eSports: a disputa profissional no centro do mundo gaming

modalidades cabeçalho

Os jogos eletrónicos (eSports) têm conquistado um lugar de destaque na sociedade moderna. Primeiro, ao tornarem-se num dos pilares do entretenimento online, e segundo, deixando de ser apenas um passatempo para se converterem numa verdadeira forma de competição. O que começou como uma brincadeira conta agora com jogadores profissionais, campeonatos oficiais, patrocinadores e muita audiência.

A disputa está na essência dos videojogos desde a sua criação. Em 1972, a Universidade de Stanford recebeu o primeiro campeonato de videojogos da história, o jogo era o lendário “Spacewar!”. O torneio foi nomeado de “Olimpíadas Intergalácticas de Spacewar” e o vencedor ganhou um ano de assinatura da revista Rolling Stone.

Atualmente, o cenário competitivo cresceu e consolidou-se como parte fundamental do setor. Os eventos pelo mundo ocorrem durante o ano, os gamers estão presentes nas arenas e também nas plataformas de streaming para acompanhar cada jogada. 

Um exemplo disso faz-se notar no League of Legends (LoL), que contabilizou 664.156.489 milhões de horas assistidas, no ano de 2021. O LoL é um dos líderes no eSports, mas não é o único. Neste artigo, conheceremos outros jogos eletrónicos que se converteram em desporto virtual e animam jogadores e espetadores.

eSports campeonato
Fonte: Unsplash

Ação pura na primeira pessoa

O género dos FPS (First-Person Shooter), também conhecidos como jogos de tiro na primeira pessoa, desempenham um papel fundamental em duas frentes: a história dos videojogos e o crescimento dos desportos eletrónicos. Títulos clássicos, como Doom ou Counter-Strike (CS), estão na lista de jogos que ajudaram na popularização destes passatempos digitais.

Inclusive, o CS pode ser apontado como um dos primeiros jogos que ganharam competições relevantes para o setor gaming, e Portugal conta com uma equipa de respeito. Atualmente, o título conta com diversos campeonatos, no entanto, são três os de maior destaque: ESL Pro League, Intel Extreme Masters e DreamHack Masters.

Outros dois títulos de grande destaque no panorama competitivo são o Valorant, uma criação da Riot Games, e o Rainbow Six Siege, produzido pela Ubisoft. 

O primeiro aposta por gráficos mais lúdicos e habilidades especiais únicas para cada personagem; já o segundo é um jogo onde a estratégia e o conhecimento dos mapas fazem toda a diferença, o R6 apresenta uma proposta tática e os jogadores escolhem agentes das forças especiais para cada ronda.

O desporto-rei no relvado digital

Não há como escapar, se existe disputa, o futebol está presente. No mundo dos videojogos é igual. O simulador mais jogado é, sem dúvida, o FIFA, desenvolvido pela EA Sports, braço desportivo da EA Games. Ano após ano, o jogo está no topo da lista dos mais vendidos.

Tal como no mundo real, nas consolas existe um campeonato do mundo digital, o torneio chama-se FIFA eWorld Cup e é o evento mais importante do cenário competitivo. Para estar no mundial é preciso vencer etapas online e presenciais e, claro, as finais globais. 

Em seguida, está o FIFA Global Series, onde vários campeonatos são selecionados para participar no Campeonato do Mundo.

As equipas que se destacam nesta modalidade vêm do mundo real. O Manchester City eSports, S04 (Schalke 04) e o VfL Wolfsburg são algumas das equipas profissionais que apostam nos desportos eletrónicos para ampliar o alcance da marca e conquistar novos adeptos.

Quando pensar é o mais importante 

Distante das sequências de ação, das táticas do futebol ou dos mapas de LoL, existem duas modalidades que se destacam quando o assunto são campeonatos online. Estamos a falar do poker e do xadrez, ambos são desportos mentais que exigem muita perícia dos seus praticantes, além, claro, de horas de estudo.

No mundo online, estas modalidades ganharam destaque e conseguiram repetir a dose de sucesso que tinham no ambiente analógico. Tal como esperado, não demorou para os primeiros campeonatos surgirem.

Um bom exemplo é o tradicional jogo de cartas, o poker. Esta modalidade ganhou status de desporto mental em 2010, quando a IMSA (International Mind Sports Association) reconheceu que para vencer no poker é preciso capacidade analítica, cálculo de probabilidades e estratégias elaboradas, colocando assim a sorte de lado e exaltando a necessidade de pensar para ganhar.

A modalidade vive um momento de grande popularidade. Ao concluir com êxito a migração digital, o poker online encontrou nas plataformas especializadas uma base para crescer no terreno digital. Estes sites dedicados ao jogo de cartas oferecem partidas simples, campeonatos completos. 

Nos eventos oficiais podem-se admirar profissionais renomeados a jogar e a aplicar as mais variadas estratégias, especialmente o bluff.

Com efeito, não há dúvidas que os eSports estão a mudar o ambiente dos jogos eletrónicos, com campeonatos emocionantes e uma legião de fãs a seguir cada passo dos jogadores profissionais. 

Ao trazer uma dose de seriedade aos videojogos, os desportos eletrónicos, que contam ainda com uma federação em Portugal, ampliam o campo de atuação gaming para além do mundo do entretenimento.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting e Braga estreiam-se na nova Taça Europa Feminina da UEFA

A UEFA lançou esta temporada a Taça Europa Feminina, uma nova competição de clubes que conta com a presença do Sporting e Braga.

Peter Schmeichel elogia guarda redes do Manchester United: «Conseguiu-se ver a confiança dele»

Peter Schmeichel, antigo guarda-redes do Manchester United, elogiou a estreia vitoriosa de Senne Lammens, destacando a exibição sólida do jovem belga na vitória sobre o Sunderland.

Hóquei em Patins: Ex-Benfica investigado por alegado assédio sexual

Panchito Velázquez está a ser investigado na Argentina, sendo que uma das alegadas vítimas é menor de idade. O argentino nega toda as acusações.

Atenção Benfica: Bernardo Silva atrai interesse do Barcelona, Juventus e Arábia Saudita

Bernardo Silva está no radar de Barcelona e Juventus para assinar numa transferência gratuita no final contrato com o Manchester City em 2026, mas clubes da Arábia Saudita preparam ofertas milionárias pelo internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

Toni Kroos elogia Barcelona mas também avisa: «Assumem muitos riscos»

Toni Kroos acredita que o Barcelona tem um dos «estimos mais atrativos» da Europa. Ex-Real Madrid alerta para riscos.

Rio Ferdinand analisa momento do Manchester United: «Quero ver os nossos jogadores abordarem o jogo da forma correta»

Rio Ferdinand falou sobre o momento atual do Manchester United. Antigo defesa-central quer ver boa abordagem dos jogadores.

Rodrygo comenta futuro: «Enquanto o Real Madrid quiser, eu fico. Adoro estar aqui»

Rodrygo quer continuar no Real Madrid. Avançado brasileiro aborda ainda duelo com o Barcelona para a La Liga, jogo que se avizinha.