📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olympique Lyonnais x FC Porto | É preciso remontar

- Advertisement -

Liga Europa, 2.ª mão dos Oitavos-de-Final: quinta-feira, 20h, 17 de março de 2022

CRÓNICA: PROCURA-SE NOITE EUROPEIA DO FC PORTO EM LYON

Depois da derrota, em casa, para a primeira mão dos oitavos de final, o FC Porto tem de ir a Lyon com apenas um objetivo: vencer. Só assim se poderá manter na competição.

OS DRAGÕES QUEREM FAZER A REVIRAVOLTA E SEGUIR EM FRENTE! ACREDITAS NO SUCESSO NESTA ELIMINATÓRIA? APOSTA JÁ NA BWIN.PT!

O Olympique Lyonnais é uma equipa com grande valor, apesar da sua classificação na liga francesa. Tem grande capacidade ofensiva e aliam isso ao poderio físico que alguns dos seus jogadores têm.

A primeira mão serviu também para tirar apontamentos dos franceses. O resultado é reversível, mas vai exigir muito aos jogadores. O FC Porto tem de impor o seu jogo e ritmo e tentar impedir que jogadores como Ekambi e Faivre tenham espaço nas alas para correrem.

Foi por aí que o FC Porto sofreu mais, no dragão. Os franceses apostaram mais nas alas, com jogadores fortes e rápidos e João Mário, sobretudo, e Zaidu não conseguiam dar conta do recado.

Outro fator importante que ditou a derrota caseira, foi o cansaço da equipa portista. Foi notória a fadiga de vários jogadores no jogo da primeira mão. Para a segunda mão as duas equipas têm, essencialmente, o mesmo tempo de descanso e recuperação, que pode ditar o desfecho do jogo.

Jogadores frescos, com mais capacidade, podem ser determinantes para conseguirem dar a volta à eliminatória, num jogo que pede uma daquelas noites à Porto, com glória e a passagem aos quartos.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Em jogos oficiais, FC Porto e Olympique Lyonnais encontram-se pela 4.ª vez;
  2. O saldo é equilibrado, 1 vitória para cada equipa e 1 empate;
  3. O empate foi no terreno do Olympique Lyonnais, a duas bolas, na caminhada europeia do FC Porto em 2003/04;
  4. O registo do FC Porto contra equipas francesas é de 16 vitórias, 6 empates e 6 derrotas;
  5. Em território francês, a equipa portista venceu por 5 vezes, empatou 4 e perdeu 4;
  6. Já o Olympique Lyonnais conta com 6 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, frente a clubes portugueses;
  7. Em casa, os franceses têm um saldo de 3 vitórias e 2 empates, nos últimos 5 jogos realizados frente a adversários lusos;
  8. A equipa da cidade de Lyon terminou a fase de grupos da Liga Europa em 1.º lugar do grupo A, à frente de Rangers, Sparta Praga e Brondby, empatando apenas um jogo;
  9. O FC Porto foi 3.º classificado no grupo B da Liga dos Campeões, caindo para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, tendo defrontado e derrotado a Lazio;
  10. O FC Porto segue em primeiro lugar no campeonato português, o Olympique Lyonnais é 10.º classificado da liga francesa;

JOGADORES A TER EM CONTA

Lucas Paquetá (Olympique Lyonnais) – Foi o homem golo do Lyon na primeira-mão. É um jogador muito desequilibrador, com potencial ofensivo tremendo. É também por ele que passa o processo de criação, com forte capacidade no 1 para 1 e ainda visão de jogo. As suas exibições na Ligue 1, especialmente frente a equipas mais fortes, deixam água na boca e apontam o brasileiro de 26 anos para voos mais altos, já na próxima época. Leva 9 golos e 6 assistências esta época.

Galeno foi o destaque da goleada do FC Porto ao Tondela, ao apontar o seu primeiro golo, desde que regressou ao dragão.
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Galeno (FC Porto) – O brasileiro tem vindo a fazer uma excelente época na Liga Europa. É o melhor marcador da competição, com 6 golos, todos ao serviço do Braga. Voltou ao FC Porto para tentar cobrir o buraco que Luís Díaz deixou e estreou-se a marcar de dragão ao peito, na jornada anterior do campeonato, frente ao Tondela.

A sua entrada mexeu com o jogo e, se tem a sua confiança recuperada, pode significar perigo para a baliza francesa. É forte em duelos individuais e tem grande capacidade de fazer golo.

XI’S PROVÁVEIS

Olympique Lyonnais: Anthony Lopes; Dubois, Mendes, Lukeba, Emerson; Ekambi, Caqueret, Paquetá, Ndombélé; Dembele, Faivre.

Treinador: Peter Bosz

“O FC Porto é uma equipa que joga sempre ofensivamente. Estamos a liderar a eliminatória 1×0 e por isso vão atacar-nos. Estamos a preparar-nos para todas as possibilidades. Vamos dar tudo para nos qualificarmos.”

FC Porto: Diogo Costa; Zaidu, Pepe, Mbemba, Bruno Costa; Uribe, Vitinha, Grujic; Galeno, Taremi, Evanilson.

Treinador: Sérgio Conceição

“Sei que é um jogo difícil, perante um adversário de valia, como demonstrou no Dragão, com excelentes individualidades, mas estamos aqui para formar uma equipa a partir da estratégia definida para ir a Lyon e passar esta eliminatória.”

PREVISÃO DE RESULTADO: OLYMPIQUE LYONNAIS 0-2 FC PORTO

Artigo de opinião da autoria de Francisco Macedo Amaral.

Francisco Macedo Amaral
Francisco Macedo Amaralhttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é recém licenciado em Jornalismo e Comunicação e tem a paixão do jornalismo desportivo. Fim de semana perfeito é estar no sofá a ver tardadas de futebol. Gosta ainda de jogar e ver cinema.

Subscreve!

Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

PUB

Mais Artigos Populares

Prenda de Natal para Pep Guardiola? Alvo do Manchester City custa 72 milhões de euros

Antoine Semenyo está a ser apontado ao Manchester City. O jogador pode custar aos ingleses 72 milhões de euros.

Já passou pelo Braga e deixa aviso ao Barcelona: «Um clássico é muito mais do que três pontos»

Roberto Fernández é um dos destaques do Espanyol. O próximo encontro dos catalães será frente ao Barcelona, o maior rival.

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.