Vitória de Guimarães 1–4 SCR Altach: Sem Rui não houve Vitória…

liga europa

O Vitória de Guimarães sofreu hoje uma humilhante derrota em casa perante o SCR Altach, uma modesta equipa austríaca, que esta época se estreia nas competições europeias. Os vitorianos jogaram mal, de forma atabalhoada, e foram assim afastados prematuramente da Liga Europa.

Armando Evangelista montou uma equipa que me surpreendeu, em virtude de algumas das suas escolhas. A opção de Bruno Alves ao lado de Cafú, com Tozé no apoio a Henrique Dourado, mostrou falta de coragem num encontro em que o Vitória jogava perante os seus adeptos e em que precisava obrigatoriamente de marcar golos. Na minha opinião, teria muito mais lógica ter recuado Tozé, colocando, por exemplo, Santiago Montoya na posição atrás do ponta de lança. A entrada de Licá para o onze também me causou alguma estranheza, tendo em conta que no banco estava Ricardo Valente, um avançado que fez exibições de encher o olho na época passada e que é sempre um dos elementos mais mexidos, mais inconformados em campo.

Durante todo o jogo, poucas vezes o Vitória conseguiu desenvolver jogadas com início, meio e fim apropriados. Muitos passes falhados no início da construção, muito nervosismo dentro da equipa e ninguém que agarrasse no jogo e fizesse mexer o coletivo, como André André fazia na época passada. Os austríacos vieram com a estratégia bem montada, com uma equipa fechada, a procurar sempre o contra ataque e os lances de bola parada para tentar atingir a nau vimaranense. Num jogo em que o árbitro francês Antony Gautier também esteve mal, sendo muito “amigo” dos forasteiros, o Altach chegou ao 1-0 à passagem da meia hora de jogo. Após canto batido por Lienhart, Netzer aproveitou a passividade da defesa vimaranense e a péssima abordagem de Douglas ao lance, cabeceando à vontade para o primeiro da partida.

Sem Título
A defesa do Vitória esteve constantemente mal na partida.
Fonte: Facebook do SCR Altach

Ao intervalo, Armando Evangelista tentou corrigir o erro na constituição da equipa, colocando Otávio no lugar de Bruno Alves. Ainda assim, as esperanças dos minhotos esfumaram-se em três minutos: aos 59, Mahop aproveitou uma fífia de Alex e cruzou para um autogolo de Pedro Correia; pouco depois, Mahop voltou a causar estragos e assistiu Prokopic para o 3-0. Um resultado pesado e que causou a debandada de vários adeptos do estádio. Os que ficaram nas bancadas assobiaram e mostraram lenços brancos como se não houvesse amanhã.

Entretanto, aos 67 minutos, Tomané, com uma excelente cabeçada após cruzamento de Alex, reduziu a diferença e alimentou algumas (ténues) esperanças. Contudo, poucos minutos depois, Pedro Correia entrou “a varrer” sobre um adversário e foi expulso com vermelho direto. O que se seguiu (mais 20 minutos de jogo) foi penoso de ver, com o Vitória a tentar despejar bolas para a área austríaca, mas sem grandes efeitos práticos.

Para terminar, mais um golo do Altach, já no período de descontos, apontado por Lienhart na cara de Douglas. Este foi o toque final de uma noite horrível no D.Afonso Henriques.

O Vitória entrou mal e saiu apupado da Liga Europa, naquele que foi um péssimo começo de Armando Evangelista ao leme dos vitorianos.

A Figura:

Tomané – Escolho o avançado vimaranense porque foi o menos mau da equipa. Entrou bem, com garra, e tentando mexer com o jogo. Apontou um excelente golo de cabeça e esteve ainda perto de marcar outro. Ricardo Valente também merece destaque pela boa entrada no encontro. Ambos deveriam ter entrado mais cedo.

O Fora de Jogo:

Armando Evangelista – Tenho de colocar aqui o treinador do Vit.Guimarães, pela sua falta de engenho na abordagem a este encontro. O técnico devia ter arriscado mais no início do jogo. Além disso, preferiu Licá e Bruno Alves a Ricardo Valente e Montoya em decisões completamente incompreesíveis.

Foto de capa: Facebook do SCR Altach

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Casa Pia x Sporting: jogo em risco de não ser disputado em Rio Maior

O encontro entre o Casa Pia e o Sporting pode ser disputado longe de Rio Maior, já que o relvado do estádio não se encontra no melhor estado.

As primeiras palavras de Rafael Obrador no Benfica: «É um orgulho defende um clube tão histórico»

Rafael Obrador é oficialmente jogador do Benfica. Lateral-esquerdo já falou enquanto reforço dos encarnados.

Benfica: Quem é Rafael Obrador e por quais clubes já passou?

Rafael Obrador é oficialmente jogador do Benfica. Lateral-esquerdo de 21 anos chega proveniente do Real Madrid.

Sporting vai à luta: Leões recorrem dos castigos de Quenda e Debast

Geovany Quenda e Zeno Debast falham a Supertaça de Portugal devido a castigo aplicado pela FPF. Sporting recorre da decisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica aumenta lotação do Estádio da Luz: 1.ª fase concluída

O Benfica emitiu um comunicado oficial a dar conta da situação do Estádio da Luz. Lotação passa para os 68.100 mil lugares.

Flávio Nazinho soma interessados em ligas de topo

Flávio Nazinho conta com interessados neste mercado de transferências. O jogador representa atualmente o Cercle Brugge.

Benfica oficializa contratação de Rafael Obrador

Rafael Obrador é reforço confirmado pelo Benfica. O lateral-esquerdo espanhol foi contratado ao Real Madrid.