“Ralações” Institucionais

a norte de alvalade

Haveria muito a dizer sobre o corte de relações institucionais com o SLB ontem decretado e que se vem juntar ao que já vigora com o FCP. Mas na verdade é-me indiferente porque nem vou dar por ele. Nem eu nem quase ninguém. E também porque não acredito na eficácia deste tipo de medidas. O corte que gostava de ter feito ao SLB era no campo, diminuindo a distância que nos separa.

A questão que se pode colocar é se a decisão tomada é correcta ou inevitável face à reacção da direcção do SLB relativamente ao comportamento dos seus adeptos. Enfim, vale o que vale. Quem cala consente e não tendo dito nada ou pior, tendo-se ficado por um comentário ignóbil do seu porta-voz, associou o seu nome às faixas exibidas no pavilhão onde se jogou o futsal e ao comportamento dos seus adeptos em Alvalade. Tenho a felicidade de não conhecer nenhum adepto benfiquista que, face à gravidade do sucedido, se reveja nesta atitude.

Bruno de Carvalho cortou relações com o Benfica Fonte: Facebook Oficial de Bruno de Carvalho
Bruno de Carvalho cortou relações com o Benfica
Fonte: Facebook Oficial de Bruno de Carvalho

A este nível, o do comportamento dos adeptos, infelizmente não há nenhum clube com folhas limpas, o que diminui desde logo a  autoridade para poder fazer julgamentos, especialmente os de carácter moral.

Quem também não pode deixar de merecer censura são as organizações que tutelam o futebol. A Liga e a FPF, obviamente, que continuam a fazer de conta que não acontece nada, parecendo sempre mais preocupados em exercer uma autoridade que se fica por mais uns cobres nos cofres e pouco mais. Também elas pouco recomendáveis como referência de organização, bastando como exemplo o que tem sucedido com as sucessivas confusões com a Taça de Portugal, onde só não houve ainda uma tragédia por milagre. Ou talvez porque nenhum dos três grandes se tem encontrado nas últimas finais.

Por último, a tutela governamental, que também só se preocupa em aparecer na hora de cortar fitas e se encostar aos troféus, ignorando a actuação policial e os cada vez mais frequentes episódios violentos. Os adeptos têm por vezes dificuldades em perceber as diferenças entre uns (claques) e outros (polícias), tal tem sido a violência indiscriminada usada. Ignoram-se os melhores exemplos e, aqui, estamos cada vez mais perto dos piores e mais distantes dos melhores. Já ninguém se lembra que Inglaterra tinha um problema muito mais agudo e que o resolveu de forma exemplar. Estamos à espera de um hillsborough ou de um Heysel em português?

Para terminar, voltando ao tema inicial, o corte de relações, há quem diga que os três grandes estão condenados a entender-se a bem do futebol. Não duvido de que todos lucraríamos com isso, sobretudo os que gostam realmente de futebol e do desporto em geral. Mas para isso seria preciso pelo menos um acordo de cavalheiros, o que é caso para perguntar: e onde andam eles?

Infelizmente, o que se constata cada vez mais são direcções completamente submetidas à lógica das claques, abstendo-se de uma das suas mais importantes funções: liderar. Eu gosto de claques, em particular das nossas, é onde gosto de ver os jogos. Mas dispenso a cultura de violência que lhes está subjacente. Porque também e acima de tudo gosto de futebol, e do desporto em geral.

Foto de capa: Foto: Facebook Oficial do Sporting Clube de Portugal

José Duarte
José Duarte
Adepto do Sporting Clube de Portugal e de desporto em geral, especialmente de futebol.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

PUB

Mais Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.