
Acho que é consensual dizer que foi um dos melhores derbies dos últimos anos, pelo menos em termos de golos marcados, emoção e incerteza no marcador. Estes foram, na minha opinião, os cinco momentos cruciais deste encontro.
1. 5 INICIAL DO SPORTING CP
O primeiro momento curioso da partida começou logo com o cinco inicial lançado por Nuno Dias, contando com Bernardo Paçó na baliza. Devia ser alguma jogada ensaiada para surpreender o adversário, pois Bernardo saiu poucos segundos depois, entrando o habitual titular Guitta ainda no decorrer do primeiro minuto para nunca mais sair.
2. ENTRADA FORTÍFERA DOS LEÕES
O ponto 1 não surtiu efeito imediato mas o certo é que a equipa leonina entrou a todo o gás, e cedo marcou o primeiro golo, chegando a uma vantagem de três golos, completamente justa ao intervalo, pese embora as águias tenham reduzido a desvantagem ainda na primeira metade.
3. QUINTO GOLO LEONINO
Tenho que destacar o golo que para mim foi o golo da noite, havia outros como o golo de Cavinato, Pany Varela, Arthur ou Gonçalo Sobral, mas o lance do quinto golo leonino é um hino ao futsal. Uma jogada brilhante, culminando numa finalização à boca da baliza de Sokolov após assistência de Tomás Paçó.
4. EXPULSÃO DE BRUNO CINTRA
Logo depois, e numa altura em que o conjunto encarnado tentava reentrar na discussão do jogo, surge o lance que culmina na expulsão de Bruno Cintra a 11 minutos do fim do encontro, obrigando o SL Benfica a jogar dois minutos em inferioridade numérica, não houve golos mas foram dois minutos “perdidos” numa fase importante.
5. FINAL GARANTIDO DOS LEÕES
Já com 5-4 no marcador, o Sporting CP fechou as contas e o encontro com o 6-4 final, numa jogada de contra-ataque bem finalizada por Erick perante um desamparado Bruno Coelho na baliza.