro de saída da Luz.

Brighton perto de fechar alvo do Benfica por 47 milhões de euros

O Brighton está interessado em contratar Charalampos Kostoulas, jogador que já foi associado ao Benfica e pertence ao Olympiacos.

Presidente do Inter Milão confirma nome do novo treinador: «Tem o perfil certo»

O presidente do Inter Milão confirmou que Cristian Chivu vai ser o novo treinador do conjunto italiano, deixando o Parma.

Benfica goleia Braga e qualifica-se para a final da Primeira Liga de Futsal

O Benfica recebeu e venceu o Braga por seis bolas a uma e garantiu um lugar na final da Primeira Liga de Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Imanol Alguacil com futuro em aberto e há uma equipa interessada

Imanol Alguacil deixou a Real Sociedad no final da última edição da La Liga. O técnico espanhol interessa ao Sevilha, também do campeonato espanhol.

Rafael Leão quer deixar AC Milan e internacional português tem preço definido

Rafael Leão quer abandonar o AC Milan no mercado de transferências de verão. Os italianos querem receber 70 milhões de euros pelo avançado.

Noruega aplica goleada à Itália para a qualificação para o Mundial 2026

A Noruega recebeu e venceu a Itália por três bolas a zero, num encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.