Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Na segunda parte tínhamos de ter mais paciência com bola»

Rui Borges analisou a vitória do Sporting contra o Famalicão. Treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

O Sporting venceu o Famalicão por 3-1 na 26ª jornada da Primeira Liga. O Bola na Rede esteve no Estádio de Alvalade e, no final do jogo, teve a possibilidade de colocar uma questão a Rui Borges, técnico dos leões.

AQUI a pergunta e resposta colocadas a Hugo Oliveira, técnico famalicense.

Bola na Rede: Na primeira parte, o Sporting apostou várias vezes num ataque mais direto e na segunda parte sentiu-se a melhoria na capacidade ofensiva com bola e no ataque apoiado. Taticamente como explica a melhoria com bola e o processo ofensivo ao longo do jogo?

Rui Borges: Na primeira parte acabámos por explorar mais o passe longo porque deixámos o Famalicão crescer nesse tempo e eles instalaram-se mais alto. É natural que quando ganhámos bola, porque sabemos o que o Viktor [Gyokeres] nos dá, e os colegas sabem o que o Viktor nos dá, em alguns momentos em vez de sairmos apoiado o vamos buscar. Percebemos que está lá o espaço e isso é ser inteligente porque o passe longo é, com espaço, uma arma que temos. Se a equipa nos dá esse espaço, é esse o espaço que temos de ir buscar, ainda para mais com um jogador como o Viktor. Quando deixámos crescer o Famalicão, tornou-se mais fácil procurar esse espaço longo na profundidade porque o Famalicão também estava com uma linha de quatro e nós, nalguns momentos, tínhamos uma linha de cinco. Lembro-me de metermos no início algumas bolas muito boas no Quenda no ataque à profundidade porque uma linha de quatro demora mais tempo a ajustar em cinco homens sobre a linha deles. Criámos alguma aflição no adversário. Quando baixámos, surgiu o espaço nas costas e a equipa tentou sair várias vezes demasiado rápido e fomos perdendo algum espaço e confiança. Na segunda parte fomos mais pressionantes, ganhámos mais bolas no meio-campo ofensivo e o Famalicão estando mais baixo, tínhamos de ter mais paciência e tentar insistir nos corredores. Ganhámos corredores e microsuperioridades de 3X2, 4X3 nos corredores. Tínhamos de insistir aí porque tínhamos mais gente e podíamos perder à bola que tínhamos gente para reagir à perda. A equipa percebeu isso e institui nisso. Daí a substituição do Quenda vir para a direita porque precisávamos de algo diferenciado. Estávamos a apanhar muitas vezes 1X1 com o Iván [Fresneda], só que ele é um lateral e não o extremo. O Quenda deu-nos isso e provocámos mais perigo sobre o Famalicão. Já lá estávamos instalados e a equipa percebeu o que tínhamos de fazer, que movimentos. Foram coisas simples que falámos ao intervalo, a linha defensiva basculou mais rápido, fomos buscar mais vezes a largura e os homens no espaço entrelinhas. Eles perceberam o que tínhamos de fazer e melhorámos muito na segunda parte, mas teve mais a ver com o espaço que estava lá. No primeiro momento a profundidade porque estávamos a jogar mais baixo e não estávamos a perceber os espaços que tínhamos para pressionar e na segunda fomos uma equipa pressionante e instalada no meio-campo ofensivo, por isso tínhamos de ter mais paciência com bola, maior basculação e a equipa percebeu claramente isso.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto lança-se na corrida por destaque do Ajax de Francesco Farioli na última temporada

O FC Porto já iniciou negociações com o Ajax para a contratação de Kenneth Taylor. Médio foi protagonista da equipa de Francesco Farioli.

Sporting pode investir dinheiro de Viktor Gyokeres em antigo pupilo de Francesco Farioli no Ajax

O Sporting está atento à situação de Mika Godts no mercado. Extremo belga é destaque do Ajax e foi treinado por Francesco Farioli.

Cristiano Ronaldo já reagiu à oficialização de Jorge Jesus como novo treinador do Al Nassr

Cristiano Ronaldo já deixou uma mensagem pública para Jorge Jesus. Português vai orientar CR7 no Al Nassr.

Fabrizio Romano faz ponto de situação: «95% para o Viktor Gyokeres ir para o Arsenal»

Viktor Gyokeres está muito perto de deixar o Sporting e reforçar o Arsenal. Fabrizio Romano faz o ponto de situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Wimbledon #2: Jannik Sinner consegue a sua desforra

Jannik Sinner é o novo vencedor do torneio de...

Enzo Barrenechea está a caminho do Benfica e pode chegar a Lisboa nas próximas horas

Enzo Barrenechea deve deixar o Aston Villa e rumar ao Benfica. Médio argentino pode chegar a Lisboa nas próximas horas.

6h de São Paulo: Cadillac deixou a sua marca | WEC

A Cadillac venceu a quinta etapa deste campeonato, ao...