Sumário: Como dar capote tático no Benfica | FC Porto

FC Porto Cabeçalho

Banho, batismo, afogamento. Ensinamento, lição, masterclass. Qualquer um dos vocábulos, seguido de “tático/a”, serve para designar aquilo que o FC Porto de Sérgio Conceição fez ao Benfica de – consta – Roger Schmidt. Os 1×1 foram dos dragões. As superioridades numéricas nos corredores, com grande projeção dos laterais, foram dos dragões. O controlo do meio-campo com bola foi dos dragões. O controlo do meio-campo sem bola foi dos dragões.

As bolas paradas perigosas foram dos dragões. Os lances de bola corrida periclitantes foram dos dragões. A construir curto e largo e a acelerar por dentro, o FC Porto dinamitou as linhas encarnadas do primeiro ao último minuto. Ao contrário das águias, que, pela falta de laterais dignos do nome e pela presença de dois médios a construir desde trás, não tem quem ligue o jogo ao último setor, os azuis-e-brancos encontravam quer Pepê, quer Evanilson entrelinhas para ajudar a saltar a pressão.

Arthur Cabral no jogo entre o FC Porto e Benfica.
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Quando não, encontravam um dos laterais bem abertos para criar superioridade e ajudar os alas a provocar desequilíbrios no drible. As dinâmicas de Francisco Conceição e João Mário, já cimentadas, e as que se vão construindo entre Wendell e Galeno – dois dos melhores em campo – não deram hipótese a um Benfica que não tem capacidade para defender as suas laterais.

Ainda antes da expulsão, o FC Porto já parecia jogar com mais um. Com mais um em cada metro quadrado do terreno. A supremacia tática dos portistas foi plena. Foi uma verdadeira lição. Resta saber se Roger Schmidt vai a tempo de aprender.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Sesko vê Manchester United um «lugar perfeito» para seguir carreira e diz: «Mal posso esperar para começar a aprender com Ruben Amorim»

O Manchester United oficializou este sábado a contratação de Benjamin Sesko. Eis as primeiras palavras do avançado esloveno no clube.

Manchester United de Ruben Amorim oficializa chegada Benjamin Sesko

O Manchester United anunciou este sábado a contratação de Benjamin Sesko. Novo avançado sob as ordens de Ruben Amorim.

Benfica fecha a porta a Pavlidis e aponta aos 100 milhões de euros após interesse do Newcastle

O Newcastle mostrou interesse em Vangelis Pavlidis. Benfica só permite saída pela cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.

West Ham fecha guarda-redes por 19 milhões de euros

O West Ham garantiu a contratação de Mads Hermansen. Hammers pagam 19 milhões de euros ao Leicester City pelo guarda-redes.

PUB

Mais Artigos Populares

Quanto dinheiro ganhará Benjamin Sesko no Manchester United de Ruben Amorim?

O Manchester United fechou a contratação de Benjamin Sesko ao Leipzig. Avançado esloveno recebe salário de 8 milhões de euros.

Ruben Amorim e os reforços do Manchester United: «Mbeumo e Matheus Cunha são jogadores de primeira linha. Diego tem alto potencial»

Ruben Amorim deixou elogios a Bryan Mbeumo, Matheus Cunha e Diego León. Técnico português aborda assim novas contratações.

Ruben Amorim antes do último jogo de pré-época do Manchester United: «Sentimo-nos uma equipa diferente»

O Manchester United vai enfrentar este sábado a Fiorentina no último jogo de pré-época. Eis a mensagem de Ruben Amorim.