Académico Viseu FC 28-26 GC Santo Tirso: Lanterna vermelha sai de Viseu

modalidades cabeçalho

A CRÓNICA: PINGUE PONGUE DECIDIU-SE NO FIM

Dois velhos conhecidos encontravam-se no Pavilhão Cidade de Viseu. Em jogo em atraso da ronda inaugural, o Académico de Viseu e o Santo Tirso voltavam-se a encontrar depois de ambos terem subido da II Divisão em 2021/22 e até a este duelo somavam cinco derrotas no mesmo número de jogos.

As duas equipas tiveram dificuldade para encontrar o caminho na baliza nos primeiros minutos. O Santo Tirso conseguiu ser a primeira formação a concretizar e chegou a estar a vencer por dois golos.

No entanto, o conjunto nortenho falhou varias vezes no movimento ofensivo por faltas cometidas e passes desajustados e o Académico conseguiu colocar-se a vencer perto do meio do primeiro tempo (7-6).

O Santo Tirso ainda teve três exclusões face a uma do Académico de Viseu, mas o visitante contou com um inspirado Rafael Azevedo na baliza e com alguns erros do adversário, acabando por só ficar com dois golos de desvantagem máxima.

Ao intervalo, o Académico vencia pela margem mínima (15-14).

Na segunda parte, as duas equipas mantiveram a margem mínima no resultado durante os primeiros dez minutos (20-19) com os guarda redes a serem importantes para tal. A seguir, o Santo Tirso ficou sem seu guarda redes depois de ter sido atingido na cara por um remate de Tiago Arrojado sem ser assinalada qualquer infração pela equipa de arbitragem. O visitante ficou ainda sem Diogo Carneiro depois de uma falta de Kevin Diaz que algo admoestado com cartão vermelho.

Apesar das contrariedades, o visitante deu a volta ao resultado depois de três golos consecutivos (22-23).

As equipas acabaram a meio da primeira parte por cometer vários erros no capitulo do passe, tornando o jogo muito longe das balizas. Mesmo assim a equipa do Santo Tirso conseguiu chegar por alguns momentos a ter uma vantagem de dois golos.

À entrada dos últimos cinco minutos, os visitantes ganhavam pela margem mínima (25-26), mas estavam em desvantagem numérica com a exclusão de Miguel Polónia.

Neste período, Ruben Sousa que tinha substituído António Silva na baliza viseenses nos minutos finais do jogo foi importante a travar alguns remates do adversário. O Académico conseguiu mesmo virar o resultado e chegou ao derradeiro minuto a vencer por 27-26. A exclusão de Eduardo Almeida acabou por deixar a equipa da casa em inferioridade numérica, mas a equipa visitante não conseguiu aproveitar e a 16 segundos do fim, a posse de bola era do Académico.

Os anfitriões conseguiram segurar a bola perante a pressão alta dos visitantes e ainda marcou mais um golo por Miguel Cortinhas.

Vitória da equipa que menos errou e que tem um registo mais positivo no confronto direto. Desta forma, o Académico de Viseu abandona os lugares de descida direta à II Divisão.

A FIGURA

Diogo Liberato – O central do Académico Viseu destacou-se nas finalizações, sendo o melhor marcador do jogo a par do colega Miguel Cortinhas e de João Alonso, do Santo Tirso, com sete golos. O jogador foi ainda importante para o lançamento de algumas transições rápidas e foi fundamental para quebrar o gelo no ataque viseense, na primeira parte.

O FORA DE JOGO

Kevin Diaz – O lateral cubano não jogou muitos minutos, mas influenciou negativamente o jogo para a sua equipa. Na primeira parte, o jogador desperdiçou uma transição rápida com um mau passe intercetado pelo adversário. Já na segunda parte, na sua primeira intervenção acabou por fazer uma falta sobre Diogo Caseiro quando o adversário tentava penetrar na área para rematar. O jogador do Santo Tirso acabou por sair lesionado e Kevin Diaz acabou por ser expulso. Foi uma tarde para esquecer ou talvez para refletir….

ANÁLISE TÁTICA – Académico Viseu FC

A equipa de Rafael Ribeiro tentou apostar mais nas transições rápidas e fez chegar as bolas à ponta direita com a aposta em Benjamin João. Algumas desconcentrações nos passes, mas maior acerto do que habitual nos passes longos nos quais os jogadores arriscaram mais vezes para criarem desequilíbrios ofensivos.

EQUIPA E PONTUAÇÕES

António Silva (6)

Ruben Sousa (7)

Jefferson Bastos (-)

Miguel Cortinhas (7)

Tiago Heber (6)

Kevin Diaz (3)

Diogo Liberato (8)

Diogo Quintas (5)

Tiago Arrojado (6)

Benjamin João (6)

Aldrin Andrade (-)

Matheus Victor (-)

Eduardo Almeida (5)

Miguel Vieira (7)

João Macedo (7)

Eduardo Martins (-)

ANÁLISE TÁTICA – GC Santo Tirso

A equipa do técnico Danilo Veiga apostou inicialmente no jogo apoiado com o seu pivot Vasco Marques.  Depois com o maior acerto defensivo do adversário, tentaram diferentes opções como o jogo pelas pontas. Varias desconcentrações no movimento ofensivo originaram situações para o adversário finalizar.

EQUIPA E PONTUAÇÕES

João Esteves (6)

Rafael Azevedo (7)

Rúben Marques (5)

José Vieira (5)

Diogo Carneiro (5)

António Gomes (-)

Miguel Polónia (5)

José Fonseca (5)

Francisco Morgado (-)

Vasco Marques (5)

João Alonso (7)

Tiago Pereira (5)

Bernardo Ferreira (5)

David Braga (-)

Ricardo Ávila (6)

Dinis Aparício (6)

Rui Leite (-)

Foto de Capa: Pedro Filipe Silva / Bola na Rede

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

Justin de Haas vence o prémio de defesa do mês da Liga Portugal

Justin De Haas venceu o prémio de defesa do mês da Liga Portugal. O defesa levou a melhor perante Leonardo Lelo e Jan Bednarek.

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

PUB

Mais Artigos Populares

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...

US Open #3: Carlos Alcaraz é o novo rei de Nova Iorque e do mundo

A final de um Grand Slam voltou a ser...

Nuno Espírito Santo deixa o Nottingham Forest

O Nottingham Forest deverá anunciar nas próximas horas a saída de Nuno Espírito Santo do cargo de treinador principal.