Problema central

    fc porto cabeçalho

    Mais um fim de semana, mais um ataque de nervos. Depois de ver as suas aspirações de chegar ao título de campeão nacional caírem por terra, o FC Porto procurava uma boa resposta perante os 20 mil adeptos que pintavam as bancadas do Dragão, no jogo frente ao União. Pode dizer-se que passaram no teste, mas à “rasquinha”. A equipa continua na sua lastimável série de jogos a sofrer golos para o campeonato – já vai em sete consecutivos.

    Sem brio e com pouco engenho, os dragões vão somando alguns recordes negativos. A zona defensiva regista a pior série dos últimos 12 anos; para registos piores só mesmo se recuarmos aos tempos de Octávio Machado e de Mourinho, em que nas balizas defendidas pelos azuis e brancos se encaixaram 28 golos em 26 jogos. Esta temporada a contagem já vai em 23 golos concedidos em 26 encontros. Sendo que nos últimos sete jogos se sofreram 12 golos, então significa que o FC Porto sofreu mais nesta má fase do que nos outros encontros já disputados.

    A Invicta depara-se com um autêntico problema central. Não é por acaso que se tem sofrido tantos golos ultimamente. A defensiva portista de jogo para jogo altera os seus elementos de forma constante, seja por opção, seja por lesão, seja por castigo; existem sempre mudanças radicais nos pressupostos táticos no que diz respeito à transição defensiva da equipa. Esta situação, que se alastra já há bastantes jogos, não tem qualquer tipo de sustentabilidade, uma vez que o FC Porto passou da melhor defesa da Liga NOS para a quarta posição em apenas seis jornadas.

    Pelos meandros do Futebol corre uma máxima que diz que “a melhor defesa é o ataque”. Máxima esta que é tudo menos posta em prática no FC Porto. Todas as perdas de bola tanto no miolo, como em zona de ataque acabam por dar perigo para a baliza de Casillas. Por mais que critique a inconsistência do guarda-redes espanhol, não se pode também deixar de reprovar a passividade dos criativos da frente. Atletas como Brahimi, Jesús Corona e Herrera são provavelmente os jogadores com mais potencial do plantel para vingarem em grandes clubes da Europa, mas jornada a jornada pecam muitas vezes na saída para o ataque, com inúmeros passes errados que se traduzem em golos das equipas adversárias. Nesta fase o que os portistas apenas pedem à equipa são vitórias, bom futebol e um melhor discernimento na tomada de decisão.

    Nem tudo é mau nesta nova era de José Peseiro. Apesar de o futebol praticado ser muitas vezes atabalhoado, a equipa finalmente consegue puxar dos galões para recuperar resultados desvantajosos. Também é de referenciar a nova importância que Sérgio Oliveira começa a ter no plantel, assim como a inclusão do jovem defesa Chidozie, que já demonstra muito talento apesar da sua tenra idade e experiência. Do mesmo modo, a nova dimensão que Herrera tem trazido ao meio campo portista, apesar de o seu futebol ser por vezes “tosco”, tem demonstrado uma preponderância diferente agora como capitão, estando por sua vez ligado a vários golos dos azuis e brancos. É um jogador bastante mais maduro, algo que não se via, nem pouco mais ou menos, no comando de Julen Lopetegui.

    Herrera tem assumido destaque na nova era Fonte: FC Porto
    Herrera tem assumido destaque na nova era
    Fonte: FC Porto

    Ainda muito pouco tempo de trabalho, mas ainda estamos um pouco longe de conseguir ver este FC Porto como futuro vencedor de títulos. Existem muitos problemas por limar e muitas dores de cabeça por resolver. A sorte é que os adeptos conhecem a sua casa e sabem muito bem que os jogadores que por eles jogam podem ainda dar o triplo ou o quádruplo do que têm demonstrado. José Peseiro profere que melhores tempos virão e que, até este momento, teve pouco tempo de trabalho. A única coisa que os portistas sabem é que até ao final ainda há uma Taça, que nos escapa há muito tempo, para conquistar, e esperamos todos que nesse dia estejamos à altura, porque vai haver muito tempo para melhorar e para somar mais e mais vitórias.

    Foto de Capa: FC Porto

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Rui Costa justifica resultado líquido negativo do Benfica: «Deve-se ao desempenho da SAD»

    O Benfica apresentou um resultado líquido negativo de 21,122 milhões de euros referentes à temporada passada. Rui Costa justificou.

    1.º Dezembro elimina Oliveirense na Taça de Portugal com golo aos 96 minutos

    O 1.º Dezembro venceu esta noite o Oliveirense por 2-1 na segunda ronda da Taça de Portugal. Golo tardio aos 96 minutos.

    Sevilha derrotado e alimenta registo negativo na La Liga

    O Sevilha perdeu com o Alavés por 2-1 na jornada 6 da La Liga. A equipa tem apenas uma vitória no campeonato nacional.

    Braga dá gás ao acelerador e vence Nacional nos últimos 15 minutos

    O Braga venceu esta noite o Nacional da Madeira por 3-0 na jornada 6 da Liga Portugal. Os três golos surgiram na parte final do jogo.

    Portugal elimina Itália e está na final do Mundial Feminino de Hóquei em Patins

    Portugal venceu esta noite a Itália por 2-0 nas meias-finais do Mundial Feminino de Hóquei em Patins. Estão na final.
    Igor Pereira
    Igor Pereirahttp://www.bolanarede.pt
    O Igor é de Alcobaça e estuda Publicidade e Marketing. É adepto fervoroso e apaixonado do FCPorto e considera-se uma pessoa dotada de um caráter forte e uma personalidade única. É uma verdadeira alma do norte!                                                                                                                                                 O Igor escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.