Liga Europa, 2.ª mão dos Oitavos-de-Final: quinta-feira, 20h, 17 de março de 2022
CRÓNICA: PROCURA-SE NOITE EUROPEIA DO FC PORTO EM LYON
Depois da derrota, em casa, para a primeira mão dos oitavos de final, o FC Porto tem de ir a Lyon com apenas um objetivo: vencer. Só assim se poderá manter na competição.
O Olympique Lyonnais é uma equipa com grande valor, apesar da sua classificação na liga francesa. Tem grande capacidade ofensiva e aliam isso ao poderio físico que alguns dos seus jogadores têm.
#OLFCP
Le dernier entraînement en 📸 !👉 https://t.co/vuAIq5cJqr pic.twitter.com/6GvFW1O6fN
— Olympique Lyonnais (@OL) March 16, 2022
A primeira mão serviu também para tirar apontamentos dos franceses. O resultado é reversível, mas vai exigir muito aos jogadores. O FC Porto tem de impor o seu jogo e ritmo e tentar impedir que jogadores como Ekambi e Faivre tenham espaço nas alas para correrem.
Foi por aí que o FC Porto sofreu mais, no dragão. Os franceses apostaram mais nas alas, com jogadores fortes e rápidos e João Mário, sobretudo, e Zaidu não conseguiam dar conta do recado.
Outro fator importante que ditou a derrota caseira, foi o cansaço da equipa portista. Foi notória a fadiga de vários jogadores no jogo da primeira mão. Para a segunda mão as duas equipas têm, essencialmente, o mesmo tempo de descanso e recuperação, que pode ditar o desfecho do jogo.
Até amanhã 💪💪 Vamos com tudo, Dragões 🐉#FCPorto #OLFCP #UEL pic.twitter.com/dZqse28M4Z
— FC Porto (@FCPorto) March 16, 2022
Jogadores frescos, com mais capacidade, podem ser determinantes para conseguirem dar a volta à eliminatória, num jogo que pede uma daquelas noites à Porto, com glória e a passagem aos quartos.
10 DADOS RÁPIDOS
- Em jogos oficiais, FC Porto e Olympique Lyonnais encontram-se pela 4.ª vez;
- O saldo é equilibrado, 1 vitória para cada equipa e 1 empate;
- O empate foi no terreno do Olympique Lyonnais, a duas bolas, na caminhada europeia do FC Porto em 2003/04;
- O registo do FC Porto contra equipas francesas é de 16 vitórias, 6 empates e 6 derrotas;
- Em território francês, a equipa portista venceu por 5 vezes, empatou 4 e perdeu 4;
- Já o Olympique Lyonnais conta com 6 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, frente a clubes portugueses;
- Em casa, os franceses têm um saldo de 3 vitórias e 2 empates, nos últimos 5 jogos realizados frente a adversários lusos;
- A equipa da cidade de Lyon terminou a fase de grupos da Liga Europa em 1.º lugar do grupo A, à frente de Rangers, Sparta Praga e Brondby, empatando apenas um jogo;
- O FC Porto foi 3.º classificado no grupo B da Liga dos Campeões, caindo para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, tendo defrontado e derrotado a Lazio;
- O FC Porto segue em primeiro lugar no campeonato português, o Olympique Lyonnais é 10.º classificado da liga francesa;
JOGADORES A TER EM CONTA
🇧🇷 Lucas Paquetá, Lyon warrior 🦁
Tidy finish, too 👌#UEL pic.twitter.com/I5iEU1hRCm
— UEFA Europa League (@EuropaLeague) March 9, 2022
Lucas Paquetá (Olympique Lyonnais) – Foi o homem golo do Lyon na primeira-mão. É um jogador muito desequilibrador, com potencial ofensivo tremendo. É também por ele que passa o processo de criação, com forte capacidade no 1 para 1 e ainda visão de jogo. As suas exibições na Ligue 1, especialmente frente a equipas mais fortes, deixam água na boca e apontam o brasileiro de 26 anos para voos mais altos, já na próxima época. Leva 9 golos e 6 assistências esta época.

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede
Galeno (FC Porto) – O brasileiro tem vindo a fazer uma excelente época na Liga Europa. É o melhor marcador da competição, com 6 golos, todos ao serviço do Braga. Voltou ao FC Porto para tentar cobrir o buraco que Luís Díaz deixou e estreou-se a marcar de dragão ao peito, na jornada anterior do campeonato, frente ao Tondela.
A sua entrada mexeu com o jogo e, se tem a sua confiança recuperada, pode significar perigo para a baliza francesa. É forte em duelos individuais e tem grande capacidade de fazer golo.
XI’S PROVÁVEIS
Olympique Lyonnais: Anthony Lopes; Dubois, Mendes, Lukeba, Emerson; Ekambi, Caqueret, Paquetá, Ndombélé; Dembele, Faivre.
Treinador: Peter Bosz
“O FC Porto é uma equipa que joga sempre ofensivamente. Estamos a liderar a eliminatória 1×0 e por isso vão atacar-nos. Estamos a preparar-nos para todas as possibilidades. Vamos dar tudo para nos qualificarmos.”
FC Porto: Diogo Costa; Zaidu, Pepe, Mbemba, Bruno Costa; Uribe, Vitinha, Grujic; Galeno, Taremi, Evanilson.
Treinador: Sérgio Conceição
“Sei que é um jogo difícil, perante um adversário de valia, como demonstrou no Dragão, com excelentes individualidades, mas estamos aqui para formar uma equipa a partir da estratégia definida para ir a Lyon e passar esta eliminatória.”
PREVISÃO DE RESULTADO: OLYMPIQUE LYONNAIS 0-2 FC PORTO
Artigo de opinião da autoria de Francisco Macedo Amaral.