📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Será que Adán é um problema para o Sporting CP?

- Advertisement -

Decorria o ano de 2020, e o Sporting CP anunciava um tal de António Adán como reforço por duas temporadas, com mais uma de opção. Formado no Real Madrid CF, o guardião espanhol vinha curiosamente do eterno rival, o Club Atlético de Madrid, numa transferência a custo zero para os leões. Cedo se percebeu que estávamos na presença de alguém que se fazia valer da sua experiência, e de todos os outros predicados que fazem, hoje em dia, um bom guarda-redes: o jogo com os pés, a saída forte e atenta nas bolas paradas e o controlo forte que retirava a profundidade aos adversários. 

A história começou a escrever-se, e de leão ao peito, Adán começou a ser visto como um dos grandes nomes da sua posição, que encontrou em Lisboa o caminho acertado para prosseguir uma carreira que não foi assim tão recheada de títulos, mas que lhe permitiu partilhar o balneário com vários astros do futebol mundial, e sobretudo, partilhar o palco na sua posição com alguns dos melhores guarda-redes da década.

Ao todo, são cinco os títulos coletivos conquistados por Adán na sua carreira profissional, entre eles um muito especial: ser campeão português pelo Sporting CP, algo que marcou não só a carreira do espanhol, como o próprio clube, que há muito via fugir este objetivo. E de lá para cá, o que mudou?

Na minha opinião, que me custa expressar porque sempre fui um admirador das qualidades técnicas e táticas de Adán, o que passou foi mesmo o tempo, e com isto digo os anos, que atingem toda a gente, independentemente do que possamos fazer, o tempo irá sempre apanhar-nos. Olhando para o Adán de hoje, é de facto difícil de admitir, mas não é o mesmo guarda-redes que demonstrou ser há uma ou duas épocas. Nota-se por vezes alguma insegurança, alguma falta de confiança em ações que o víamos fazer com outros argumentos, com outro à vontade, e até com outra alegria. No entanto, e tendo em conta tudo isto, o espanhol ainda é, de longe, o melhor guarda-redes que Rúben Amorim tem à sua disposição, e percebo a confiança que o treinador leonino deposita no guardião espanhol que, lembro, lhe “deu” um campeonato e uma segurança quase eterna entre os postes.

Em jeito de conclusão, espero que o tempo ainda não tenha chegado a Adán, e que isto seja apenas uma quebra de forma, perfeitamente normal no futebol, até porque, acredito seriamente que Adán ainda tem muito para dar nos relvados. Para bem do futebol português, esperemos que o espanhol volte à forma que nos habituou, a defender a baliza leonina, e a ser o primeiro organizador do jogo de Amorim.

Até já Adán, cá te esperamos, como sempre, com a classe com que nos habituaste.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois dos desaires do FC Porto e do Braga na Europa League

Não foi um dia positivo para Portugal no Ranking UEFA. FC Porto empatou, Braga perdeu e comparação com os rivais não é boa para Portugal.

As mensagens finais de Noronha Lopes e Rui Costa: «Peço desculpa pelo debate. Não foi nada, não dignificou o clube»

Rui Costa e João Noronha Lopes debateram na BTV, a dois dias das eleições do Benfica. Eis as mensagens finais de ambos.

Rui Costa visa Noronha Lopes: «Está com amores por Luís Filipe Vieira e por si nem era sócio do Benfica»

Rui Costa debate com João Noronha Lopes a dois dias das eleições do Benfica. Presidente encarnado espera pela reeleição no ato eleitoral.

5 razões para votar em Rui Costa

Rui Costa aposta numa política de continuidade, defendendo que o próximo mandado servirá para consolidar o trabalho iniciado em 2021

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes e os direitos televisivos: «Não são a resolução de todos os males»

João Noronha Lopes debate com Rui Costa a dois dias das eleições do Benfica. Gestor procura a mudança na presidência encarnada.

Nuno Borges perde frente a Novak Djokovic e cai nos quartos de final do ATP Atenas

Nuno Borges cai nos quartos de final após perder 2-0 com Novak Djokovic. Após a partida, o sérvio disse que o português «jogou a nível elevado».

Rui Costa e Noronha Lopes em bate-boca sobre as contas: «Ou nasceu petróleo ou está pronto para entregar o clube a um investidor»

Rui Costa debate com João Noronha Lopes a dois dias das eleições do Benfica. Houve bate-boca sobre as contas dos encarnados.