Liga Espanhola: O UD Las Palmas de Valerón, Turu Flores e Sergio Araujo

cab la liga espanha

A ilha de Gran Canaria serve de quartel-general de um clube histórico do futebol espanhol que esta época está de regresso àquela que muitos consideram ser a melhor liga do mundo, a Liga BBVA.

O UD Las Palmas sobreviveu às agruras do playoff de subida da Liga Adelante, batendo numa final a dois jogos o Real Zaragoza graças a um golo marcado em La Romareda num jogo que perdeu por 3-1. Uma vitória por 2-0 no Estadio de Gran Canaria, quatro dias mais tarde, viria a confirmar o regresso dos insulares ao convívio dos grandes treze anos após a sua última passagem pela liga principal do futebol espanhol.

Os Amarillos são um clube singular, com uma história fantástica e que, apesar de poucos o saberem, esteve prestes a sagrar-se campeão espanhol na longínqua temporada de 1968-69, quando, pela mão de Luis Molowny, terminou no segundo posto da tabela atrás do poderoso Real Madrid, mas à frente de equipas como o FC Barcelona e o Valencia CF.

A realidade actual da equipa insular é bem diferente desses tempo de glória. Contudo, a crença, a vontade e aquele inexplicável sentimento mágico que torna este clube tão especial continua lá e esteve presente naquela final intensa do passado dia 21 de Junho, quando o endiabrado Sergio Araujo marcou o 2-0 a cinco minutos do final do jogo.

Mais de 3000 adeptos saudaram o regresso de Valerón ao UD Las Palmas em 2013  Fonte: www.laopinioncoruna.es
Mais de 3000 adeptos saudaram o regresso de Valerón ao UD Las Palmas em 2013
Fonte: www.laopinioncoruna.es

Neste seu regresso à primeira divisão do futebol espanhol, o UD Las Palmas apresenta no seu plantel jogadores de enorme qualidade, como o prodígio argentino Sergio Araujo ou como os canteranos Javi Castellano e Hérnan, mas o nome que mais salta à vista na equipa insular é provavelmente um homem que celebrou 40 primaveras no passado mês de Junho: o inconfundível Juan Carlos Valerón.

Há jogadores que marcam uma década ou até mesmo uma geração e aquele jovem franzino que, de acordo com o treinador que o lançou para o futebol, não pesava mais de 50kg com a roupa vestida e bem molhada, foi seguramente um dos melhores futebolistas espanhóis do último quarto de século e um dos mais respeitados em todos os estádios do país vizinho. Natural da Gran Canaria, foi no UD Las Palmas que Valerón cresceu para o futebol mas foi provavelmente nos 13 anos que cumpriu ao serviço do Deportivo La Coruña que mais se notabilizou. A sua forma tranquila e bem disposta de estar na vida têm-no ajudado a ultrapassar todos os desafios da sua carreira, nomeadamente as lesões no joelho que o mantiveram afastado do terreno de jogo durante algum tempo e que muitos consideraram que seria o canto do cisne da sua carreira.

Hoje, com 40 anos, a disponibilidade física não será certamente a mesma, mas a inteligência, a magia e o saber estar em campo ainda lá continuam e permitiram-lhe realizar 27 jogos oficiais na temporada passada. O homem que os colegas de equipa afirmam nunca terem visto aborrecido com coisa nenhuma (“Nunca lo he visto enfadado. Lo he llegado a ver… distinto, pero nunca enfadado. Con su cara siempre expresa calma”, nas palavras dos próprios colegas) é o braço direito do experiente treinador Paco Herrera e tem sido uma mais-valia no excelente trabalho que ele tem vindo a realizar desde que assumiu a liderança do clube insular em 2014.

Sergio Araujo – O prodígio argentino do UD Las Palmas Fonte:todo-boca.com.ar
Sergio Araujo – O prodígio argentino do UD Las Palmas
Fonte:todo-boca.com.ar

Neste regresso à Liga BBVA, há um jogador que compõe o plantel do UD Las Palmas que tem despertado muitas atenções, tendo sido inclusivamente alvo de diversas alegadas propostas neste defeso. Sergio Araujo, o jovem argentino de 23 anos, optou por manter-se na equipa insular, assinando um contrato válido para as próximas cinco temporadas e quebrando definitivamente o seu vinculo com o Boca Juniors, clube do qual fazia parte desde 2009, mas que o fez sair em vários empréstimos consecutivos nos últimos anos. Para além de ter sido o herói da subida de divisão do UD Las Palmas, Sergio Araujo apontou 25 golos em 43 jogos na temporada passada, tendo-se tornado no segundo melhor marcador da Liga Adelante.

Os Amarillos podem gabar-se de ter contado, ao longo dos anos e no seu plantel, com avançados argentinos dotados de uma veia goleadora invejável, tal e qual como a de Sergio Araujo. Regressando atrás no tempo cerca de 20 anos, o UD Las Palmas aparece na minha memória muito graças a um possante avançado argentino chamado José “Turu” Flores, que marcava golos como ninguém naquelas tardes de Verão que passava com o meu primo em frente a um velho Pentium 120 a jogar um simulador de futebol espanhol que dava pelo nome de PC Fútbol. El Turu Flores era, no entanto, mais do que o boneco de 8bits com um pontapé violentíssimo e que espalhava terror nas balizas adversárias.

Legenda – El Turu Flores – O homem golo da UD Las Palmas no final da década de 1990 Fonte:www.laprovincia.es
Legenda – El Turu Flores – O homem golo da UD Las Palmas no final da década de 1990
Fonte:www.laprovincia.es

O avançado argentino, que foi na altura a contratação mais cara do segundo escalão do futebol espanhol (custou aos insulares 550 milhões de pesetas, cerca de 3 milhões de Euros) marcou 35 golos em 68 jogos cumpridos pelo UD Las Palmas e foi por muito pouco que não fez com que a equipa insular regressasse à primeira divisão na época 1997-98, onde foi a equipa eliminada pelo Real Oviedo no playoff de subida. Será interessante realçar que, durante a sua passagem na formação insular, El Turu Flores também jogou ao lado daquele que hoje é considerado o abuelo da Liga BBVA: nada mais, nada menos, que Juan Carlos Valerón.

Das glórias do passado à realidade do presente, o UD Las Palmas teve no Atlético de Madrid o seu primeiro adversário neste regresso à Liga BBVA, mas, apesar de terem dado boa conta de si, os insulares não conseguiram levar qualquer ponto do Vicente Calderón, acabando derrotados por 1-0 graças a um golo do inconfundível Antoine Griezmann.

A história do futebol espanhol não se resume aos feitos do Real Madrid e do FC Barcelona e, por muito que nos queiram vender essa ideia, não devemos deixar que o contributo que equipas como o UD Las Palmas deram à modalidade sejam apagados da nossa memória colectiva.

 

Fonte da imagem de capa – www.gradacurva.com

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

Valores de mercado: quem é o jogador português com maior avaliação?

Vitinha e João Neves são os dois jogadores portugueses com o maior valor de mercado, avaliados em 80 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.

Portugal é bicampeão europeu de Futsal Sub-19 | Portugal 3-2 Espanha

O Portugal dos pequenitos tornou-se novamente o Portugal dos Gigantes. Numa final de arrepiar, a seleção das quinas conquistou o bicampeonato europeu de futsal