Sumário: Como dar capote tático no Benfica | FC Porto

- Advertisement -
FC Porto Cabeçalho

Banho, batismo, afogamento. Ensinamento, lição, masterclass. Qualquer um dos vocábulos, seguido de “tático/a”, serve para designar aquilo que o FC Porto de Sérgio Conceição fez ao Benfica de – consta – Roger Schmidt. Os 1×1 foram dos dragões. As superioridades numéricas nos corredores, com grande projeção dos laterais, foram dos dragões. O controlo do meio-campo com bola foi dos dragões. O controlo do meio-campo sem bola foi dos dragões.

As bolas paradas perigosas foram dos dragões. Os lances de bola corrida periclitantes foram dos dragões. A construir curto e largo e a acelerar por dentro, o FC Porto dinamitou as linhas encarnadas do primeiro ao último minuto. Ao contrário das águias, que, pela falta de laterais dignos do nome e pela presença de dois médios a construir desde trás, não tem quem ligue o jogo ao último setor, os azuis-e-brancos encontravam quer Pepê, quer Evanilson entrelinhas para ajudar a saltar a pressão.

Arthur Cabral no jogo entre o FC Porto e Benfica.
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Quando não, encontravam um dos laterais bem abertos para criar superioridade e ajudar os alas a provocar desequilíbrios no drible. As dinâmicas de Francisco Conceição e João Mário, já cimentadas, e as que se vão construindo entre Wendell e Galeno – dois dos melhores em campo – não deram hipótese a um Benfica que não tem capacidade para defender as suas laterais.

Ainda antes da expulsão, o FC Porto já parecia jogar com mais um. Com mais um em cada metro quadrado do terreno. A supremacia tática dos portistas foi plena. Foi uma verdadeira lição. Resta saber se Roger Schmidt vai a tempo de aprender.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Union St Gilloise anuncia David Hubert como novo treinador

David Hubert é o novo treinador do Union St Gilloise. O treinador de 37 anos foi o escolhido para suceder a Sébastien Pocognoli.

Cabo Verde é o segundo país mais pequeno do Mundo a marcar presença no Mundial de futebol

Cabo Verde tornou-se no segundo país mais pequeno do Mundo a apurar-se para o Mundial, após vencer a Eswatini por 3-0.

Jack Wilshere confirmado como novo treinador do Hull City

O Hull City confirmou a contratação de Jack Wilshere como treinador. O técnico de 33 anos sucede a Sergej Jakirovic.

Foi feita história: Cabo Verde qualificado para o Mundial 2026

Cabo Verde venceu esta segunda-feira o Eswatini por três bolas a zero e conseguiu qualificar-se para o Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Esgaio tenta renascer na Turquia: jogador foi sempre titular no Karagumruk

Ricardo Esgaio trocou o Sporting pelo Karagumruk no último mercado de transferências. O jogador é destaque na Turquia.

Gianluca Prestianni eleito melhor em campo na vitória da Argentina no Mundial Sub-20

Gianluca Prestianni brilhou na primeira vez que foi titular pela Argentina, sendo decisivo no triunfo frente ao México (2-0) e eleito melhor jogador em campo.

Pedro Russiano está de regresso ao Lusitano de Évora

Pedro Russiano vai regressar em breve ao posto de treinador do Lusitano de Évora, equipa que atua na Liga 3.