Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Na segunda parte tínhamos de ter mais paciência com bola»

    Rui Borges analisou a vitória do Sporting contra o Famalicão. Treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

    O Sporting venceu o Famalicão por 3-1 na 26ª jornada da Primeira Liga. O Bola na Rede esteve no Estádio de Alvalade e, no final do jogo, teve a possibilidade de colocar uma questão a Rui Borges, técnico dos leões.

    AQUI a pergunta e resposta colocadas a Hugo Oliveira, técnico famalicense.

    Bola na Rede: Na primeira parte, o Sporting apostou várias vezes num ataque mais direto e na segunda parte sentiu-se a melhoria na capacidade ofensiva com bola e no ataque apoiado. Taticamente como explica a melhoria com bola e o processo ofensivo ao longo do jogo?

    Rui Borges: Na primeira parte acabámos por explorar mais o passe longo porque deixámos o Famalicão crescer nesse tempo e eles instalaram-se mais alto. É natural que quando ganhámos bola, porque sabemos o que o Viktor [Gyokeres] nos dá, e os colegas sabem o que o Viktor nos dá, em alguns momentos em vez de sairmos apoiado o vamos buscar. Percebemos que está lá o espaço e isso é ser inteligente porque o passe longo é, com espaço, uma arma que temos. Se a equipa nos dá esse espaço, é esse o espaço que temos de ir buscar, ainda para mais com um jogador como o Viktor. Quando deixámos crescer o Famalicão, tornou-se mais fácil procurar esse espaço longo na profundidade porque o Famalicão também estava com uma linha de quatro e nós, nalguns momentos, tínhamos uma linha de cinco. Lembro-me de metermos no início algumas bolas muito boas no Quenda no ataque à profundidade porque uma linha de quatro demora mais tempo a ajustar em cinco homens sobre a linha deles. Criámos alguma aflição no adversário. Quando baixámos, surgiu o espaço nas costas e a equipa tentou sair várias vezes demasiado rápido e fomos perdendo algum espaço e confiança. Na segunda parte fomos mais pressionantes, ganhámos mais bolas no meio-campo ofensivo e o Famalicão estando mais baixo, tínhamos de ter mais paciência e tentar insistir nos corredores. Ganhámos corredores e microsuperioridades de 3X2, 4X3 nos corredores. Tínhamos de insistir aí porque tínhamos mais gente e podíamos perder à bola que tínhamos gente para reagir à perda. A equipa percebeu isso e institui nisso. Daí a substituição do Quenda vir para a direita porque precisávamos de algo diferenciado. Estávamos a apanhar muitas vezes 1X1 com o Iván [Fresneda], só que ele é um lateral e não o extremo. O Quenda deu-nos isso e provocámos mais perigo sobre o Famalicão. Já lá estávamos instalados e a equipa percebeu o que tínhamos de fazer, que movimentos. Foram coisas simples que falámos ao intervalo, a linha defensiva basculou mais rápido, fomos buscar mais vezes a largura e os homens no espaço entrelinhas. Eles perceberam o que tínhamos de fazer e melhorámos muito na segunda parte, mas teve mais a ver com o espaço que estava lá. No primeiro momento a profundidade porque estávamos a jogar mais baixo e não estávamos a perceber os espaços que tínhamos para pressionar e na segunda fomos uma equipa pressionante e instalada no meio-campo ofensivo, por isso tínhamos de ter mais paciência com bola, maior basculação e a equipa percebeu claramente isso.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Diogo Lagos Reis
    Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
    Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Casa Pia x Estoril Praia foi adiado devido ao apagão e já tem nova data

    O Casa Pia x Estoril Praia já tem nova data marcada. A partida vai jogar-se nesta terça-feira, às 20h30.

    Lazio cede empate em casa com Parma e Bolonha também perde pontos na Serie A

    A Lazio não foi além de um empate em casa frente ao Parma a dois golos, na jornada 34 da Serie A. Udinese e Bolonha também empataram.

    Carlo Ancelotti já tem acordo com o Brasil e prepara-se para deixar o Real Madrid no final da temporada

    Carlo Ancelotti chegou a um princípio de acordo com a Seleção Brasileira. O técnico italiano vai deixar o Real Madrid no final da temporada.

    Pedri fala sobre Hansi Flick: «É como um pai para nós»

    Pedri abordou a relação de Hansi Flick com os jogadores do Barcelona. O médio espanhol comentou sobre a importância do técnico no conjunto blaugrana.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Recurso do Sporting por Conrad Harder foi recusado pelo Conselho de Disciplina da FPF

    O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu recusar o recurso apresentado pelo Sporting devido à suspensão de Conrad Harder.

    Dorival Júnior confirmado como treinador do Corinthians

    Dorival Júnior é o novo treinador do Corinthians. O técnico brasileiro foi oficializado pela equipa canarinha nesta segunda-feira.

    Mikel Arteta confirma uma baixa e antevê Arsenal x PSG: «Estamos a fazer história e queremos mais»

    Mikel Arteta fez a antevisão do Arsenal x PSG, da primeira-mão das meias-finais da Champions League. O técnico garantiu que quer continuar a fazer história.

    Luis Enrique antevê Arsenal x PSG: «A equipa que mais gosto de ver jogar é a minha»

    Luis Enrique fez a antevisão do Arsenal x PSG, da primeira-mão das meias-finais da Champions League.

    Hansi Flick vai renovar com o Barcelona em maio: eis os pormenores

    Hansi Flick está pronto para renovar o contrato com o Barcelona. O técnico alemão vai prolongar o vínculo até junho de 2027.

    Marcus Rashford lesiona-se e já não deve jogar mais nesta temporada

    Marcus Rashford vai falhar o resto da temporada do Aston Villa. O avançado inglês sofreu uma lesão e não deve jogar mais pela equipa de Unai Emery.

    Braga confirma adiamento do jogo com o Caxinas devido ao “apagão”

    O Braga confirmou que o jogo frente ao Caxinas, da jornada 20 da Liga de Futsal, foi adiado para esta terça-feira.

    Nicolás Otamendi deixa mensagem após goleada do Benfica: «Só dependemos de nós»

    Nicolás Otamendi deixou uma mensagem após a goleada do Benfica frente ao AVS SAD. O capitão das águias reforçou que as águias só dependem de si.

    Barcelona goleia Trabzonspor e conquista a Youth League pela terceira vez

    O Barcelona é o novo vencedor da UEFA Youth League. A equipa catalã bateu o Trabzonspor e conquistou o troféu pela terceira vez.

    Liga Portugal confirma adiamentos dos jogos da Primeira Liga e Segunda Liga devido à falha de energia

    A Liga Portuga confirmou que todos os jogos que estavam estabelecidos para esta segunda-feira foram adiados para uma data ainda a definir.