Vitória de Guimarães 1–4 SCR Altach: Sem Rui não houve Vitória…

liga europa

O Vitória de Guimarães sofreu hoje uma humilhante derrota em casa perante o SCR Altach, uma modesta equipa austríaca, que esta época se estreia nas competições europeias. Os vitorianos jogaram mal, de forma atabalhoada, e foram assim afastados prematuramente da Liga Europa.

Armando Evangelista montou uma equipa que me surpreendeu, em virtude de algumas das suas escolhas. A opção de Bruno Alves ao lado de Cafú, com Tozé no apoio a Henrique Dourado, mostrou falta de coragem num encontro em que o Vitória jogava perante os seus adeptos e em que precisava obrigatoriamente de marcar golos. Na minha opinião, teria muito mais lógica ter recuado Tozé, colocando, por exemplo, Santiago Montoya na posição atrás do ponta de lança. A entrada de Licá para o onze também me causou alguma estranheza, tendo em conta que no banco estava Ricardo Valente, um avançado que fez exibições de encher o olho na época passada e que é sempre um dos elementos mais mexidos, mais inconformados em campo.

Durante todo o jogo, poucas vezes o Vitória conseguiu desenvolver jogadas com início, meio e fim apropriados. Muitos passes falhados no início da construção, muito nervosismo dentro da equipa e ninguém que agarrasse no jogo e fizesse mexer o coletivo, como André André fazia na época passada. Os austríacos vieram com a estratégia bem montada, com uma equipa fechada, a procurar sempre o contra ataque e os lances de bola parada para tentar atingir a nau vimaranense. Num jogo em que o árbitro francês Antony Gautier também esteve mal, sendo muito “amigo” dos forasteiros, o Altach chegou ao 1-0 à passagem da meia hora de jogo. Após canto batido por Lienhart, Netzer aproveitou a passividade da defesa vimaranense e a péssima abordagem de Douglas ao lance, cabeceando à vontade para o primeiro da partida.

Sem Título
A defesa do Vitória esteve constantemente mal na partida.
Fonte: Facebook do SCR Altach

Ao intervalo, Armando Evangelista tentou corrigir o erro na constituição da equipa, colocando Otávio no lugar de Bruno Alves. Ainda assim, as esperanças dos minhotos esfumaram-se em três minutos: aos 59, Mahop aproveitou uma fífia de Alex e cruzou para um autogolo de Pedro Correia; pouco depois, Mahop voltou a causar estragos e assistiu Prokopic para o 3-0. Um resultado pesado e que causou a debandada de vários adeptos do estádio. Os que ficaram nas bancadas assobiaram e mostraram lenços brancos como se não houvesse amanhã.

Entretanto, aos 67 minutos, Tomané, com uma excelente cabeçada após cruzamento de Alex, reduziu a diferença e alimentou algumas (ténues) esperanças. Contudo, poucos minutos depois, Pedro Correia entrou “a varrer” sobre um adversário e foi expulso com vermelho direto. O que se seguiu (mais 20 minutos de jogo) foi penoso de ver, com o Vitória a tentar despejar bolas para a área austríaca, mas sem grandes efeitos práticos.

Para terminar, mais um golo do Altach, já no período de descontos, apontado por Lienhart na cara de Douglas. Este foi o toque final de uma noite horrível no D.Afonso Henriques.

O Vitória entrou mal e saiu apupado da Liga Europa, naquele que foi um péssimo começo de Armando Evangelista ao leme dos vitorianos.

A Figura:

Tomané – Escolho o avançado vimaranense porque foi o menos mau da equipa. Entrou bem, com garra, e tentando mexer com o jogo. Apontou um excelente golo de cabeça e esteve ainda perto de marcar outro. Ricardo Valente também merece destaque pela boa entrada no encontro. Ambos deveriam ter entrado mais cedo.

O Fora de Jogo:

Armando Evangelista – Tenho de colocar aqui o treinador do Vit.Guimarães, pela sua falta de engenho na abordagem a este encontro. O técnico devia ter arriscado mais no início do jogo. Além disso, preferiu Licá e Bruno Alves a Ricardo Valente e Montoya em decisões completamente incompreesíveis.

Foto de capa: Facebook do SCR Altach

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Welcome to Portuguese League | Estrela da Amadora x Alverca

Não foi preciso esperar muito tempo para, no mesmo palco, ver a representação extremada do surrealismo que por vezes a Primeira Liga nos presenteia. O Estrela da Amadora x Alverca teve de tudo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quero jogadores capazes de jogar futebol»

Estrela da Amadora e Alverca empataram por 2-2 na terceira jornada da Primeira Liga. Custódio Castro analisou o empate e respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

José Faria responde ao Bola na Rede: «Pretendemos ter mobilidade e tirar referências individuais ao adversário»

Estrela da Amadora e Alverca empataram por 2-2 na terceira jornada da Primeira Liga. José Faria analisou o empate e respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Sporting insiste em Yeremay Hernández e prepara terceira proposta

O Sporting está interessado em garantir a contratação de Yeremay Hernández neste mercado de transferências de verão. O jogador pertence aos quadros do Deportivo de La Coruña.

PUB

Mais Artigos Populares

Getafe derrota Sevilha para a La Liga

O Getafe foi à Andaluzia vencer o Sevilha por duas bolas a uma, em jogo da segunda jornada da La Liga, realizado durante a noite desta segunda-feira.

Empate entre o Estrela da Amadora e o Alverca teve menu completo com expulsões, penáltis falhados, substituição de árbitros e muitos golos

O Estrela da Amadora e o Alverca encerraram - por agora - a terceira jornada da Primeira Liga. Empate a duas bolas na Reboleira num jogo com momentos para todos os gostos.

Atenção, Benfica: eis a razão pela qual Carlos Álvarez tem somado poucos minutos em 2025/26

Carlos Álvarez é o mais recente alvo do Benfica neste mercado de transferências. O jogador representa o Levante. O espanhol esteve lesionado nas últimas semanas.