📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

É o final do Fanboost! E agora? | Fórmula E

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

A FIA (Federation Internationale de l’Automobile) e a Fórmula E anunciaram uma nova melhoria nos regulamentos para a temporada nove da ABB FIA Formula E World Championship, sendo a mesma aprovada pelo Conselho Mundial do Automobilismo da FIA.

Os novos regulamentos tocam no tempo da corrida, numa nova forma de modo de ataque a ser experimentado na nona temporada (Attack Charge) e também na possibilidade de existir treinos livres para os futuros rookies da categoria terem andamentos nos novos Gen3.

TEMPO DE CORRIDA

A categoria de fórmulas elétricos tinha corridas à base de tempo: 45 minutos de corrida mais uma volta final. A partir de janeiro, serão trocados os minutos por número de voltas a efetuar pelos pilotos. O mesmo acontece com o tempo passado atrás de Safey-Car e Full Course Yellow, que será compensado em número de voltas adicionais, ao invés do tempo adicionado. Algo que devia ter sido implementado desde o primeiro dia, para facilitar a vida a toda a gente.

ATTACK CHARGE E O FIM DO FANBOOST.

A nova modalidade dos pilotos receberem mais potência nos seus carros será o Attack Charge que, apesar da confusa explicação, entende-se da seguinte forma: os pilotos terão de parar, durante a corrida, por 30 segundos para recarregar a bateria e o carro receber mais 4kWh de energia. Esta velocidade de carregamento só pode ser atingida através de um booster de 600kW, uma inovação que será experimentada neste campeonato. Após isso, os pilotos terão à sua disposição dois momentos de Attack Mode, onde a potência dos carros passa de 300kW para os 350kW.

O Attack Mode como o conhecemos continua em funcionamento normalmente nas corridas em que o Attack Charge não esteja implementado para testes. Seria mesmo necessário implementar um pit-stop obrigatório para os carros terem mais potência? As corridas estavam divertidas de se ver sem paragens, agora não só terão em conta a bateria que levam, mas também, os 30 segundos+ que irão perder nesta paragem. As chamadas estratégias.

Com estas mudanças, o Fanboost, uma votação por partes dos fãs que dava mais energia aos pilotos mais votados, foi descontinuado para 2023. Uma das principais ligações que a categoria tinha aos fãs chega assim ao fim.

TEMPO NO CARRO PARA ROOKIES

Segundo as novas mudanças, todas as equipas terão de abdicar de um piloto em, pelo menos, dois Free Practice 1 (treinos livres 1) para os rookies que nunca conduziram ou competirão no campeonato de F-E poderem ter alguns minutos no Gen3. O objetivo principal é atrair futuros pilotos para a categoria e ajudar no progresso das equipas.

Apesar de só o AC ter um impacto direto naquilo que serão as corridas e estratégias dos pilotos/equipas, os outros dois aparecem mais como uma forma de ajudar a F-E a entrar nos padrões normais das corridas de Fórmulas. A ideia de ter rookies a fazerem pelo menos dois treinos livres é uma boa aposta para dar lugar àqueles que podem nem sempre chegar à categoria rainha do desporto automóvel.

A Fórmula E tem vindo a ser uma das categorias com mais ação em pista pela quantidade de ultrapassagens que existem em pista e pela luta pelo campeonato até ao último momento, como aconteceu este ano. No início de 2022, foram feitas mudanças à qualificação, que acabou por dar frutos e deixar os pilotos contentes com o formato.

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Miguel recorda episódio insólito na Roménia: «Às 9 da manhã, os programas televisivos diziam que eu e o filho do presidente tínhamos chegado...

Rui Miguel fez um balanço da sua carreira profissional em entrevista ao Bola na Rede. O antigo médio recordou uma história caricata na Roménia.

Renan Lodi oferecido ao Benfica para reforçar o lado esquerdo da defesa a custo zero

Renan Lodi foi colocado na rota do Benfica. Defesa lateral está sem clube e foi oferecido ao emblema encarnado.

Sporting detalha todas as transferências de 2025: da venda de Viktor Gyokeres à possível contratação mais cara da história

O Sporting revelou os detalhes das transferências dos dois mercados de 2025. Luis Suárez pode tornar-se a contratação mais cara dos leões.

Rui Miguel revela jogador mais difícil que enfrentou no futebol nacional: «Podia dizer-te o Aimar, Hulk ou James Rodríguez, mas…»

Em entrevista ao Bola na Rede, Rui Miguel fez um balanço da sua carreira profissional, abordando o percurso no futebol nacional e internacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Devagar se vai ao topo em San Antonio… outra vez | NBA

Os San Antonio Spurs arrancaram a temporada da NBA com quatro vitórias consecutivas e são das únicas equipas que vão mantendo a invencibilidade em 2025-26.

Vai ficar tudo bem, Jets | NFL

Depois de sete jogos de más exibições que corresponderam a outras tantas derrotas, os New York Jets deixaram de ser a única equipa ainda sem vitórias na temporada

Custou 18,5 milhões de euros ao Manchester City e quer voltar a ser treinado por Pep Guardiola

Claudio Echeverri está emprestado pelo Manchester City ao Bayer Leverkusen, mas não se encontra satisfeito com a sua situação.