O futuro incerto de Zion Williamson | NBA

O basquetebolista mais promissor dos últimos anos. Depois de LeBron, Zion Williamson foi o jogador com mais hype. Para muitos, ele seria a próxima cara da NBA. Ao dia de hoje, as expectativas não estão a ser correspondidas.

Antes de ele ser escolhido como número 1 do Draft de 2019, tal como 99.9% dos fãs previam na altura, Zion arrecadou vários troféus individuais quando ainda pertencia aos Duke, uma das universidades com mais prestígio no basquetebol. Em apenas uma época, Zion teve uma média de 22.6 pontos por jogo, 8.9 ressaltos por jogo, 2.1 roubos de bola por jogo (muitos deles impressionantes), 1.8 bloqueios de bola por jogo, vários afundanços, entre outros.

Quando os New Orleans Pelicans tiveram a “grande sorte” de ter a primeira escolha do Draft de 2019, houve uma grande alegria para os fãs da franquia. Apesar de na altura os NOP não serem uma das três equipas com as melhores hipóteses para ter a primeira escolha, conseguiram o “jackpot”.

Zion recebeu vários contratos, mas aceitou o da marca Jordan, no qual ele vai receber 15 milhões de dólares anuais durante 5 anos – 75 milhões de dólares no total. Bateu o recorde de LeBron, que tinha assinado em 2003, com a Nike, na qual recebeu 12 milhões de dólares anualmente.

Para quem não o conhecia na altura, previa que ia ver um dos melhores de sempre. Ora, a primeira época foi muito atribulada devido às constantes lesões. O power forward apenas jogou 24 jogos, mas era muito impactante:  22.5 pontos por jogo, 6.3 ressaltos por jogo e uma eficácia de 58%. É preciso ainda realçar que a estreia de Zion na NBA só aconteceu a janeiro de 2020, dois meses depois do início da época, devido a uma lesão que teve na pré-época.

Na segunda época e depois de não ter conquistado o prémio Rookie of The Year, Zion subiu de nível e foi titular no jogo das estrelas, depois da ausência de Joel Embiid no All-Star. Participou em 61 jogos, fez 27 pontos por jogo, 7.2 ressaltos por jogo, 3.7 assistências por jogo e uma eficácia de 61% no lançamento.

Normalmente, no caso de quase todos os jogadores que ainda estão na NBA, eu não costumo falar da data do último jogo de um basquetebolista, mas o Zion é um caso complexo: 5 de maio de 2021, frente aos Golden State Warriors, há quase um ano. Zion Williamson ainda não participou em qualquer jogo na atual época.

Não se sabe como será o futuro de Zion. O físico de Zion, que era tão valorizado nos tempos em Duke, está a ser o principal problema, com muitas lesões em pouco tempo. Até ao momento, Ja Morant, segunda escolha do Draft de 2019, está a ser a cara da geração e está a realizar uma época de grande nível nos Memphis Grizzlies.

Há rumores que falam que Zion Williamson é uma figura que não capta muita atenção no balneários, e até dizem que ainda não falou com CJ McCollum, jogador que veio dos Portland Trail Blazers. Muito possivelmente, o futuro de Zion não vai ser em New Orleans, quiçá com os New York Knicks. Mas, há uma garantia: temos saudades de Zion na quadra.

Foto de Capa: NBA

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Futuro de Jeremiah St. Juste mais perto de estar definido

Jeremiah St. Juste está mais perto de ser reforço do Union Berlin, deixando o Sporting a título definitivo, depois de ser apontado ao Osasuna, mas o acordo caiu.

Pablo Rosario é reforço do FC Porto e deixa o Nice

Pablo Rosario vai ser confirmado em breve como novo reforço do FC Porto. O médio vai abandonar o Nice nos próximos dias. O jogador vai realizar os testes médicos pelos leões.

João Noronha Lopes dispara contra Rui Costa e Luís Filipe Vieira: «São os dois grandes responsáveis para que Pedro Proença hoje tenha esta preponderância...

João Noronha Lopes abordou em entrevista ao Now alguns temas da realidade do Benfica, instituição a que se candidata como presidente.

João Noronha Lopes ao ataque: «Há uma Liga até fevereiro e outra depois. Varandas, em fevereiro, faz declarações que condicionam os árbitros»

João Noronha Lopes abordou em entrevista ao Now alguns temas da realidade do Benfica, instituição a que se candidata como presidente.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: eis a situação de Ricardo Esgaio

Ricardo Esgaio teve a possibilidade de deixar o Sporting neste mercado de transferências, mas ainda faz parte do plantel. Esta situação pode não se alterar até ao final do mês.

Famalicão fecha extremo que chega vindo de Itália

O Famalicão garante contratação de Antoine Joujou ao Parma. Extremo chega por empréstimo neste mercado de verão.

Novela continua: Kerem Akturkoglu pode ainda rumar ao Fenerbahçe depois do playoff decisivo

O Fenerbahçe não desistiu da contratação de Kerem Akturkoglu ao Benfica. Ali Kokç e Hakan Safi continuarão em Lisboa depois do jogo.