Portugal garante subida no ranking mundial após a participação no EuroBasket

A Seleção Nacional de basquetebol masculino ascendeu ao 47.º lugar do ranking mundial da FIBA, após a inédita passagem aos oitavos de final do EuroBasket 2025. Foi a segunda maior subida entre o top-60, apenas superada pela vice-campeã Turquia.

A participação histórica no EuroBasket 2025 rendeu a Portugal uma subida de nove posições no ranking mundial da FIBA, passando de 56.º para 47.º lugar. É a segunda maior progressão entre as seleções que compõem o top-60, apenas atrás da vice-campeã Turquia. No ranking europeu, a equipa portuguesa subiu do 27.º para o 25.º lugar.

Tendo alcançado duas vitórias inéditas na fase de grupos (Chéquia e Estónia) e os oitavos de final, onde caiu frente à campeã Alemanha, a seleção portuguesa vê agora o seu trabalho reconhecido.

«Penso que é um ranking mais condizente com aquela que é a realidade do nosso basquete», afirmou Mário Gomes, em declarações a A Bola, destacando não só os resultados da seleção sénior, mas também o desempenho das seleções jovens.

O selecionador nacional acredita que Portugal pode continuar a subir, mas alerta para a importância da transição para sénior.

«Entre os jogadores com 18 anos, só os fora de série se afirmam logo. Os outros precisam de três ou quatro anos para chegar a alto nível, mas cá temos muito pouco para lhes oferecer nessa fase», explicou o treinador, apontando a falta de contextos de treino e competição verdadeiramente exigentes.

Ainda assim, Mário Gomes vê uma base sólida na equipa atual e acredita na continuidade.

«Jogadores como Miguel Queiroz e Travante Williams podem aguentar-se, pelo menos, até ao fim do ciclo de apuramento. E há jovens, como o caso do Ruben Prey, que têm potencial. Tudo depende dos próximos dois ou três anos», afirmou o selecionador.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica apresenta resultado líquido positivo de 40,7 milhões de euros em 2024/25

O Benfica divulgou os resultados económicos e financeiros do exercício 2024/25, registando um resultado líquido positivo de 40,7 milhões de euros.

Nilton Varela avança com rescisão com justa causa e deixa o Estrela da Amadora

Nilton Varela avançou com uma rescisão do seu contrato por justa causa. O lateral de 23 anos alegou atropelos disciplinares e assédio na relação laboral.

Avançado do Bayern Munique é um dos principais alvos do Liverpool para a próxima época

O Liverpool aponta o extremo francês do Bayern Munique, Michael Olise, como prioridade para reforçar o ataque na próxima temporada.

Newcastle atento a médio do Real Madrid

Eduardo Camavinga, médio francês do Real Madrid, está na lista de reforços do Newcastle, para as próximas janelas de mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Treinador da Juventus fala sobre Francisco Conceição: «Teve alguns problemas»

O treinador da Juventus, Igor Tudor, abordou vários temas em conferência de imprensa na véspera do jogo contra o Atalanta, incluindo a condição física de Francisco Conceição.

FC Porto oficializa contratações de duas promessas colombianas

O FC Porto oficializou as contratações de Julián Pérez e Jhojan de la Cruz, provenientes do Leones FC da Colômbia.

Mikel Arteta ansioso por renovação de avançado do Arsenal: «Vou adorar»

Mikel Arteta falou sobre a possibilidade do Arsenal renovar contrato com o internacional inglês Bukayo Saka.