Um dos jogadores mais falados para o Benfica, neste mercado de transferências, vem da Alemanha, do Wolfsburgo, e o seu nome é Mohamed Amoura. Ao que tudo indica, os encarnados iram pagar, pela transferência do argelino, entre 35 e 40 milhões de euros pelos serviços do avançado.
Numa altura em que o mercado está bastante inflacionado, as águias prometem bater, uma vez mais, recordes de transferências no futebol português. No entanto, aos dias de hoje, as negociações estão num impasse devido ao valor pedido pelo emblema germânico.
Quem é Mohamed Amoura?
Internacional por 34 ocasiões, pela seleção argelina o avançado foi formado no ES Setif, na Argélia, onde chamou a atenção do FC Lugano, da Suíça, e foi transferido na época 2021/22, tendo já 21 anos. Por lá, voltou a destacar-se, durante duas épocas, e, rapidamente, escalou para o Union St. Gilliose, na Bélgica, e posteriormente no Wolfsburgo, clube que atua no momento.
Atualmente, com 25 anos é, ou foi, o alvo prioritário de Bruno Lage e Rui Costa que mesmo continuando com Akturkoglu no plantel querem reforçar as posições de ataque e o Amoura é a opção que mais lhes agrada. No entanto, ao dia de hoje, as negociações estão “congeladas”.
Na temporada transata participou em 19 golos, em 34 jogos e devolveu a esperança ao histórico alemão de participar numa competição europeia, estando grande parte do campeonato na luta pelo sexto lugar, mas acabou por não o conseguir.
Se chegar a Portugal, Mohamed Amoura será uma excelente opção para o ataque encarnado, pois a sua versatilidade tática é o sonho de qualquer treinador. No Wolfsburgo atuou em diferentes posições, variando entre ser o avançado de referência, um dos extremos e/ou um segundo atacante em dupla ofensiva, função que desempenhou maioritariamente.
A velocidade é uma das características que mais salta à vista. É um especialista em movimentações nas costas da defesa, seja de fora para dentro ou vice-versa, dando sempre soluções de passe aos seus colegas. Tendo em conta que o Benfica, por norma, é quem tem que tomar a iniciativa nos jogos, o argelino pode, através de um movimento, desbloquear as partidas. Apesar de não ser um criativo com bola, é muito versátil sem ela.
É um avançado muito objetivo e com um sentido de baliza apurado, tendo sempre como principal missão as movimentações em direção à área contrária.
Contudo, tecnicamente tem algumas debilidades que podem ficar evidentes no estilo de jogo do Benfica, principalmente em jogos nacionais. Soube pressão é um pouco limitado e perde, por vários momentos, lances que podiam mudar os jogos. É um avançado que precisa de espaço. Além disso, usa preferencialmente o pé direito e tem limitações com o esquerdo.
Em suma, apesar de ser uma boa contratação, os valores que provavelmente seriam praticados não coincidiam com a qualidade do jogador. Além do mais, o Benfica necessita de criativos e não de um avançado/extremo objetivo como é o Mohamed Amoura.