A vontade de Frederico Gil

cab ténis

O tenista português Frederico Gil colocou recentemente uma fotografia no seu perfil do Facebook afirmando que “a vontade continua” e que está em “exames médicos e físicos para preparar a próxima temporada”.

Falar de Frederico Gil é quase o mesmo que falar de Vanessa Fernandes ou Fábio Paim, dando exemplos de outros desportos. Nós sabemos que o talento está lá, a vontade de triunfar também; só não sabemos quando estarão novamente mentalmente preparados para os esforços da competição.

Quem fala negativamente de Frederico Gil pode ser mal entendido em Portugal. Eu não o quero ser. Cresci com Frederico Gil, joguei ténis federado enquanto Frederico Gil era a grande estrela portuguesa e fiquei mais vezes acordado para ver Frederico Gil do que para ver João Sousa. Tenho pelo tenista sintrense um carinho especial, mas a verdade é que se o ténis português muito nos deve, nós também o podemos “pressionar”, no bom sentido, a voltar a ser o que era.

Isto porque o ténis português precisa de um jogador como o Frederico Gil. De alguém que sabe o que é estar no topo e estar em baixo, de alguém que sabe o que é transportar a esperança de um país às costas. Quem não se lembra do que vibrámos na final do Estoril Open, quando nesse mesmo dia o Benfica foi campeão? A tarde foi passada a vibrar com o ténis. O ténis português.

Para além do que Frederico Gil representa para o comum dos adeptos portugueses de ténis, o tenista é também um activo importante para os agentes e promotores do ténis em Portugal. Em 2010 salvou o Estoril Open mais caricato de sempre a João Lagos, e agora, pontuando pelos Futures realizados em Portugal, vai distribuindo simpatia e experiência pelos torneios recentemente criados em Portugal.

Frederico Gil representa para o ténis português o início daquela que pode vir a ser a verdadeira geração de ouro. A geração de João Sousa e Gastão Elias, e numa outra, a de Frederico Silva, e este outro Frederico, o Gil, é o “pai” de toda esta geração moderna do ténis português, que tem mostrado saber dar passos sólidos que a leve a patamares mais elevados.

O finalista do Estoril Open tem certamente muito a dar ao ténis quando decidir “encostar a raquete”, mas a julgar pela sua vontade de jogar ainda terá certamente algo a dar dentro dele, embora, e isto são factos, completar o ano de 2014 com uma vitória num future e uma meia-final não seja um indicador francamente positivo para alguém que já conquistou tanto como Frederico Gil.

Veremos então o que reserva o ano de 2015 ao tenista português.

Miguel Dias
Miguel Dias
O Miguel jogou ténis durante mais de dez anos, sendo actual vice-presidente do clube ténis da sua terra natal, Almeirim. Para além disso, acompanha a modalidade desde 2008, tendo feito já a cobertura do Portugal Open, entre outros, e tendo sido já comentador convidado da Eurosport para a modalidade.                                                                                                                                                 O Miguel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Pereira responde ao Bola na Rede: «Faltou coragem para jogar»

João Pereira analisou o Casa Pia x Sporting. O Bola na Rede esteve em Rio Maior e fez uma questão ao treinador dos gansos.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Isto não é PlayStation em que a gente vai para a direita e roda os bonecos»

Rui Borges analisou o Casa Pia x Sporting. O Bola na Rede esteve em Rio Maior e fez uma questão ao treinador dos leões.

Alexandre Santana: «Não é pela derrota que vamos ser a pior equipa do mundo»

Alexandre Santana analisou o encontro entre o Casa Pia e o Sporting. Primeira Liga 2025/26 arrancou em Rio Maior esta noite.

Rui Borges elogia vitória do Sporting: «Foi um dos melhores jogos, senão o melhor, desde que estou no clube»

Rui Borges analisou o encontro entre o Casa Pia e o Sporting. Primeira Liga 2025/26 arrancou em Rio Maior esta noite.

PUB

Mais Artigos Populares

Cassiano analisa derrota do Casa Pia: «Tentamos fazer uma pressão mais alta, mesmo sabendo da qualidade da equipa do Sporting»

Cassiano analisou o encontro entre o Casa Pia e o Sporting. Primeira Liga 2025/26 arrancou em Rio Maior esta noite.

Eis os 5 destaques da vitória do Sporting diante do Casa Pia na estreia da Primeira Liga 2025/26

O Sporting venceu o Casa Pia por 2-0 em Rio Maior. Eis os cinco destaques do triunfo dos leões na primeira jornada da Liga.

Sporting arranca ataque ao tricampeonato com vitória sobre o Casa Pia e é o 1º líder da Primeira Liga

O Sporting não teve grandes dificuldades em bater o Casa Pia na jornada inaugural da Primeira Liga. Leões vencem em Rio Maior.