Final da Liga dos Campeões: Surpresa ou mais do mesmo?

- Advertisement -

Borussia Dortmund e Real Madrid vão discutir entre si a Liga dos Campeões, o troféu de clubes mais cobiçado do mundo.

Costuma-se dizer que o melhor fica guardado para o fim, e é o que acontece todos os anos com a final da Liga dos Campeões, que simbolicamente marca o fim da temporada futebolística na Europa.

Estamos a falar de um jogo que desperta paixões além-fronteiras e é visto por milhões de pessoas em todo o mundo. Este sábado não vai ser diferente e é esperado mais um recorde de audiências da partida que vai ditar o novo campeão europeu.

Londres vai ser a capital do futebol do Velho Continente e o majestoso Estádio de Wembley já está preparado para receber os dois finalistas deste ano, Borussia Dortmund e Real Madrid. A bola vai começar a rolar quando o Big Ben marcar as 20h00.

O encontro decisivo da maior competição de clubes do planeta vai colocar frente a frente duas realidades bem distintas, mas num jogo desta dimensão tudo isso é posto de lado, como aconteceu, por exemplo, na final da Liga Europa desta época entre a Atalanta e o Bayer Leverkusen, com o quarto classificado da Série A italiana a dar um autêntico banho de bola ao imbatível campeão alemão.

Contudo, teremos de olhar sempre para a história e para o peso das camisolas, e aí, o Real Madrid agiganta-se perante o seu adversário. O clube merengue dispensa apresentações no que toca a títulos de campeão europeu, e quer colocar no seu palmarés o 15.º troféu.

Real Madrid conquistou a sua última Liga dos Campeões em 2022
Festa blanca em 2022 Fonte: UEFA

O novo campeão espanhol conquistou cinco Ligas de Campeões nos últimos dez anos e reforçou ainda mais o seu estatuto de maior clube do mundo da história do futebol, que começou a ganhar forma nos anos 50 do século passado, quando arrecadou, de forma consecutiva, cinco Taças dos Campeões Europeus.

Não é por acaso que há quem diga que esta é a competição onde o Real Madrid se sente como um peixe na água, e a prova é que os jogadores absorvem esse espírito quando estão a disputá-la, superando-se muitas vezes a eles próprios.

Esta equipa pode não ter os nomes galácticos de outros tempos, mas ainda conta com a qualidade e a experiência de Dani Carvajal, Toni Kroos e Luka Modric, aliado aos jovens craques como Jude Bellingham, Rodrygo e Vinícius Júnior. Há ainda a ter em conta o fator treinador.

Carlo Ancelotti regressou ao banco do Real Madrid em 2021, e poderá erguer a sua terceira “orelhuda” como técnico da formação blanca, depois de já a ter levantado em 2014 e 2022.

Borussia Dortmund venceu a sua única Liga dos Campeões em 1997
O Borussia Dortmund venceu a sua única Champions em 1997 Fonte: UEFA

O Borussia Dortmund chega ao derradeiro jogo pela terceira vez na sua história, com o sonho em repetir o que fez no longínquo ano de 1997, quando conquistou a Liga dos Campeões.

Paulo Sousa, antigo médio internacional português, fazia parte dessa grande equipa que tocou o céu da Europa pela primeira e única vez até ao momento. Mais recentemente, o Borussia Dortmund disputou a sua última final em 2013, mas viria a perdê-la para o seu rival doméstico, o Bayern Munique.

O treinador Edin Terzic nem vai precisar de se preocupar muito em motivar os seus jogadores para o embate com o Real Madrid, pois num desafio com esta magnitude a motivação basta ser interiorizada pelos próprios atletas e sem a ajuda de terceiros.

A formação germânica pode não possuir tantas estrelas cintilantes como os merengues, mas é um conjunto bem organizado e sabe o que fazer em campo, e isso pode ser a chave para uma noite épica.

O Borussia Dortmund quer provocar uma surpresa em Wembley, e mostrar ao gigante espanhol que o quinto lugar obtido na Bundesliga esta época pouco importa quando está em jogo ser-se o rei da Europa em 2024.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Andebol: Jogo entre AA Avanca e Benfica interrompido aos cinco minutos devido às más condições do piso

O AA Avanca x Benfica dos 16-avos de final da Taça de Portugal foi interrompido devido à condições do piso e será retomado numa data ainda por definir.

Athletic e Real Sociedad apuram-se para as meias-finais da Taça do Rei

O Athletic bateu o Valencia por 2-1 com um golo nos descontos e a Real Sociedad visitou e venceu o Alavés por 3-2, nos quartos-de-final da Taça do Rei.

Fafe e Torreense empatam e decidem finalista da Taça de Portugal na segunda-mão

O Fafe e o Torreense empataram a uma bola durante a noite desta quarta-feira, num encontro válido pela meia-final da Taça de Portugal.

Lyon de Paulo Fonseca vence 11.º jogo consecutivo e Nice completa reviravolta histórica: Eis os resultados do dia na Taça de França

Nos 16-avos de final da Taça de França, o Lyon venceu por 2-0 frente ao Laval e o Nice completou uma enorme reviravolta e bateu o Montpellier por 3-2.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez com muito para pensar: a situação dos pontas de lança candidatos a serem chamados por Portugal

Portugal deverá levar três pontas de lança para o Mundial 2026. Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos serão incluídos.

Estugarda bate equipa da segunda divisão e garante o lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha

O Estugarda marcou o seu lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha, esta terça-feira, com a vitória por 3-0 no terreno do Holstein Kiel.

Renato Nhaga deixa os cofres do Casa Pia cheios: venda do médio e a maior da história dos gansos

Renato Nhaga foi vendido ao Galatasaray, rendendo ao Casa Pia uma verba fixa de seis milhões e meio de euros.