5 Clássicos inesquecíveis entre FC Porto e Sporting no Estádio do Dragão para a Primeira Liga

Paixão, nervos, ansiedade e expetativa são alguns dos sentimentos habitualmente nutridos quando falamos de grandes jogos. Em Portugal, a maior rivalidade que se vive é entre Benfica, Sporting e FC Porto, sendo que todas as partidas entre eles são autênticas montanhas-russas de emoções para as diferentes massas adeptas.

A jornada 21 da atual edição da Liga Portuguesa presenteou-nos com um Clássico que irá colocar frente a frente a turma do FC Porto com a do Sporting. Numa fase em que já se começa a tirar as primeiras ilações sobre o potencial desfecho do campeonato, estas partidas começam a ganhar uma importância extra para o futuro de cada um dos coletivos.

Porto e Lisboa nutrem uma rivalidade eterna quando se fala de futebol e dragões e leões têm já bastantes histórias para contar dentro e fora das quatro linhas. Seja em embates no Estádio José Alvalade, seja no Dragão, as duas equipas quando se encontram, são protagonistas de um autêntico filme, onde as emoções se colocam à flor da pele. Assim, iremos agora rever, ao longo deste artigo, cinco Clássicos marcantes entre o FC Porto e o Sporting no reduto da turma da Invicta.

5. Jackson fez autêntico ‘Cha Cha Cha’ em triunfo azul e branco

O ano era de 2012. O Sporting vivia o seu pior período desportivo enquanto o FC Porto respirava ar totalmente limpo. No reduto da Invicta bastante composto, foi o internacional colombiano, Jackson Martínez, que adoçou o ambiente com um golo de levantar o estádio. Três pontos, depois de um 2-0 no marcador, que foram decisivos para a conquista do bicampeonato da turma outrora de Vítor Pereira.

4. Festa foi dos dragões em embate para cumprir calendário

Ainda no mesmo ano civil que o momento anteriormente mencionado, foi diante do Sporting, a 5 de maio de 2012, que o FC Porto levantou o seu 26.º título, numa partida que venceu, com dois golos tardios de Hulk, ainda na ‘ressaca’ dos festejos azuis e brancos. Este embate foi também ‘quentinho’ fruto dos três cartões vermelhos mostrados por Pedro Proença a Fernando (FC Porto), Polga e Onyewu (Sporting).

3. Leões quebraram jejum que durava há nove anos

Foi em 2015/16, pela mão de Jorge Jesus, que o Sporting conseguiu triunfar no Estádio do Dragão para o campeonato, por 3-1. Os leões impuseram desde cedo o seu jogo num reduto habitualmente complicado com Islam Slimani a ser o principal obreiro da façanha. O camisola 9 bisou e Bruno César selou a vitória em solo portuense, que fugia desde 2006/07.

2. Gyokeres pôs o ‘pé no acelerador’ para o título leonino

Na temporada transata, onde o Sporting teve inúmeros motivos para sorrir, o camisola 9 do Clube de Alvalade iniciou o Clássico na condição de suplente, por conta de uma rotura de esforço. Em fase avançada do encontro, onde os leões se encontravam a perder por 2-0, o internacional sueco foi ordenado para entrar, onde, em velocidade supersónica, conseguiu igualar a partida. Um ponto que foi valioso para as contas da conquista do campeonato para os lisboetas.

1. Em plena pandemia, um pouco de alegria

Após a interrupção da Liga Portuguesa, fruto das restrições da pandemia da COVID-19, o Estádio do Dragão foi palco do Clássico da 32.ª ronda, num embate de carácter decisivo para a turma de Sérgio Conceição. Com as bancadas vazias e com apenas as vozes das equipas presentes, os dragões venceram os leões por 2-0, numa partida algo equilibrada, culminando na conquista do 29.º título.

Tal como salientámos, Clássicos são sinónimo de inúmeras histórias, e neste artigo tivemos a oportunidade de colocar embates entre FC Porto e Sporting em tom de perspetiva. Prestes a encontrarem-se pela quarta vez na presente temporada, os dois coletivos estarão com as suas motivações, num duelo que se avizinhará, tal como é habitual, bastante intenso.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Inês Flores
Inês Flores
A Inês é Licenciada em Comunicação Social e quase Pós Graduada em Jornalismo Desportivo. O desporto e a escrita sempre lhe correram nas veias e nutre assim uma enorme paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristóvão Carvalho ao ataque contra Rui Costa: «Rui Costa demonstrou que o plano que irá apresentar será exatamente o velho Benfica, que ninguém acredita»

Cristóvão Carvalho marcou presença este sábado no Pavilhão nº 2 da Luz, de maneira a assistir à Assembleia Geral do Benfica.

Avançado avaliado em 45 milhões de euros de saída do Manchester United

Alejandro Garnacho vai sair do Manchester United neste mercado de transferências. Há vários clubes interessados na sua contratação.

Bósnia e Herzegovina bate San Marino para a qualificação para o Mundial 2026

A Bósnia e Herzegovina recebeu e venceu San Marino por uma bola a zero, em jogo da qualificação para o Mundial 2026.

Manchester United perto de garantir segundo reforço para 2025/26

O Manchester United está perto de contratar Bryan Mbeumo. A segunda proposta dos red devils pode agradar o Brenford.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o Onze do Ano da Primeira Liga 2024/25

A Liga Portugal apresentou durante este sábado os restantes elementos do Onze do Ano da Primeira Liga.

Rui Costa afasta cenário de demissão: «Tenho total legitimidade para cumprir o meu mandato até outubro»

Rui Costa comentou o seu futuro à frente do Benfica, assegurando que cumprirá o mandato até ao fim.

Já custou 30 milhões de euros e foi devolvido ao Real Madrid

O Real Madrid prepara-se para receber de volta nos seus quadros do brasileiro Reinier. O jogador esteve cedido ao Granada.