Portugal garante subida no ranking mundial após a participação no EuroBasket

- Advertisement -

A Seleção Nacional de basquetebol masculino ascendeu ao 47.º lugar do ranking mundial da FIBA, após a inédita passagem aos oitavos de final do EuroBasket 2025. Foi a segunda maior subida entre o top-60, apenas superada pela vice-campeã Turquia.

A participação histórica no EuroBasket 2025 rendeu a Portugal uma subida de nove posições no ranking mundial da FIBA, passando de 56.º para 47.º lugar. É a segunda maior progressão entre as seleções que compõem o top-60, apenas atrás da vice-campeã Turquia. No ranking europeu, a equipa portuguesa subiu do 27.º para o 25.º lugar.

Tendo alcançado duas vitórias inéditas na fase de grupos (Chéquia e Estónia) e os oitavos de final, onde caiu frente à campeã Alemanha, a seleção portuguesa vê agora o seu trabalho reconhecido.

«Penso que é um ranking mais condizente com aquela que é a realidade do nosso basquete», afirmou Mário Gomes, em declarações a A Bola, destacando não só os resultados da seleção sénior, mas também o desempenho das seleções jovens.

O selecionador nacional acredita que Portugal pode continuar a subir, mas alerta para a importância da transição para sénior.

«Entre os jogadores com 18 anos, só os fora de série se afirmam logo. Os outros precisam de três ou quatro anos para chegar a alto nível, mas cá temos muito pouco para lhes oferecer nessa fase», explicou o treinador, apontando a falta de contextos de treino e competição verdadeiramente exigentes.

Ainda assim, Mário Gomes vê uma base sólida na equipa atual e acredita na continuidade.

«Jogadores como Miguel Queiroz e Travante Williams podem aguentar-se, pelo menos, até ao fim do ciclo de apuramento. E há jovens, como o caso do Ruben Prey, que têm potencial. Tudo depende dos próximos dois ou três anos», afirmou o selecionador.

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogador e Treinador do Ano: Há 4 portugueses entre os nomeados na Arábia Saudita

Cristiano Ronaldo, João Félix, Rúben Neves e Jorge Jesus foram nomeados para os respetivos prémios de Melhor Jogador e Melhor Treinador da Liga Saudita.

André Villas-Boas recusa comentar situação de José Mourinho: «Isso é uma pergunta que tem de fazer ao presidente Rui Costa»

Confrontado sobre o futuro de José Mourinho, o presidente portista André Villas-Boas recusou comentar o assunto, dizendo para perguntarem a Rui Costa.

VAR confirma: Caroline Moller abre marcador na final da Taça de Portugal Feminina e mete Benfica a vencer FC Porto no Jamor

Caroline Moller colocou o Benfica a vencer o FC Porto. Final da Taça de Portugal Feminina joga-se no Estádio do Jamor.

Feirense encerra Segunda Liga com empate contra a União de Leiria

O Feirense foi ao terreno da União de Leiria empatar a duas bolas, num encontro da 34.ª jornada da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas perspetiva final da Taça de Portugal feminina: «Esperemos que acabe com uma vitória»

André Villas-Boas elogiou a sua equipa feminina e expressou o desejo de vencer a Taça de Portugal contra o rival Benfica.

Champions League Africana: Mamelodi Sundowns de Miguel Cardoso em vantagem contra FAR Rabat de Alexandre Santos

O Mamelodi Sundowns de Miguel Cardoso venceu o FAR Rabat de Alexandre Santos por 1-0 na primeira mão da final da Champions League Africana.

Alverca tem alvo para o ataque na Ligue 2

O Alverca está de olho em Marco Essimi, jogador que pertence aos quadros do Dunkerque, emblema da Ligue 2.