Fernando Gomes: «Creio que ao fim destes 13 anos e daquilo que fizemos na promoção do futebol português só podemos estar relaxados»

- Advertisement -

Fernando Gomes vai-se despedir em breve da presidência da Federação Portuguesa de Futebol, cargo que ocupa desde 2011.

Fernando Gomes falou aos jornalistas antes do desafio entre Portugal e Croácia, o último jogo da seleção principal com o dirigente a liderar a Federação Portuguesa de Futebol:

«Não se pode dizer que seja uma despedida. Vamos continuar a acompanhar a Seleção, a ser fãs incondicionais. Despedida meramente da presidência da FPF após três mandatos. Creio que ao fim destes 13 anos e daquilo que fizemos na promoção do futebol português só podemos estar relaxados. É o último jogo que a Seleção disputa neste período, sem deixar de referir que ainda temos a qualificação da seleção feminina para conquistar. Além das outras seleções, os sub-19 no futsal, a seleção feminina de futsal e o Mundial… Esta Seleção já está apurada para os quartos de final da Liga das Nações, estando pela segunda vez consecutiva num apuramento direto. Satisfação muito grande por termos feito o que tem sido palpável no futebol português».

Fernando Gomes comentou que se lembra muito bem da primeira partida enquanto líder da FPF:

«Recordo-me perfeitamente do primeiro jogo: 28 de fevereiro de 2012, inauguração do estádio de Varsóvia, um Polónia-Portugal (0-0). Se perspetivava ao fim destes 13 anos tantas alegrias, sinceramente tinha algumas dúvidas. Já tínhamos tido seleções fantásticas, a chamada geração de ouro, em 2004 a final de um Europeu em casa, a meia-final de 2000, a meia-final de 2006… Estávamos com aquele sentimento de ficar muito próximo. Sonhávamos poder conquistar um dia e, felizmente, a 10 de julho de 2016, tivemos a felicidade de ver o Éder marcar aquele golo e dar-nos o primeiro título de campeão europeu».

O dirigente falou sobre o legado que deixa:

«O legado cumpre às outras pessoas avaliarem o que fizemos. Olhando objetivamente para uma federação e para os resultados, não há dúvida que tivemos conquistas extremamente importantes. Europeu de sub-17, Europeu sub-16, duas vezes campeão do Mundo de futsal, duas vezes campeão do Mundo de futebol de praia… O Euro 2016 e a Liga das Nações em 2019 nunca serão esquecidos e, nessa perspetiva, pode ser um legado imenso. Gostaria de ter conquistado o título de sub-21, foi pena em 2015 e 2021. A Seleção sub-21 tem feito um trabalho fantástico e fica essa pequena mágoa. A maior parte dos jovens que chegam à Seleção A passaram por lá. Essa pequena não conquista gostaria de ter visto, mas podemos estar felizes. São as outras pessoas que devem avaliar».

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Andebol: Jogo entre AA Avanca e Benfica interrompido aos cinco minutos devido às más condições do piso

O AA Avanca x Benfica dos 16-avos de final da Taça de Portugal foi interrompido devido à condições do piso e será retomado numa data ainda por definir.

Athletic e Real Sociedad apuram-se para as meias-finais da Taça do Rei

O Athletic bateu o Valencia por 2-1 com um golo nos descontos e a Real Sociedad visitou e venceu o Alavés por 3-2, nos quartos-de-final da Taça do Rei.

Fafe e Torreense empatam e decidem finalista da Taça de Portugal na segunda-mão

O Fafe e o Torreense empataram a uma bola durante a noite desta quarta-feira, num encontro válido pela meia-final da Taça de Portugal.

Lyon de Paulo Fonseca vence 11.º jogo consecutivo e Nice completa reviravolta histórica: Eis os resultados do dia na Taça de França

Nos 16-avos de final da Taça de França, o Lyon venceu por 2-0 frente ao Laval e o Nice completou uma enorme reviravolta e bateu o Montpellier por 3-2.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez com muito para pensar: a situação dos pontas de lança candidatos a serem chamados por Portugal

Portugal deverá levar três pontas de lança para o Mundial 2026. Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos serão incluídos.

Estugarda bate equipa da segunda divisão e garante o lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha

O Estugarda marcou o seu lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha, esta terça-feira, com a vitória por 3-0 no terreno do Holstein Kiel.

Renato Nhaga deixa os cofres do Casa Pia cheios: venda do médio e a maior da história dos gansos

Renato Nhaga foi vendido ao Galatasaray, rendendo ao Casa Pia uma verba fixa de seis milhões e meio de euros.