cab reportagem bola na rede

De repente, vi-me dentro do “mundo da bola”, rodeado de “homens da bola”, a falar de “bola”. No Centro de Congressos de Santarém, as conversas tinham um único tema, o mesmo propósito: o futebol, pois claro. Entre os melhores treinadores de futebol nacional, e figuras de proa do desporto-rei, que marcaram presença no Fórum Nacional de Treinadores de Futebol, estava o Bola na Rede, aproveitando a oportunidade de se mostrar à elite do futebol português.

Num Fórum onde se abordaram as mais diversas componentes do futebol, distribuídas por palestras ao longo de dois dias de evento, vou destacar uma em particular, neste texto. Não sei se foi pela temática, ou pelos intervenientes, mas gostei especialmente de ouvir as experiências de treinadores portugueses no estrangeiro. As histórias, os insólitos, os conselhos, a vida do treinador português nos quatro cantos do mundo e sobretudo o selo de qualidade que lhes é reconhecido.

Falaram Domingos Paciência, Jaime Pacheco e Henrique Calisto. Cada um com as suas particularidades, todos tocaram em pontos-chave do que é estar em ambientes completamente distintos do português e dos métodos aos quais se tiveram, como que obrigatoriamente, de habituar.

Sentado na plateia, deliciava-me a ouvir, em uníssono,  que o treinador português sabe muito de futebol, às vezes até demais. Que tem qualidade, conhecimentos tácticos acima da média e métodos de trabalho ao nível dos melhores. Porque indiscutivelmente se criam treinadores de excelência em Portugal e nesse aspecto somos muitos bem vistos lá fora.  Da Ásia à América Central, o treinador português está representado em inúmeros campeonatos mundiais e isso manifesta a consideração que o mundo do futebol tem pelo treinador nacional.

Na maioria dos casos, os treinadores portugueses têm realizado óptimas prestações no estrangeiro e isso deve-se não só à qualidade dos seus métodos, mas também à enorme capacidade de integração e à coragem e determinação que os técnicos demostram. As dificuldades de aculturação são por demais evidentes em países cujos valores sociais e religiosos são o oposto dos nossos. Os desafios e as exigências que se colocam são factores que podem ameaçar o sucesso de qualquer projecto, mas para que isso não aconteça é preciso haver coragem para abraçar novas oportunidades.

De tantos conselhos que se distribuíram às dezenas de treinadores espalhados pela plateia, estes foram talvez os pontos mais focados por treinadores que já viveram as mais inacreditáveis situações nos mais recônditos países mundiais, mas que abarcaram na aventura de uma vida melhor e que hoje afirmam convictamente que tomaram a melhor decisão. A coragem de avançar, o risco a correr, sobretudo nos tempos extremamente difíceis, a nível financeiro, que o futebol português vive.

Engane-se quem pense que, em geral,  o treinador em Portugal é bem pago. Ou pertence a uma elite de pessoas cuja palavra crise é mais uma vocábulo no dicionário. Não é assim que funciona aqui no nosso “Portugalinho”,  mas o mundo abre portas que possibilitam outras oportunidades ao treinador português e é perfeitamente compreensível que este as aproveite. Se puder fazê-lo, pois que o faça. Que avance, que arrisque. A qualidade já lá está, é juntar a determinação e o sucesso vem rastejando atrás. Como a cobra que Henrique Calisto teve de comer no Vietname. Comeu, calou, esteve lá dez anos e adorou.

João Pedro Óca
João Pedro Ócahttp://www.bolanarede.pt
O João Pedro Óca é um alentejano a fazer o gosta mais em Lisboa: jornalismo, sobretudo desportivo, na TVI e na CNN Portugal. Além disso, ainda dá uma perninha como narrador na Eleven.

Subscreve!

Artigos Populares

Decisão tomada: Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica

Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica. Ex-líder das águias prepara-se para oficializar candidatura.

Sporting já partiu para estágio em Penafiel: Eis o plano

O Sporting vai realizar um estágio de pré-temporada em Penafiel. Leoas já partiram e cumprem estágio até 8 de agosto.

Atenção, Ruben Amorim: Newcastle aumenta oferta por Benjamin Sesko

O Newcastle e o Manchester United lutam pela contratação de Benjamin Sesko. Magpies apresentam oferta melhorada ao Leipzig.

Gonçalo Guedes e a mudança para a Real Sociedad: «Espero voltar ao meu nível o mais rapidamente possível»

Gonçalo Guedes deixou o Wolverhampton para reforçar a Real Sociedad. Avançado português reage à mudança de clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Rio Ferdinand levanta dúvidas sobre contratação de Viktor Gyokeres no Arsenal

Viktor Gyokeres trocou o Sporting pelo Arsenal neste mercado de verão. Rio Ferdinand falou sobre a contratação do avançado.

Champions League: Benfica já sabe quando enfrentará Feyenoord ou Fenerbahçe caso elimine Nice

O Benfica vai enfrentar o Feyenoord ou o Fenerbahçe, se eliminar o Nice. Conhecem-se agora as datas do playoff da Champions League.

Manchester United de Ruben Amorim recusa (para já) avançado da Juventus

O Manchester United não quis avançar nas negociações de Dusan Vlahovic. Avançado da Juventus oferecido aos Red Devils.