O que muda para 2026 na Fórmula 1

modalidades cabeçalho

A Federação Internacional de Automobilismo anunciou o novo regulamento técnico para a Fórmula 1, que entra em vigor a partir de 2026. Este novo regulamento vai trazer mudanças significativas para a modalidade.

Uma das alterações anunciadas prende-se com os monolugares, uma vez que vão ser mais pequenos e mais leves e, por isso, mais potentes. Vão ter menos 30 quilogramas (kg), a distância entre os eixos vai ser de 3,40 metros, ao invés de 3,60 metros, e a largura vai descer de 2,0 metros para 1,9 metros. Para além disso, vão continuar a cumprir com as promessas da FIA de atingir a neutralidade carbónica, em 2030, visto existir a obrigatoriedade do uso de combustíveis 100% sustentáveis, feitos a partir de bio derivados, como plantas ou resíduos urbanos.

Outra das maiores mudanças está relacionada com o sistema DRS (Drag Reduction System) – introduzido em 2011 e permite mais ultrapassagens – que vai deixar de ser utilizado a partir de 2026.

Também a aerodinâmica foi incluída nestas mudanças, dado que foi totalmente redesenhada, com o downforce reduzido em 30% e o arrasto em 55%. As asas dianteiras e traseiras são móveis e permitem “travar” o ar sujo. Com o intuito de ter carros mais eficazes, os pilotos vão ter duas novas configurações: “Z-Mode” e “X-Mode”. A primeira aumenta o downforce em curva, permitindo curvas mais rápidas, e a segunda pretende dar maior velocidade em linha reta. O “X-Mode” parece vir a colmatar a falta do sistema DRS e pode vir a ser o seu substituto.

A potência dos monolugares também vai sofrer alterações, com o fim do MGU-H (peça utilizada para recuperar energia) e o surgimento de um novo MGU-K que vai permitir gerar o triplo de potência. A potência da parte endotérmica deixa de ser de 550-560 kW e passa a ser de 400 kW, enquanto que o elemento bateria passa de 120 kW para 350 kW, aumentando quase 300% na energia elétrica. Para além disso, a quantidade de energia que pode ser recuperada durante a travagem é duplicada, tendo uma energia recuperável total de 8,5 MJ (megajoules) por rotação.

A segurança também vai ser reforçada. Quer para evitar os impactos que afetem áreas próximas da célula de sobrevivência, onde fica o piloto. Quer na proteção lateral, dando o dobro de segurança para a célula de combustível. Tudo isto, sem aumentar o peso do carro.

Com tantas novidades incluídas neste novo regulamento, as equipas reagiram ceticamente ao que foi anunciado pela FIA, temendo que a Fórmula 1 se torne tão ou mais lenta quanto a Fórmula 2. A Federação Internacional de Automobilismo já assegurou que está disposta a fazer alterações ao regulamento, com base em conversações futuras com as equipas.

Mafalda Ferreira Costa
Mafalda Ferreira Costa
A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.

Subscreve!

Artigos Populares

Médio ganês terminou contrato com o Arsenal e está muito próximo de regressar à La Liga

Thomas Partey deixou Arsenal a custo zero e está prestes a assinar um contrato de duas temporadas com o Villarreal.

Alverca reforça-se com Sandro Lima e Sabit Abdulai para nova temporada

O Alverca apresentou as contratações de Sandro Lima e Sabit Abdulai. Os dois jogadores chegam do futebol brasileiro.

Newcastle garante Aaron Ramsdale por empréstimo com opção de compra

Aaron Ramsdale foi cedido ao Newcastle, proveniente do Southampton. Os magpies pagaram 4,4 milhões de euros pelo empréstimo.

Ruben Amorim rendido a avançado do Manchester United: «Acho que os adeptos merecem ter este tipo de jogadores»

Ruben Amorim teceu rasgados elogios a Matheus Cunha. O avançado brasileiro foi contratado neste mercado de verão pelos red devils.

PUB

Mais Artigos Populares

Atlético de Madrid sofre baixa de última hora para o duelo com o FC Porto

Pablo Barrios é baixa do Atlético Madrid para o jogo frente ao FC Porto no Estádio do Dragão, devido a problemas musculares.

Al Nassr de Jorge Jesus derrotado pelo Estrela Amadora na Cidade do Futebol

O Al Nassr perdeu este domingo com o Estrela Amadora por 1-0 na Cidade do Futebol. Alan marcou o golo decisivo.

Ruben Amorim comenta relação com Sir Jim Ratcliffe: «Sei que é o dono do clube, mas quando preciso dizer algo, digo sem tretas»

Ruben Amorim tem uma boa relação com Sir Jim Ratcliff, coproprietário do Manchester United. Eis o que disse.