Força da Tática | SL Benfica x FC Porto: Imponente, estratega e cheio de frescura

- Advertisement -

Um campeonato é uma prova de regularidade, isso todos sabemos, e o SL Benfica tem sido a equipa mais regular, é unanime. Mas no Estádio da luz, no jogo de sexta feira, o FC Porto foi avassalador.

Motivado, focado e sem receio de nada nem ninguém. Foram estas as premissas com que o FC Porto reduziu a vantagem para o Benfica com a vitória na Luz.  Após conhecermos os 11 iniciais, dúvidas haviam na colocação de Pepê e Otávio. Este último acabou por ser decisivo, porque defensivamente e ofensivamente foi completamente avassalador, indo buscar jogo aos centrais e conseguindo aparecer a pressionar ou a finalizar na grande área do adversário.

A equipa do Porto desde cedo, assumiu as despesas do jogo, e impôs não o seu jogo, mas sim a estratégia especifica que tinha para este jogo. O Benfica à espera, demasiado à espera, daquilo que o jogo ia dando. O golo de Gonçalo Ramos, agravou esta postura, e a equipa da casa, quase sempre, a reagir, e nunca a impor o seu ritmo. 

A equipa visitante a pressionar desde o primeiro minuto, com muitos jogadores e com tempos de aproximação muito curtos aos jogadores adversários, além de solidários e com os setores bastante próximos. Grujic a pivot no meio campo, empurrava Manafá e Wendell pelos corredores laterais, asfixiando a saída de jogo do Benfica. 

FC Porto pressão ofensiva
Fonte: BTV

A única forma que o Benfica saía bem e rápido, era quando Aursnes vinha ao corredor central e permitia jogar pela esquerda. No restante, a equipa da casa apresentou-se bloqueada, completamente. Essa mesma estratégia do Porto também conduzia a que, Taremi na frente de ataque, se posicionasse mais isolado do que era costume, mas sempre com muita profundidade com bola de Pepê e Galeno.

Mesmo com o resultado em 0-0 e depois, mais ainda, os defesas centrais do Porto no  meio campo de ataque, jogando em organização ofensiva, quase sempre, com um respeito muito grande pelas saídas rápidas do Benfica, respeitando a posse de bola, travando rapidamente e com muitos jogadores a perda de bola e com Grujic afundando, nos movimentos de transição defensiva.

SL Benfica facilidades defensivas
Fonte: BTV

A pouca energia do Benfica manteve-se na segunda parte, os duelos individuais foram quase sempre ganhos pelo FC Porto. E um dos problemas manteve-se: quem marca Otávio? Após a obtenção do segundo golo, a equipa do FC Porto baixou a pressão para uma zona mais recuada, fez substituições e refrescou a equipa. Taremi apareceu no jogo, dando a profundidade que a equipa tinha de demonstrar. O Benfica manteve muitos jogadores na saída de bola, distâncias estranhamente grandes entre Otamendi e António Silva, falhas técnicas na receção dos jogadores da frente do Benfica.

SL Benfica sem jogo entre linhas
Fonte: BTV

O FC Porto saiu vencedor porque tapou o jogo entre linhas do Benfica, e porque aproveitou bem a apatia que a própria equipa visitante provocou no jogo coletivo da equipa da casa, reduzindo um aspeto essencial do jogo encarnado: a criatividade.

O Benfica teve sempre João Mário inoperante, tal não era a marcação das linhas de passe para o internacional português, como também a aproximação depois de o mesmo receber a bola. Uribe e Grujic fora reis e senhores neste propósito. A equipa empacotou o jogo do Benfica em duas zonas, uma, até ao 1-2, no meio campo atacante e outra em 1/3 de campo, depois do 1-2.  Os corredores laterais do Benfica não funcionaram, pois o jogo do Benfica, vai do meio para fora, e aí Galeno e Pepê foram determinantes não se entregando nem ficando tentados com a dinâmica de subida de Grimaldo e Bah e depois, Gilberto.

Seguem-se as cenas dos próximos capítulos…

Artigo da autoria de Paulo Robles.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto tentou contratar Nico Gaitán:  «Queriam fazer uma jogada estranha»

Nico Gaitán refletiu sobre a sua passagem pelo Benfica, deixando fortes elogios à estrutura e a Jorge Jesus, e revelou que o FC Porto tentou roubá-lo das águias.

Real Madrid atacado: «Acho que está a prejudicar muito o futebol»

Joan Gaspart, antigo presidente do Barcelona, deixou um forte ataque ao Real Madrid, assumindo que o clube faz mal ao futebol.

André Vidigal é reforço do Wycombe Wanderers

André Vidigal deixa o Stoke City e ruma ao Wycombe Wanderers, onde inicia um novo desafio na sua carreira após ter sido anunciado como reforço no último dia do mercado de transferências.

Matías Lacava está de regresso ao Vizela

O Vizela oficializou o regresso de Matías Lacava, que assina contrato válido até junho de 2027. O avançado venezuelano reforça o plantel para a próxima temporada e meia.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Fidalgo reforça o Real Bétis e assina até 2030

O Real Bétis anunciou a contratação de Álvaro Fidalgo. Após chegar a acordo com o Club de Futebol América, o clube de Sevilha fechou o médio espanhol até 2030.

O Benfica ainda é candidato ao título?

O Benfica está afastado da luta pelo 39.º título da Primeira Liga e alimentar o contrário é apenas adiar o inevitável.

Gustavo Varela quer suceder a Pablo Felipe… e Benfica está atento

Gustavo Varela está emprestado ao Gil Vicente por parte do Benfica. O conjunto de Barcelos vendeu recentemente Pablo Felipe ao West Ham United.