Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Na segunda parte tínhamos de ter mais paciência com bola»

- Advertisement -

Rui Borges analisou a vitória do Sporting contra o Famalicão. Treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

O Sporting venceu o Famalicão por 3-1 na 26ª jornada da Primeira Liga. O Bola na Rede esteve no Estádio de Alvalade e, no final do jogo, teve a possibilidade de colocar uma questão a Rui Borges, técnico dos leões.

AQUI a pergunta e resposta colocadas a Hugo Oliveira, técnico famalicense.

Bola na Rede: Na primeira parte, o Sporting apostou várias vezes num ataque mais direto e na segunda parte sentiu-se a melhoria na capacidade ofensiva com bola e no ataque apoiado. Taticamente como explica a melhoria com bola e o processo ofensivo ao longo do jogo?

Rui Borges: Na primeira parte acabámos por explorar mais o passe longo porque deixámos o Famalicão crescer nesse tempo e eles instalaram-se mais alto. É natural que quando ganhámos bola, porque sabemos o que o Viktor [Gyokeres] nos dá, e os colegas sabem o que o Viktor nos dá, em alguns momentos em vez de sairmos apoiado o vamos buscar. Percebemos que está lá o espaço e isso é ser inteligente porque o passe longo é, com espaço, uma arma que temos. Se a equipa nos dá esse espaço, é esse o espaço que temos de ir buscar, ainda para mais com um jogador como o Viktor. Quando deixámos crescer o Famalicão, tornou-se mais fácil procurar esse espaço longo na profundidade porque o Famalicão também estava com uma linha de quatro e nós, nalguns momentos, tínhamos uma linha de cinco. Lembro-me de metermos no início algumas bolas muito boas no Quenda no ataque à profundidade porque uma linha de quatro demora mais tempo a ajustar em cinco homens sobre a linha deles. Criámos alguma aflição no adversário. Quando baixámos, surgiu o espaço nas costas e a equipa tentou sair várias vezes demasiado rápido e fomos perdendo algum espaço e confiança. Na segunda parte fomos mais pressionantes, ganhámos mais bolas no meio-campo ofensivo e o Famalicão estando mais baixo, tínhamos de ter mais paciência e tentar insistir nos corredores. Ganhámos corredores e microsuperioridades de 3X2, 4X3 nos corredores. Tínhamos de insistir aí porque tínhamos mais gente e podíamos perder à bola que tínhamos gente para reagir à perda. A equipa percebeu isso e institui nisso. Daí a substituição do Quenda vir para a direita porque precisávamos de algo diferenciado. Estávamos a apanhar muitas vezes 1X1 com o Iván [Fresneda], só que ele é um lateral e não o extremo. O Quenda deu-nos isso e provocámos mais perigo sobre o Famalicão. Já lá estávamos instalados e a equipa percebeu o que tínhamos de fazer, que movimentos. Foram coisas simples que falámos ao intervalo, a linha defensiva basculou mais rápido, fomos buscar mais vezes a largura e os homens no espaço entrelinhas. Eles perceberam o que tínhamos de fazer e melhorámos muito na segunda parte, mas teve mais a ver com o espaço que estava lá. No primeiro momento a profundidade porque estávamos a jogar mais baixo e não estávamos a perceber os espaços que tínhamos para pressionar e na segunda fomos uma equipa pressionante e instalada no meio-campo ofensivo, por isso tínhamos de ter mais paciência com bola, maior basculação e a equipa percebeu claramente isso.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Mais foguetes que futebol: Braga empata a zero no terreno do Go Ahead Eagles e garante presença nos oitavos da Europa League

O Braga garantiu a passagem direta aos oitavos-de-final da Europa League, após o empate a zero em casa do Go Ahead Eagles.

FC Porto derrota Rangers no Estádio do Dragão e assegura passagem aos oitavos de final da Europa League

O FC Porto derrotou o Rangers por 3-1 na 8.ª jornada da Europa League e avançou para os oitavos de final da competição.

Rúben Neves marca golo olímpico no empate do Al Hilal e Al Shabab goleia o Al Hazem: Eis os resultados do dia na Liga...

Na 18.ª jornada da Liga Saudita, Rúben Neves marcou no empate a duas bolas do Al Hilal no terreno do Al Qadsiah e o Al Shabab goleou o Al Hazem.

PUB

Mais Artigos Populares

Richard Ríos fala da sua carreira: «Foi construída a partir do trabalho constante»

Richard Ríos trocou o Palmeiras pelo Benfica no último mercado de transferências de verão. Atualmente, está lesionado.

Braga termina a primeira parte sem remates à baliza e igualado a zero frente ao Go Ahead Eagles

O Go Ahead Eagles recebe o Braga na última jornada da Europa League. Após uma primeira parte sem inspiração, o resultado mantém-se igualado a zero.

Francisco Moura e auto-golo de Emmanuel Fernandez colocam FC Porto em vantagem diante do Rangers

Francisco Moura e auto-golo de Emmanuel Fernandez colocaram o FC Porto, pela primeira vez, na frente do marcador.