Benfica: A geometria de Bruno Lage

    Já lá vão pouco mais de seis meses desde que Bruno Lage voltou ao comando técnico encarnado. Apesar do Benfica ter como base o 4-3-3, o treinador setubalense é conhecido por se adaptar ao adversário seguinte, pelo que é comum o Benfica deambular entre sistemas. Contudo, desde o regresso de Lage que o Benfica pressiona os seus adversários quase sempre da mesma forma.

    Pressão e saída de pressão são dois dos processos táticos mais importantes no futebol moderno e são exercícios, sobretudo, de números e figuras geométricas: quantos são, onde estão e que figura estão a formar. Por norma, o Benfica pressiona em 4-4-2/ 4-2-4, sendo que o posicionamento dos seus extremos depende do quão avançados no terreno estiverem (ou não) os laterais adversários. Este é um sistema de pressão comum no futebol e muitas equipas, como o Arsenal e o Real Madrid, também o utilizam.

    No entanto, este sistema encontra dificuldades quando enfrenta adversários que coloquem um #6 nas costas dos avançados, cabe então a estes bloquearem aquela linha de passe, sendo necessária coordenação e timings bem afinados para os dois jogadores que constituem a linha de pressão perceberem quem e quando pressionam.

    Fredrik Aursnes Benfica
    Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

    Aursnes é um jogador com um grande sentido de inteligência tática e capaz de coordenar a pressão vermelha e branca e, por isso, a pressão do Benfica até é competente quando o norueguês se junta a Pavlidis na primeira linha de pressão. Mais eficaz ainda é quando Kokçu toma a decisão de subir e pressionar o tal #6 adversário – esta situação aconteceu várias vezes na primeira parte do jogo em Vila do Conde, o que permitiu ao Benfica encurralar o Rio Ave durante maior parte do jogo.

    No entanto, o posicionamento dos médios adversários, muitas vezes, causam dúvidas ao médio turco e este acaba, naturalmente, por não subir tanto. Nessas alturas, caso o adversário encontre uma linha de passe para o seu médio defensivo, a primeira linha de pressão é ultrapassada, há inferioridade numérica no miolo e o adversário tem oportunidade para criar perigo ao Benfica.

    Parecem pequenos detalhes, mas são estes fatores que também contribuíram para que Moreirense, Vitória SC, SC Braga e Estoril tivessem posse de bola e criassem ocasiões de golo durante largos períodos de tempo, esta época, no Estádio da Luz. Claro, a maior parte das equipas portuguesas não belisca o Benfica em qualidade individual, é também por isso que o Benfica apenas perdeu um dos jogos referidos acima.

    No entanto, quando o patamar sobe, esta lacuna tática torna-se mais evidente: nos Oitavos de Final da Champions League, em casa do Benfica, quantas vezes recebeu De Jong ou Pedri sem pressão atrás de Aursnes e Pavlidis? Especialmente antes da expulsão de Cubarsí, o fraco condicionamento do #6 era algo que o Barcelona estava a usar e abusar para criar desconforto ao Benfica.

    Jules Koundé Florentino Luís Benfica Barcelona
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Barreiro não tem a mesma preocupação tática que Aursnes e, quando é o médio luxemburguês a juntar-se a Pavlidis, o quadrado do Benfica (Florentino-Kokçu-Barreiro-Pavlidis) é mais vezes exposto por um simples triângulo (centrais + médio defensivo) adversário. Ainda assim, fica a ideia de que Barreiro poderia ser mais útil num papel de pressão homem-a-homem, dado o elevado trabalho ao qual está predisposto dentro de campo.

    Não é que o Benfica pressione propriamente mal, mas, pela inteligência tática de Aursnes, pela capacidade física de Barreiro, pelo elevado raio de ação de Florentino e pela qualidade individual geral do plantel das águias, fica a ideia de que outras soluções poderiam ser testadas, de modo a que o conjunto de Bruno Lage tivesse controlo do jogo durante mais tempo.

    É curioso que Bruno Lage seja um treinador conhecido por se adaptar constantemente ao adversário, mas que não adapte a sua forma de pressionar.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Manchester United de Ruben Amorim quer vender jogador para atacar contratação de Matheus Cunha

    O Manchester United quer garantir a contratação de Matheus Cunha. Para tal, o emblema inglês pode vender Alejandro Garnacho.

    Kim Min-jae pode deixar Bayern Munique e há vários clubes atentos à situação

    Kim Min-jae não é considerado intocável no Bayern Munique e pode deixar clube no mercado de verão. Vários clubes atentos.

    Al Nassr de Cristiano Ronaldo terá de pagar 140 milhões de euros por alvo que atua na Premier League

    O Al Nassr de Cristiano Ronaldo está interessado numa possível contratação de Mohammed Kudus ao West Ham. 140 milhões de euros.

    Catarina Costa vence medalha de prata nos Europeus de Judo

    Catarina Costa venceu mais uma medalha de prata nos Europeus de Judo. Terceiro vice-campeonato da judoca portuguesa.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Juventus tem 2 opções para o futuro de Tiago Djaló após empréstimo ao FC Porto

    A Juventus não quer continuar com Tiago Djaló no plantel da próxima época. Objetivo é saída em definitivo do português.

    Al Hilal de Jorge Jesus não larga Raphinha e oferece salário de 176 milhões de euros

    O Al Hilal de Jorge Jesus está determinado em contratar Raphinha. Conjunto saudita oferece 100 milhões de euros ao Barcelona.

    Chelsea quer contratar mais um jovem e já iniciou contactos com a Juventus

    O Chelsea quer fechar a contratação de um novo jogador para o ataque. Os blues olham com interesse para Kenan Yildiz.

    Milos Kerkez é um antigo alvo do Benfica e tem 3 gigantes europeus interessados

    Milos Kerkez chamou à atenção. Lateral-esquerdo do Bournemouth conta com interesse de três gigantes do futebol europeu.

    Sporting e o passaporte para o Jamor confirmado

    Não foi uma noite épica, mas também nem precisava de o ser. Em Paços de Ferreira, casa emprestada do Rio Ave, o Sporting tratou de carimbar o passaporte para o Jamor.

    As 2 opções mais prováveis para o futuro da carreira de João Félix

    João Félix vai mudar de clube no próximo verão visto que não entra nas contas do Chelsea. Avançado entre Benfica e Arábia Saudita.

    Vincent Chyla tem interessados em Portugal

    Vincent Chyla é um médio eslovaco de 21 anos que joga no Podbrezová, da Eslováquia. Há alguns interessados em Portugal.

    Manchester United de Ruben Amorim fecha contratação de reforço e empréstimo de seguida

    O Manchester United garantiu a contratação de um jovem jogador. Enzo Kana-Biyik será emprestado no primeiro ano.

    Benfica: Manchester United não deve ativar cláusula de Álvaro Carreras

    Álvaro Carreras foi contratado pelo Benfica ao Manchester United. Red Devils ainda têm cláusula de recompra de 18 milhões de euros.

    Jordan Barrera na lista de alvos do FC Porto e de outros 3 clubes e com preço definido pelo Junior Barranquilla

    O FC Porto é um dos clubes que demonstrou interesse na contratação de Jordan Barrera. Extremo de 19 anos representa o Junior Barranquilla.