Portugal em crescendo | Basquetebol

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Portugal está a passar por uma evolução bastante interessante. Arredada dos grandes palcos internacionais, a Seleção Nacional volta a marcar presença no Eurobasket, em 2025, 14 anos depois.

Em paralelo, as equipas portuguesas têm conseguido melhorar as suas prestações em competições internacionais. Em 2022/2023, o Benfica alcançou mesmo a fase de grupos da Liga dos Campeões e atingiu os quartos de final da FIBA Europe Cup.

A aposta na formação, com estruturas mais profissionais nas grandes equipas, como Porto, Benfica e Sporting, é uma das principais razões para o facto.

O aparecimento e afirmação de André Cruz, Rafael Lisboa e de Voytso, para além da afirmação Queta na NBA, depois de ter iniciado o seu percurso no campeonato português, são provas do crescimento nacional.

Igualmente de realçar é o aumento do número de competições nos escalões de formação e a aposta da Federação Portuguesa de Basquetebol no 3×3.  O basquetebol deixou de ser uma modalidade de nicho para se tornar uma escolha cada vez mais em voga entre os jovens portugueses

No entanto, os clubes continuam a apostar nos jogadores estrangeiros, especialmente os norte americanos. Mesmo assim, até nesse parâmetro, estamos melhores. A qualidade e o currículo dos jogadores que são atraídos pelos emblemas nacionais aumentaram. Existem já vários casos de jogadores com percurso feito na NBA que vieram para Portugal e não só de passagem, como é o caso de Toney Douglas.

Obviamente que ainda há muito por fazer. Ainda falta ter maior interesse mediático, investimento financeiro, e uma maior valorização dos atletas portugueses. O facto de existir competições europeias fechadas não é nada favorável em Portugal. Contudo, o caminho já está a ser trilhado. Agora, é continuar a caminhar, com ambição, consistência e paixão.

O basquetebol português tem tudo para deixar de estar na sombra e passar a ser uma potência europeia. Tudo dependerá dos próximos passos, mas o futuro é promissor.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto x Sporting: E se Trincão jogasse mais tempo ao centro-direita do ataque, o que traria ao jogo? Estratégia vs identidade?

O Sporting apresentou-se a travar o jogo interior do FC Porto como normalmente todas as equipas nos últimos jogos o têm feito que é a vigilância apertada sobre os dois interiores.

Lenda da Premier League reacende debate: «Não sei se Mainoo não devia processar Ruben Amorim»

Gary Lineker criticou a forma como Ruben Amorim afastou Kobbie Mainoo do onze titular. O médio inglês tem sido destaque sob o comando de Michael Carrick.

Franjo Ivanovic ainda não jogou pelo Benfica na segunda volta da Primeira Liga

Franjo Ivanovic não foi utilizado ainda por José Mourinho na segunda volta da Primeira Liga. É atualmente a terceira opção para o posto de ponta de lança no Benfica.

Custou 70 milhões ao Liverpool e não joga mais esta temporada: Jérémy Jacquet sofre lesão grave

Jérémy Jacquet será afastado até ao final da época devido à lesão grave no ombro contraída durante a derrota diante do Lens.

PUB

Mais Artigos Populares

Deixou o AVS SAD em janeiro (sem golos) e já se estreou a marcar pelo seu novo desafio

Jordi Escobar deixou o AVS SAD no mercado de inverno. O ponta de lança assinou com o Huesca, conjunto da La Liga 2.

Michael Carrick antevê embate com o West Ham: «Temos de aproveitar a emoção que as vitórias trazem»

Michael Carrick realizou a antevisão ao embate da 26.ª jornada da Premier League, entre o Manchester United e o West Ham de Nuno Espírito Santo.

Ivan Lima deixa o Benfica a título definitivo: eis o seu destino

O Piast anunciou a contratação de Ivan Lima ao Benfica. O extremo que foi lançado por José Mourinho deixou a Luz a título definitivo.